sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Radiografia da saúde é apresentada pelo TCE. Os destaques são para São Vicente e São Chico


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) apresentou, nesta quinta-feira o link Saúde, disponibilizado em seu Portal. O espaço reúne informações sobre os gastos municipais na área, entre os anos de 2006 e 2010.
Proporcionalmente aos seus orçamentos e tendo em conta os valores investidos nos últimos 5 anos, Campinas do Sul foi o município que apresentou maior índice, seguido por São Leopoldo, Ijuí e Sapucaia do Sul. Acesse o ranking aqui. (http://alturl.com/d7tcm).
De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, a iniciativa é mais uma ação do Tribunal que visa à transparência das contas públicas. “A divulgação dos percentuais e seus desdobramentos nas diferentes despesas poderá auxiliar o controle social, haja vista as inúmeras abordagens que propicia, além de permitir identificar, claramente, os investimentos na saúde local”.
O estudo, apresentado pelo Diretor-Geral do TCE-RS, Valtuir Pereira Nunes, destaca, também, os municípios que tiveram no mesmo período os maiores incrementos nos investimentos em saúde, proporcionalmente aos seus orçamentos. Estes municípios registravam baixos percentuais de investimentos na área, mas começaram a mudar este quadro. Acesse aqui a lista: http://alturl.com/qkbyy
Os dados completos do estudo do TCE-RS estão disponíveis no Portal, na aba Consultas, Contas Municipais, Gastos com Saúde.
São Vicente do Sul é o município da região que mais investiu na saúde com 10.290.790,52 ficando em 14º lugar no Estado. Por outro lado São Francisco de Assis foi pior na região ficando em 493º lugar como o que menos investiu.