quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mobilizações de combate às drogas foram propostas pelo Deputado Chicão



Mobilizações de combate ao crack e outras drogas marcaram, na última quinta-feira, dia 25 de agosto, os debates realizados sobre o tema na URI-Campus de Santiago, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, em São Vicente do Sul. Nos dois eventos, que reuniram ao todo cerca de 1 mil pessoas, especialistas e lideranças apresentaram ações e programas que podem ajudar a frear o avanço do crack e outras drogas ilícitas. Conforme o proponente dos debates, deputado Chicão Gorski (PP), o objetivo é incentivar as comunidades a permanecerem mobilizadas para enfrentar o problema. O parlamentar progressista propôs que seja realizado, nos próximos meses, um seminário regional para capacitar agentes da rede de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Os debates contaram com as palestras do Secretário Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira; do Diretor do Departamento de Investigação do Narcotráfico (DENARC/Polícia Civil-RS), Joel Souza de Oliveira; da Diretora da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do DENARC, Sônia Dall lgnado; do Delegado de Polícia Regional da 3ª DPR – Santa Maria, Marcelo Mendes Arigoni e da Investigadora de Polícia e Psicóloga da Divisão de Assessoramento Especial (DAE) do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA/Polícia Civil-RS), Suzana Braun.

Os especialistas foram unânimes ao defender ações de prevenção ao uso de drogas e a repressão ao tráfico. Fabiano Pereira falou sobre programas e projetos desenvolvidos pela secretaria para combater o problema. Segundo o secretário, de cada 10 crimes registrados no RS oito têm relação com os entorpecentes. Fabiano defendeu a mobilização da sociedade para a prevenção. Ele frisou que o Estado sozinho não conseguirá deter a epidemia do crack e outras drogas.

Chicão Gorski reiterou a importância das mobilizações dos governos federal, estadual e municipais e de profissionais da Educação, Saúde e Segurança Pública para ajudar na luta contra às drogas. Ele citou o projeto Criança Feliz da prefeitura de Santiago que, desde 1998, oferece a prática de esportes e promove oficinas de artesanato, teatro, percussão, patinação artística, capoeira, música e dança em turno oposto do horário escolar. Cerca de 400 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade são beneficiados com o projeto. O Criança Feliz ajuda no resgate de valores, no desenvolvimento de aptidões artísticas, esportivas e intelectuais e, principalmente, contribui para formar jovens com um futuro digno livre das drogas, comentou o deputado.

Os eventos contaram também com as presenças de prefeitos, vereadores, secretários municipais, delegados de polícia, promotores, juízes da Infância e da Juventude, conselheiros tutelares, estudantes e professores.