sexta-feira, 2 de março de 2012

Desabafo de um trabalhador

Olá Sérgio!!..
Sou um leitor assíduo do teu blog.
Admiro a maneira como tu escreves, sempre com eloquência. Além disso, percebo que te preocupas com os interesses sociais, sempre abordando assuntos e questões de cunho social. Sabes que, hoje em dia, é difícil encontrar pessoas que postam em seus blogs assuntos que informam e ao mesmo tempo despertam o senso crítico do leitor.
Entretanto, ao ler teus últimos posts, notei que houve uma série de críticas ao atendimento do Hospital de caridade.
Pois bem, há aproximadamente um ano, enviei um e-mail ao jornalista ..., a fim de informá-lo da atual situação do HCS. Ele, talvez por motivos que entendeu convenientes, nada fez a respeito, sequer mencionou em algum post no blog.
Assim, venho, agora – e diante dos fatos novos – pedir-te ajuda, para que tu – como crítico e corajoso – possas mostrar à sociedade Santiaguense quem são os “santos e heróis” que promovem o Hospital de Caridade de Santiago.
Bom, o texto ainda é valido, portanto, repasso na íntegra o e-mail que enviei a outro jornalista:
(...) Não pude deixar de me horrorizar com os acontecimentos envolvendo o HCS (Hospital de Caridade de Santiago). Portanto, assim como inicia o post a este respeito, proponho-lhe uma breve e profunda reflexão.
Como tu mesmo alegaste, nosso hospital vem sendo constantemente abrilhantado por títulos e méritos, e só quem conhece a realidade e o caos dos hospitais de outras cidades, sabe como o ‘nosso HCS’ é exemplo nacional. Para isto, basta ler diariamente a Zero Hora, ou para quem não a lê, acompanhar o Jornal do Almoço, na RBS.
Mas caro jornalista, faço-te aqui uma pergunta não menos intrigante quanto ao email que te envio. A que custo está o Hospital servindo de referência aos demais?
Pois passo agora, a expor alguns argumentos que, suponho, te farão refletir quanto à gestão hospitalar.
Há anos o HCS vem passando por mudanças de cunho físico (prédio), político e gestacional. Foram inúmeros provedores, administradores, diretores clínicos, e somente agora, durante esta última gestão, que se tem visto resultados e medidas práticas que levaram o hospital a servir como referência nacional.
Entretanto, em contrapartida, tem-se visto uma política ditatorial quanto às relações de trabalho. Por acaso, não pensaste em investigar quantos funcionários trabalham atualmente no HCS??... Sabes dizer se eles poderiam suportar a demanda de trabalho diário??
Isso, sem contar na questão salarial!!... Sabes quanto recebe cada categoria profissional atuante no HCS?? ... E ressalto, poderias investigar (e publicar, se for capaz), desde o salário dos faxineiros até os “figurões da alta cúpula”.... Creio que se surpreenderás!!.. Ou não, talvez já saiba, e preferiu calar-se.
Com todo o respeito caro jornalista, e passo a uma crítica pessoal e construtiva, mas percebo que criticas veementemente a chamada “puxação de saco” como dizem os gaúchos. Algo, aliás, muito corriqueiro à sociedade santiaguense. Principalmente, quando se trata de assuntos relacionados à pessoas cujo sobrenome é significado de poder, reverência e respeito.
Mas, pergunto-te??... Porque apoias a “famosa e batalhadora” Cleri Fernandes. Em um dos teus posts, muito bem destacaste que no seu discurso (durante a inauguração do SAMU), praticamente abençoou e jubilou os diretores do hospital. Mas, indago-te agora?.. Isto é papel de líder sindical??..
POR ACASO SABES QUE A ‘DONA CLERI’, NOBRE PRESIDENTE DO SINDICATO FALOU-TE QUE ESTA ‘ASSOCIAÇÃO’ SEQUER EXISTE LEGALMENTE?? Pois saibas que o sindicato não existe ‘nos papéis’, é uma farsa... e a Cleri esteve sempre à frente.
Que saibamos, presidentes sindicais devem ficar ao lado dos trabalhadores, defendendo-os, não “jubilando” o “clero empregador”!!.. Como bacharel em Direito que tu és, deves ter estudado Direito do Trabalho, e percebido que a classe trabalhadora sempre é onerada excessivamente em nome do capitalismo.
O HCS tem seguido esta “política”, comparável à do “Big Stick”, em que o alto escalão administrativo/clínico mantém seu imperialismo, espelhando-se no ilustre “Tio Sam”, apontando seu dedo poderoso, enquanto à mão esquerda, esconde seus segredos mais “indignos”.
Por isso, peço-te que, antes de elogiar incessantemente uma gestão que vangloria-se à custa de muito suor e, porque não, sangue, reflita quanto à política gestacional dos Recursos Humanos – e digo-te, quase que escravagista.
À título meramente informativo, quero informar que o salário do nobre Adm. Ruderson é aproximadamente 30 vezes maior do que de um profissional que trabalha diariamente no HCS, com esforço excessivo. O quadro de funcionários reduziu muito.. e há sobrecarga à todos os “colaboradores”, excetuando-se, obviamente, aqueles que, nas festas do final do ano do HCS, aparecem ao microfone, relatando uma “política saudável e agradecendo aos colaboradores do HCS”, pois como dizem, “é uma família”. Repito, há excesso de serviço, sobrecarga de trabalho! Os ditos poderosos estão explorando os funcionários, a fim de que possam garantir mais lucro para o HCS e para os seus próprios bolsos. (...)
O HCS, no ano de 2011, lucrou milhões, e os funcionários, que foram quem efetivamente ajudou à receita – e não as verbas públicas – sequer receberam um agradecimento, quiçá um aumento!! Pesquises e descobrirás que, nos últimos anos, o administrador do HCS recebeu mais de 100% de aumento salarial, enquanto os “colaboradores” receberam 3, 4%.. Isso não é justo, não é correto que se eleve este homem a um pedestal de figura ilustre!!
Portanto, Sérgio, este é talvez a última tentativa de mostrar a “outra face” do HCS, e tu és talvez a pessoa capaz para fazer isso.
Desde já, agradeço tua atenção e teu tempo, e suplico que investigue as informações!!..
Um fraterno abraço.