quarta-feira, 31 de outubro de 2012

URI Santiago estará no Rondon




A URI Santiago teve aprovado um dos projetos e fará parte da Operação São Francisco, do projeto Rondon, no Estado do Sergipe, tendo como professor coordenador, Eduardo Fank Saldanha, que realizará a viagem precursora no período de 04 a 11 de novembro na cidade de Neopólis - SE. A coordenadora da Operação Capim Dourado, da qual a URI Santiago fez parte este ano, no Tocantins, professora Carla da Silveira Dornelles disse: “Estamos muito contentes com o fortalecimento da nossa universidade no Projeto Rondon”.

O projeto da Universidade de Santiago compreende as seguintes áreas: Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção. A equipe de rondonistas será multidisciplinar, de modo que atenda as demandas da comunidade em todas as áreas citadas. Para o professor Eduardo, “o projeto Rondon, além de beneficiar inúmeras comunidades, também é uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal, pois presenciaremos belos exemplos de vida, carregados com outra cultura e outras formas de encarar o dia a dia, distintas do nosso cotidiano”.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Realiza-se em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.

Relembre- Na Operação Capim Dourado, foram 17 dias, no mês de julho, com mais de 30 ações, nos eixos educação, saúde, direitos humanos, justiça e história. Seis cursos estiveram envolvidos, com oito acadêmicos:Cleton Salbego (Enfermagem), Vanessa Cristina Dalenogare e Mitielle Saccol Fernandes (Direito), Vilson Menezes (Psicologia), Lais Bertolo Rebelo Soares e Vanessa Pereira Salles (Farmácia), Lucas Billo Dias (Pedagogia) eCátia Luzia Bonotto (História). Em 07 de agosto, os rondonistas estiveram no auditório da URI relatando suas vivências e entregando o troféu à Universidade.