quinta-feira, 9 de maio de 2013

Polícia Civil de São Borja realiza mega-operação de combate ao abigeato e delitos contra economia popular.



A Polícia Civil de São Borja com o apoio da Brigada Militar e Vigilância Sanitária do município, deflagrou na manhã dessa quinta-feira (009/05) a "Operação Abigeatus", sob coordenação pelo Delegado de Polícia Gerri Adriane Mendes, titular da 1ª DP e a supervisão do Delegado de Polícia Regional, Cairo Adalberto Abreu Ribeiro, titular da 21ª Região Policial, visando o combate do crime de abigeato e comercialização de produtos de origem animal de maneira irregular
As investigações iniciaram a cerca de um ano a fim de identificar quadrilhas que atuam na prática dos crimes de abigeato naquele município o que culminou com a expedição de mandados de prisões e de busca e apreensão e mandados de vistoria em estabelecimentos comerciais que vendem produto de origem animal.
Na maioria dos estabelecimentos como mercados, açougues e supermercados e similares, onde foram cumpridos mandados de vistoria se verificou a existência de carnes deterioradas, com larvas e mal acondicionadas. Gêneros alimentícios e bebidas com prazos de validade vencidos, inclusive com fezes de animais, tornando o produto impróprio para o consumo.
Trinta e sete (37) pessoas foram presas em razão de mandados de prisões preventivas, sendo três (03) por sentença condenatória e vinte e oito (28) em flagrante pela prática de crimes contra a economia popular.
Foram apreendidos 1.826 kg de carnes e derivados impróprios para o consumo humano além de dois revólveres, 17 facas, material de montaria, balanças, serras entre outros materiais utilizados para a prática do abigeato. Também foram apreendidos gêneros alimentícios, bebidas, material de limpeza com o prazo validade vencido, carvão vegetal produzido de forma ilegal e produtos de origem estrangeira.
Num estabelecimento comercial foram encontradas e apreendidas 34 caixas de leite da marca “Bom Gosto” pertencentes ao lote adulterado indicado na investigação do Ministério Público Estadual. 
Participaram da operação 72 policiais civis sendo 06 delegados de polícia da 21ª Região Policial com sede em Santiago e da 4ª Região com sede em Alegrete, além de 55 policiais militares e agentes da Vigilância Sanitária. Foram utilizadas 23 viaturas da Polícia Civil e 08 viaturas da BM.


 Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR/Santiago.