sexta-feira, 2 de março de 2012

SANTIAGO É DESTAQUE NO ESTADO

Se matarem o Sérgio Bueno, pessoalmente coloco o corpo na mesa de muita gente na cidade

Só quem já passou por uma situação semelhante, pode dimensionar o pavor vivido pelo blogueiro Sérgio Bueno em Santiago/RS. Nada conforta, nada tranquiliza. São noites indormidas, dias medrosos e a constante pergunta: vou voltar para casa para ver minha mulher e filhos?
Nasci e me criei em Santiago. Vim duas vezes para Porto Alegre. A primeira, para integrar a diretoria da União Gaúcha de Estudantes. A segunda, pelas mãos do Dr. Valdir Amaral Pinto. Deu-me um cartão manuscrito endereçado a Oly Érico da Costa Fachin. Todas as portas se abriram. Só os poderosos de humildade e sábios políticos conseguem dividir poder e conhecimento.
Agora, passados quase 35 anos, volto para testemunhar um fato inaceitável. Novos tempos, uma cidade moderna, bonita, cheia de vida e esplendor, enfestada por pessoas ali não nascidas, comprometidas com o passado e práticas só conhecidas do Rio Grande para cima(rio que divide São Paulo de Minas Gerais).
Ameaças de morte em Santiago já assisti e testemunhei. Homens com coragem, lutando por convicções políticas e familiares. Por corrupção e práticas condenáveis, nunca! quando isso era comprovado, os próprios pais se encarregavam de mandar o rebento para muito longe para não envergonhar a família.
Agora tudo mudou. Qualquer forasteiro mete medo. Intimida!
A Iara Castiel foi minha grande professora de português. Sei que decepciono pela simplicidade e falta de profundidade. Mas nossas discussões ideológicas sempre me fizeram refletir e não cegar. Só o fato de aprender a questionar me tornou um ser humano melhor.
Ameaçar de morte o Sérgio Bueno é no mínimo injusto. Todos os comprometidos com a verdade, com a garantia dos termos constitucionais do livre arbítrio e liberdade de expressão estão intimados a levantar a bandeira da decência e escolher entre o bem e o mal.
A pergunta que se impõe é a seguinte: que mal o blog do Sérgio Bueno pode fazer aos homens e mulheres horados e decentes de Santiago?
Só os covardes, que se escondem no manto negro do mal é que podem ter interesse em calar um comunicador. Quem mal faz, indefinidamente estará colhendo tempestade.
Repito: se matarem o Sérgio Bueno o autor é conhecido. Além da tortura já praticada, somada a ação nefasta mandará o chefete e seus assessores para um local escuro, úmido, cheio de namorados sedentos de sexo. A CADEIA!