quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Projetos da Escola da URI




A Escola da URI, através do projeto “URI em... O Reino Encantado das Histórias” oportuniza aos alunos uma série de materiais e instrumentos, os quais buscam a formação do leitor e do escritor.
Diante disso, no 2° trimestre, as turmas do 2º ano – Anos Iniciais,  enfatizaram seu trabalho nos contos de encantamento, onde os alunos votaram as histórias que despertavam maior interesse. Assim, foi desenvolvida uma proposta sobre Chapeuzinho Vermelho, na qual foram envolvidas várias áreas do conhecimento, como Educação no Trânsito, Raciocínio Lógico-matemático, Leitura e Escrita. Segundo a Coordenadora Pedagógica, Caroline Pavanelo, com o filme Deu a Louca na Chapeuzinho transitou-se pela sétima arte e as crianças confeccionaram até receitas, já que o filme trata do sumiço das receitas da vovó.
"Foi uma aula divertida e recheada de mestres cucas, com sabor literário de que os clássicos, embora tenham sido escritos há anos atrás, estão muito próximos da realidade", explicou Caroline. As professoras regentes são Bruna Gripa e Fernanda Rosado.
Já dentro do projeto “MTG Vai à Escola”, a 1ª Prenda Juvenil do Piquete Tradicionalista Irmãos Sagrilo, Nathália Cogo Bertazzo, está realizando nas turmas de 1º ano, Anos Iniciais, ricos momentos, os quais têm por objetivo reafirmar a importância do núcleo tradicionalista para a perpetuação dos valores fundamentais do ser humano, oportunizando a todos os alunos conhecimentos sobre a história, a cultura e a tradição gaúcha. Litiane Sagrilo de Bitencourt é a professora regente, Morgana Diniz, acadêmica de Pedagogia da URI, é a monitora e Caroline Pavanelo, está na coordenação pedagógica.