segunda-feira, 18 de junho de 2012

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA



Segundo as estatísticas da Polícia Civil de Santiago realizadas nos últimos anos, o índice de ocorrências policiais relacionadas à Violência Doméstica vem aumentando a cada ano.

Em 2010 foram registradas 400 ocorrências tendo mulheres como vítimas. Já em 2011 foram registrados 468 casos, um acréscimo de 11%. Neste ano de 2012 de janeiro a junho já constam 250 registros.

Em 2011 foram encaminhados a Justiça, 344 procedimentos policiais elaborados pelo Posto Policial da Mulher. Neste ano (2012) foram 177 procedimentos da mesma espécie.

Na maioria dos casos de VIOLÊNCIA DOMÉSTICA os motivos apontados são: embriaguez, desemprego, dividas e a separação dos casais que desestabilizam a convivência conjugal.

Nos finais de semana é que ocorre o maior número de ocorrências. Nos sábados os casos são registrados no período da noite ou madrugada após a saída de bailes ou festas e nos domingos no horário compreendido entre às 15h e 20h após o almoço com ingestão de bebida alcoólica o que diante de qualquer discussão provoca o descontrole emocional dos homens que se tornam violentos resultando em agressões e lesões corporais.


OUTROS CRIMES

Outro dado apontado pela pesquisa, relaciona o crescimento do trafico de entorpecentes e usuários de drogas com os inúmeros delitos de furtos, ou roubos para sustentar o vício.

Na maioria dos furtos em residências, furtos em veículos ou roubos à pedestres, os objetos furtados (aparelhos de som automotivo, aparelhos de telefones celulares, notebook, armas, entre outros)  são trocados por drogas ou vendidos para aquisição da mesma. .

Atualmente, a maconha e a cocaína ainda são consumidas em grande quantidade, mas nota-se o crescimento do consumo de crack por jovens entre os 14 anos e 25 anos.
Uma pesquisa feita por uma revista internacional, mostra que os consumidores de crack morrem antes dos trinta anos de idade, quando o uso da droga começa na adolescência.  

ABUSO SEXUAL
O abuso e a exploração sexual infanto-juvenil é um dos crimes que vem crescendo não só em Santiago como na região. Diversos casos de abusos sexuais envolvendo crianças e adolescentes são registrados mensalmente nos órgãos policiais. Geralmente os abusos sexuais ocorrem dentro da própria família sendo praticados por pais ou padrastos ou por pessoas que desfrutam da convivência e a confiança da família como vizinhos ou “amigos”.

Fonte: Assessoria de Imprensa (David da Silveira Nunes).
Fone: (55) 3251-2000 ou (55) 9174 1875