quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Prefeito João Mário se reúne com deputado Osmar Terra



O prefeito de Jaguari João Mário Cristofari manteve encontro com deputado federal Osmar Terra - ex-secretário estadual da Saúde - na noite da última terça-feira, 28, na cidade de Jaguari. Durante a conversa que mantiveram no restaurante Augusto, na cidade universitária, o prefeito jaguariense reiterou algumas solicitações ao deputado federal peemedebistas. Entre as solicitações, João Mário pediu ao deputado que intermedie uma audiência sua e do presidente da Coagrijal com o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho, para tratar a respeito da atual situação da cooperativa. João Mário também pleiteou ao deputado gaúcho a destinação de recursos para três projetos importantes a serem desenvolvidos em Jaguari, que são: Remodelação do Estádio dos Eucaliptos; aquisição de equipamentos para a instalação de um Centro de Diagnóstico por Imagem no Hospital; e aquisição de máquinas e implementos para a implantação de uma Patrulha Agrícola no interior do município.
O prefeito João Mário saiu do encontro bastante otimista, pois o deputado Osmar Terra se comprometeu em se empenhar para a conquista de recursos junto ao Governo Federal, que possam viabilizar a concretização destes projetos importante para a comunidade de Jaguari.
Osmar Terra, disse que pretende visita Jaguari no próximo mês de setembro. Na ocasião, ele terá a oportunidade de agradecer a população o apoio que teve na última eleição para deputado federal, conseguiu cerca de mil votos.
O prefeito João Mário Cristofari esteve acompanhado no encontro com o deputado Osmar Terra, do assessor jurídico do município Eduardo da Fonseca Diefenbach, e do assessor de comunicação, jornalista Miguel Monte.
.
FOTO – Osmar Terra e João Mario em encontro em Santa Maria.
    
.......................................................................................

Unidade do ESF já está em funcionamento

Desde a última segunda-feira, 27, já está em funcionamento a primeira unidade do programa Estratégia Saúde da Família, ESF, localizada no bairro Rivera. A nova unidade, dotada de uma médica, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, e 7 agentes comunitários de saúde, deverá atender a comunidade dos bairros Rivera e Cohab, bem como, as localidades de: Boca da Picada, São Luiz Potreiro Grande, Santa Juliana, Linha 10-São Paulo, Rincão dos Alves, Várzea, São José dos Brauner, Mangueirinha, São Xavier, Pinheirinho, Pessegueiro e Santo Antônio.
Conforme a secretária de Saúde Carmen Lúcia Turchetti, a unidade do ESF se diferencia de uma Unidade Básica de Saúde, pois prioriza o acompanhamento integral das famílias atendidas, visando à prevenção e a promoção de através de um trabalho educativo, prevenindo doenças e minimizando possíveis seqüelas de doenças crônicas, melhorando assim, a sua qualidade de vida.
Na semana que passou, acompanhado pela secretária Carmen Turchetti, o prefeito João Mário Cristofari esteve reunido com o grupo de Agentes Comunitários de Saúde, para conscientizá-los da importância de seus trabalhos junto às famílias atendidas.
A unidade do ESF do bairro Rivera estará funcionando nas segundas, quartas e quintas-feiras, no horário das 8hs às 12hs e das 13hs às 17hs. As terças e sextas-feiras serão destinadas para visitas domiciliares, visitas médicas no interior, bem como reuniões de grupos de saúde, reuniões da equipe da ESF, e também planejamento das atividades.

........................................................................................

Prefeitura oportuniza retirada de óleos lubrificantes

Dentro da proposta de cada vez mais viabilizar a retirada do meio ambiente jaguariense, de produtos que possam causar danos à natureza, a prefeitura através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, articulou junto à empresa Lwart Lubrificantes, de São Paulo, mas com filial em Canoas-RS, a coleta de resíduos de óleos lubrificantes no município.
De acordo com a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente Lucéle Zanini, a empresa Lwart Lubrificantes é autorizada e licenciada para realizar a coleta desse tipo de resíduo para ser reciclado e reutilizado. “A empresa pagou R$ 0,10 o litro, e coletou cerca de 400 litros. Ela estará fazendo esta coleta mensalmente aqui em nosso município”, explicou a bióloga.
Para Lucéle Zanini, é fundamental que a prefeitura viabilize a destinação correta desse tipo de material que é altamente poluente, e pode contaminar os recursos hídricos do município.
  
........................................................................................

Desfile da Semana da Pátria será dia 7 de Setembro

Já está definida a data do desfile cívico estudantil da Semana da Pátria em Jaguari. De acordo com a secretária municipal de Educação Lisandra Cadó Alves, o desfile estudantil será realizado no dia 7 de setembro, às 9 horas, na Avenida 7 de Setembro, tradicional ponto de desfiles no município.
A ordem do desfile também já foi definida pela Comissão Organizadora, e será a seguinte: Banda Municipal de Jaguari, Pelotão do Programa AABB-Comunidade, representação da Brigada Militar, Pelotão Mirim da Brigada Militar, Programa Primeira Infância Melhor, Escola Municipal Especial Tanara Julien, Escola Municipal Vanda Maria da Silva, Escola Estadual de Ijucapirama, Escola Municipal São José, Escola Municipal Antonieta Gindri Reghelin, Escola Municipal Getúlio Vargas, Instituto Estadual de Educação Professora Guilhermina Javorski, Lions Clube e Leo Clube, Grupo da 3ª Idade, Rainhas de Entidades Social, Corte da Feicoagro e Misses de Jaguari, representação do Grêmio Futebol Portoalegrense, representação do Esporte Clube Internacional, Instituto Federal Farroupilha-Campus de Jaguari, Instituições Bancárias, representação da Administração Municipal e Museu Municipal Dr. Manoel da Siqueira Couto.
A abertura oficial da Semana da Pátria em Jaguari acontece já nesse sábado, 01, às 9 horas na Praça Osvaldo Aranha, quando ocorre a chegada fogo simbólico, acendimento da pira da Pátria, o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, e o pronunciamento de abertura da Semana da Pátria em Jaguari, pelo vice-prefeito Milton José Bolzan.
No município o tema da Semana da Pátria 2012, é: “Brasil: um país se constrói com educação cívica e cidadania”. Já em nível nacional a homenagem das comemorações do 190 anos de independência do Brasil é para o Barão de Rio Branco. No estado, o homenageado será Guido Fernando Mondin.

.............................................................................................

Mamamóvel novamente em Jaguari

A unidade do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, conhecida como Mamamóvel, desde a última terça-feira, 28, está prestando atendimento para pacientes de Jaguari, que foram previamente agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a secretária municipal de Saúde, em ação da administração municipal, essa é a quarta vez que o Mamamóvel visita o município. “Tivemos uma outra ação esse ano, mas foi através do governo do estado, que nos possibilitou a realização de 68 exames, por termos decidido sediar a unidade móvel para atender a região”, explica Carmen Turchetti.
A secretária de Saúde frisa que até este sexta-feira, 31, serão realizados 200 exames de mamografia em mulheres jaguariense, que haviam sido agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Carmen Turchetti destaca a iniciativa da administração municipal de Jaguari é importante, uma vez que, os exames não possuem custo para as pacientes, e elas podem realizá-los na sua cidade, sem a necessidade de se deslocarem para outros centros médicos.

...........................................................................................

Corsan investirá na substituição de rede em Jaguari

O governo do estado através da Companhia Riograndense de Saneamento, Corsan, estará investindo na substituição de cerca de 2.200 metros de rede de distribuição de água em Jaguari. O anúncio foi feito pelo superintendente da estatal, que esteve juntamente com o gerente local da Corsan Marcelo dos Santos, em reunião com o prefeito João Mário Cristofari, e com o assessor jurídico do município Eduardo Diefenbach, na semana que passou na prefeitura. Segundo ele, o investimento se deve aos constantes reparos que a Corsan vem fazendo em rede de ruas centrais de Jaguari. O gerente informa que já foram aprovados pela direção da empresa projetos para substituição de rede das seguintes ruas: Carlos Callegaro (400 metros), Coronel Flores (400 metros), Prefeito Ervandil Reghelin (400 metros), General Osório (500 metros) e José Bonifácio (500 metros).
Ofício informando a aprovação desses projetos pela Corsan, já foi encaminhado ao prefeito João Mário Cristofari. “Encaminhamos o documento, para que a administração analise e indique as prioridades para executarmos os trabalhos. Se houver outras prioridades, que também o executivo relacione, para que possamos fazer outros projetos”, destaca Santos.
O encontro também serviu para dar início as conservações com vistas a renovação ou não da Concessão dos Serviços de Distribuição de Água e Tratamento de Esgoto pela Corsan, no município.



..........................................................................................

Município promove seminário de capacitação sobre Estatuto da Criança

Numa promoção da prefeitura de Jaguari através das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e de Educação, aconteceu na última terça-feira, 28, na Casa de Cultura de Jaguari, o Seminário de Capacitação sobre a Lei Nº 8.069 de 13 de Julho de 1990, ou seja, o Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento teve por objetivo promover educação continuada a profissionais que trabalham com crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, com vistas ao aprimoramento da prática profissional, na perspectiva do atendimento humanizado e fortalecimento da rede intersetorial.
O evento que contou com a palestra da assistente social Sheila Kocourek da Universidade Federal de Santa Maria, e psicóloga Clarissa Pinto Pizarro de Freitas, integrante do Centro de Estudos Psicológicos do CEP-Rua, também visou promover um espaço de reflexão teórico-prática, com vistas ao aprendizado; troca de experiências e aprimoramento da prática profissional; reflexão sobre o ECA ao público-alvo; além de repensar as práticas e as formas de entendimento e atendimento a crianças e adolescentes vitimas de violência sexual.
Durante os turnos da manhã e tarde na Casa de Cultura Irmã Zenaide, o seminário abordou o tema “Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes na Perspectiva do Atendimento Humanizado e Fortalecimento da Rede Intersetorial de Apoio”.
Para a organização do seminário, o evento se justificou, na medida em que a lei que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente está completando dois anos de vigência, e desta forma, se fazia necessário uma capacitação dos profissionais que atuam na área, e que realizam atendimento aos casos de violação de direitos, prevenção e educação das crianças e adolescentes, ou seja, os referidos pela legislação. “Alem disso, a capacitação também proporcionou aos participantes o entendimento mais adequado de como lidar e do que fazer, quando souberem ou suspeitarem de que alguma criança ou adolescente possa estar sofrendo de violência sexual”, explicam os organizadores do seminário.
Participaram do seminário os profissionais e trabalhadores da Secretaria Municipal da Saúde, da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria da Educação, Conselho da Criança e da Adolescência, Programa AABB-Comunidade, PIM, agentes do Abrigo Municipal, e acadêmicos dos cursos de Psicologia, Serviço Social, Direito, Enfermagem e Pedagogia.


...........................................................................................

Prefeitura entrega novas casas populares

A secretária municipal de Assistência Social, Elisangela Piazer, esteve realizando essa semana a entrega de mais quatro casas populares para famílias de baixa renda do município, dentro do Programa Estadual de Habitação desenvolvido no município numa parceria prefeitura e Governo do Estado. As novas unidades foram entregues no bairro Sagrado Coração de Jesus, bem como na rua Coronel Flores. Foram contempladas com as unidades as seguintes pessoas: Tereza Nardo, Luciara Nardo e Vera Fernandes (Coronel Flores), e Romilda Pilar (Bairro Sagrado Coração de Jesus).
A secretária de Assistência Social destaca que as próximas unidades deverão ser entregues para: Adelina Bolzan Perazollo, Berenice Aparecida Soares, Marcelos Gelock, Menarci Nardo da Sailveira, Nircete Araújo Rodrigues e Jovelina Mello Righes, todos moradores do bairro Sagrado Coração de Jesus, e também para: Rita de Cássia de Oliveira, do bairro Consolata, e Daniela Alves dos Santos, moradora na rua dos Atiradores.
Ao todo, 20 unidades habitacionais novas serão entregues para famílias de baixa renda do município, atendendo assim, projeto da administração municipal de oportunidade melhoria habitacional para os jaguarienses.