quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Em breve, prefeitura disponibilizará pontos de recarga de notebook na praça Moysés Viana

A inclusão digital em Santiago está em ação há vários dias com o sinal da internet sem fio liberado na praça Moysés Viana. Preocupada com quem não dispunha de Notebook, a Administração Municipal colocou a disposição de seus munícipes cadastrados, 2 computadores para uso no interior do quiosque do centro de informações ao turista (CIT).

Para fazer o cadastro é muito simples e rápido, basta acessar o site http://www.santiago.rs.gov.br/ ou ir até CPD da Prefeitura.

Outra preocupação da Administração é com as baterias dos Notebooks. Está sendo providenciado um ponto para recarga em um dos antigos quiosques onde funcionavam os orelhões.


Em breve, estaremos divulgando um outro ponto na cidade para acesso gratuíto a Internet, dentro das metas do Programa Cidade Educadora "Promoção Humana e Participação Comunitária."


Estação do Conhecimento com intensa visitação
As semanas que precederam a inauguração da Estação do Conhecimento e da Estação do Cinema, contaram com uma intensa visitação da comunidade santiaguense e regional, bem como, de inúmeros turistas que estavam de passagem pela cidade ou visitando familiares

Foram registradas 466 visitas no período entre 11 a 23 de janeiro, em grande número famílias ferroviárias que relembraram histórias e se emocionaram ao reviver o passado contando com um novo e revitalizado espaço cultural. Sendo este, defendido por muitos como uma das obras destaques da cidade de Santiago, a qual procura manter viva a memória ferroviária e a história da cidade articulada com sua identidade cultural de “Terra dos Poetas”.

Segundo o Professor Rodrigo Neres, Coordenador do Departamento de Cultura, “o resultado agradou muito a comunidade e isso é muito bom! Visto que a identificação e o sentimento de pertencimento são primordiais para uma educação patrimonial significativa dentro da proposta de uma Cidade Educadora. Estamos coletando inúmeros depoimentos que servirão de suporte para futuras exposições, como também, estamos recebendo várias fotografias e documentos que estão sendo doados ou emprestados para digitalização devido a boa aceitação do material gráfico exposto.”

A Estação do Conhecimento está funcionando em horário especial de férias de segunda a sexta das 14 às 22h e nos sábados e domingos das 18 às 22h.

Uma outra atração aos visitantes é as sessões do CineClio, que acontecem na Estação do Cinema e que já receberam um público de 117 espectadores.

No próximo sábado, dia 29, a partir das 20h terá a exibição do filme Neto e o Domador de Cavalos de Tabajara Ruas, ganhador de diversos prêmios e que mostra a lenda do Negrinho do Pastoreio como nunca foi contada. Todas as sessões são gratuitas precedidas de um debate entre os participantes.




Éden de Paula
Gestor de Comunicação
Prefeitura de Santiago.