segunda-feira, 27 de maio de 2013

Prefeitura em destaque

Nesta quarta 29, acontece mais uma edição do Dia do Desafio, abertura prevista para as 8h na Estação do Conhecimento, tendo sequência com a seguinte programação:
Mateada;
Projeto Forma e Saúde;
Atividades realizdas com monitores e alunos do Projeto Bola pro Futuro;
Futebol;
Mini Tênis;
Mini Voley;
Chute na Goleira;
Basquete Educativo (lixeiras);
Capoeira;
Exército - Cabo de Guerra;

Atividades variadas - Prédio Central com funcionários da Prefeitura Municipal;

Tarde
13:30 Atividades realizadas com os monitores e núcleos do Pojeto Forma e Saúde;
Atividades com as Turams do Projeto Jovem Aprendiz e Pronatec;
Atividades com alunos convidados Escolas Estaduais

14h Saída do Passeio Ciclístico - Grupo Motoclube OS CARANCHOS.

OBS: Haverá distribuição de erva mate e água quente;
Durante todo o dia serão realizadas atividades nas Escolas Municipais, Estaduais, Particulares, Universidades, Unidades Militares e Grupo Batista.

Informações SMICTUR: 3251.2844 / 8428.7609 (Isolete ou Ana Paula)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

A região poderá contar com uma usina de tratamento de resíduos sólidos com geração de energia. Esse projeto está sendo trabalhado pelo Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado, juntamente com a Associação dos Municípios da Região Centro, entidades que são representadas respectivamente pelo prefeito de Santiago, Júlio Ruivo e pelo prefeito de Jaguari, João Mário Cristofari. Nesta segunda-feira os dois cumprem agenda em Brasília, onde irão conhecer o funcionamento de uma usina nesses moldes e, na sequência, participam de reunião no Ministério do Meio Ambiente.

O prefeito Júlio Ruivo destaca que como a tecnologia ainda é nova, é oportuno que se conheça de perto. Comenta que um projeto como esse seria interessante para a região, uma vez que a partir de 2014 os municípios terão problemas com o destino do lixo, pois não poderão mais fazer o depósito de seus resíduos em aterros sanitários. Ruivo informa ainda que esse modelo de usina tem capacidade de geração de 3,5 megawatts. 
Por sua vez, João Mário Cristofari, comenta que se o projeto  for consolidado, será uma conquista para a região, pois trará a solução para os problemas de destinação final dos resíduos sólidos urbanos que os municípios do Vale do Jaguari vem enfrentando, além do fato, de também gerar energia. Se for viabilizada, a Usina deverá ser instalada em Santiago, por ser o maior município, atendendo a toda a região, por meio de um consórcio.
Nos dias 20 e 21 de maio, a secretaria de Gestão promoveu uma palestra com o tema "Segurança e Legislação no Trânsito", tendo como público alvo os servidores municipais que atuam como motoristas nos diversos setores da Prefeitura. O diretor de trânsito Paulo Roberto Lopes Dorneles abordou sobre a segurança no trânsito, direção defensiva, velocidade, manutenção de veículos, psicologia no trânsito entre outros assuntos, ressaltando a importância de sempre preservar e respeitar a vida. O objetivo da reunião está enquadrado nas metas do programa Cidade Educadora (Mobilidade e Planejamento Urbano e Promoção Humana), buscando qualificar e aprimorar a atuação dos servidores municipais.
------------------------------------------------------------------------


Na sexta-feira, centenas de pessoas participaram de uma Ação Cívico Social que aconteceu no bairro Missões, numa promoção da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. O evento fez parte da Operação Ágata 7 e das comemorações dos quatro anos do Centro de Referência de Assistência Social-Cras Delci Viero Ruivo. Dentro da programação, teve exposição de material militar, corte de cabelo, escolinha de trânsito, gincana, mateada, vacinação de cães e gatos, atendimentos médico e odontológico, shows e muito mais.

A Aciso teve o apoio da Prefeitura, Polícia Civil, Brigada Militar, Policia Rodoviária Federal, Bombeiros, Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, Balcão Sesc/Senac, Fgtas/Sine,  Erva-Mate Santiago, Escola Hadassa, Cras Delci Viero Ruivo, escolas Monsenhor Assis, Alceu Carvalho, Aurora Lubinon e Manoel Abreu.