quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Funcionária da Secretaria de Finanças de Bento Gonçalves é afastada por suspeitas de fraude


A ex-diretora de compras da Secretaria de Finanças de Bento Gonçalves, Luana Della Valle Marcon é investigada pelo Ministério Público Estadual. Ela é suspeita de comandar um esquema responsável por irregularidades dentro do departamento de contabilidade da prefeitura. Ela foi afastada do cargo e deixou a cidade ainda na semana passada.
O caso está em segredo de Justiça, mas a Rádio Gaúcha teve acesso a indícios que embasam a investigação. Luana teria conseguido manipular uma licitação para que uma empresa de informática, também investigada, conseguisse implantar na prefeitura um sistema que permitiria a ela manipular dados e gerenciar verbas da prefeitura.  Luana é investigada e responde processo por práticas semelhantes quando atuava como secretária de finanças prefeitura do município gaúcho de Jaguari.
O promotor Alécio Nogueira explica  que recebeu anonimamente documentos que comprovariam a existência da fraude em empenhos e contratações de empresas. De acordo com o promotor, dados sumiram do sistema. Entre os dados que sumiram, conforme uma fonte dentro do poder público de Bento, estaria um empenho de R$ 105 mil pago à empresa do companheiro.
O valor seria referente a compra de máquinas. Na metade de agosto, Luana teria ficado sabendo ser alvo de denúncias e teria começado a apagar pistas e refazer lançamentos de despesas. Porém, muitas dessas provas chegaram ao MP antes de serem deletadas do sistema e corridas no tribunal de contas do Estado. De acordo com o promotor Alécio, os indícios atestam a existência da fraude.
Alécio Nogueira tem 30 dias para concluir as investigações. O secretário de finanças de Bento não foi localizado para comentar as investigações. Luana estaria em Santa Maria.