quinta-feira, 2 de maio de 2013

Presidente da AM-Centro concede entrevista à Rádio Gaúcha



João Mário abordou o desenvolvimento regional

 Prefeito concede entrevista à rádio Gaúcha.


O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, João Mário Cristofari – atual prefeito de Jaguari – esteve concedendo entrevista na manhã do dia 27, ao programa Super Sábado, comandando pelo jornalista Guilherme Zanini da Rádio Gaúcha FM, com sede em Santa Maria. Na entrevista, o presidente da AM-Centro abordou os aspectos que são importantes para o desenvolvimento da região. Segundo ele, o desenvolvimento passa pela integração de fato dos municípios que compõem a região central, bem como pela transferência de conhecimentos e tecnologias aos municípios, pelas universidades e institutos tecnológicos instalados na região. “As universidade têm que vir para dentro das discussões a fim de auxiliar as comunidades em que estão inseridas”, apontou.
Segundo o presidente da AM-Centro a integração regional é bastante difícil, uma vez que existem diversidades geográficas e culturais nos municípios que integram a região. “Mas deve haver a quebra de paradigmas, principalmente por parte dos gestores públicos”, enfatizou João Mário. Conforme ele, essa tem sido uma das bandeiras de luta da Associação dos Municípios da Região Centro, na sua presidência.
Para João Mário Cristofari o desafio atual é identificar o que a região quer. “Na presidência da AM-Centro queremos marcar nossa passagem pela proposta de uma verdadeira integração regional. Por isso, já solicitamos que os municípios que integram a entidade apresentem 3 pleitos, além de uma grande demanda regional que mereça os investimentos por parte tanto do governo estadual como federal”, observou.
Questionado sob a necessidade de uma boa representação política para atrair maiores ações de desenvolvimento para a região, João Mário relatou que atualmente – com a morte do deputado estadual José Francisco Gorski – essa representação está frágil no tocante a quantidade de representantes da região na esfera estadual e federal. “Se tínhamos pouco influência, continuamos a ter pouca representação. E essa representação é fundamental, porque se transforma num agente impulsionador do desenvolvimento”, explicou.
O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado disse ainda que está faltando muito entendimento de que é preciso o fortalecimento regional, para depois o local. Ele lembrou o caso do projeto da Ceasa regional que estava instalada em Santa Maria e que não vingou. “A Ceasa regional não deu certo por falta de vontade política e de uma verdadeira integração regional”, comentou, lembrando que no que se refere a produção de alimentos, a região central é auto-sustentável.
Falando a respeito do processo de desenvolvimento do turismo na região central, o presidente da AM-Centro enfatizou que algumas cidades como Jaguari, estão se estruturando para isso, mas se não tiver um Plano de Turismo Regional Integrado, os municípios não irão se desenvolver nesse setor. “Ai deverá entrar a parceria público-privada para oportunizar os investimentos. Isso é o que está nos faltando atualmente, a união do setor público com o setor privado”, concluiu.