terça-feira, 29 de maio de 2012

Blogueiros planejam grande mobilização em defesa da Constituição do Brasil



No último sábado (26/5), durante segundo dia do 3º Encontro de Blogueiros, os participantes defenderam o início de uma grande mobilização nacional pelo cumprimento da Constituição Federal, que garante a liberdade de expressão aos brasileiros. “Nada além da Constituição” seria o lema do movimento, que teria o seu auge no dia 5 de outubro, data em que se completa 24 anos de promulgação da Constituição de 1988, com uma grande ação em defesa da Carta Magna brasileira.
A ideia partiu do jornalista e ex-ministro das Comunicações Franklin Martins e foi encampada pelos participantes do encontro. Na mesa, Paulo Henrique Amorim, Eduardo Guimarães, Esmael Morais e Emílio Gusmão falaram do uso de ações judiciais como forma de intimidação e tentativa de censura de suas páginas, mesma experiência relatada via telefone por Lúcio Flávio e por outros blogueiros de diversas partes do Brasil.
“A Justiça não tem o poder de censura. Só tirem os posts do ar após a decisão do Supremo, porque nenhum juiz tem poder de censura no Brasil”, afirmou Paulo Henrique Amorim, autor do blog Conversa Afiada, um dos principais defensores da ideia.
Amorim tem motivos de sobra para defender a campanha, já que responde atualmente a dezenas de processos referentes a conteúdos veiculados em sua página, 24 deles proposto apenas pelo banqueiro Daniel Dantas.
“Nós fomos responsáveis por um processo político irreversível no Brasil. Antes de nós, o José Serra e o Fernando Henrique Cardoso davam três telefonemas e calavam o Brasil. Hoje isso não é mais possível”, afirmou. “Temos que multiplicar o número de participantes dos debates por mil. O nosso debate não é de blogueiros políticos, é muito mais que isso, é o da democracia”, concluiu, de acordo com o portal Correio do Brasil.
O presidente do movimento dos Sem Mídia, Eduardo Guimarães disse que "resolveu ir para o combate com esta gente há algum tempo". Guimarães ressaltou também a mudança de posicionamento da grande mídia e de parte da sociedade em relação aos blogueiros. “Está havendo uma reação. Eles estão nos xingando e buscando formas de nos intimidar. Antes eles nos ignoravam, mas agora estão reagindo com a judicialização e a ameaças de agressão. As ações não existiam antes porque éramos ignorados”, declarou. (Redação Portal Imprensa)