terça-feira, 14 de agosto de 2012

Formatura: 18 colam grau em Ciências Contábeis



Em 11 de agosto, colaram grau 18 formandos de Ciências Contábeis pela URI Santiago, às 19h, no Clube União Santiaguense, sob a presidência da Diretora Acadêmica Michele Noal Beltrão.
Tendo como paraninfo da turma, o professor Eduardo Fank Saldanha, e como patrono João Martins Pinheiro, a mesa de honra contou ainda com a Diretora Acadêmica da URI, Diretor Administrativo, Jorge Padilha dos Santos, Diretora da Escola da URI, Roselaine Lamberti, Coordenador do curso, Tiago Gorski Lacerda, bem como, representantes do Poder Executivo e Legislativo, além de Vianei da Silva Lehnhard, delegado do Conselho Regional de Contabilidade- Jurisdição Santiago, Capão do Cipó e Unistalda.
Como juramentista da 14ª turma, a formanda Laís Franco e como orador, Fernando Zuse. A colação também teve os tradicionais e especiais discursos, como do professor Eduardo Saldanha, que no sábado, comemorava cinco anos da formatura. “Nada mais enche o coração de felicidade ao ver o rosto de quem está junto de vocês nesta noite. Expressões de orgulho. Sentimentos de missão cumprida. Aos pais quero parabenizar pela garra. Foram espelhos e o reflexo está brilhante nesta noite. Aos amigos, meu agradecimento por terem ouvido, abraçado, acalantado”, disse emocionado. Na homenagem aos pais, os formandos foram representados pelo colega Adriano Ebling.
A partir do último sábado, os seguintes formandos passaram a usufruir de todos os direitos e prerrogativas concedidas ao título de bacharel e bacharela em Ciências Contábeis:
                       
1. ADRIANO OLIVEIRA EBLING, natural de São Francisco de Assis
2. ALEX DAMIÃO GONÇALVES DUTRA, natural de Santiago
3. ANDRIELI MULLER BIANCHINI, natural de São Francisco de Assis
4. ANTONIO GILIARD RESTA SCARAMUZZA , natural de Santiago
5. CLAUDIO PIECHA ANIBALE, natural de Jaguari
6. FERNANDO ZUSE, natural de São Pedro do Sul
7. GRACIELA DOS SANTOS DE LIMA, natural de Alegrete
8. JANIELE DOS SANTOS DAROLD, natural de Fortaleza dos Valos
9. JEFERSON SILVA DE MATOS, natural de Santiago
10.LAIS FRANCO, natural de Mata
11.LURDIEIME SANTOS NASCIMENTO, natural de Porto Xavier
12.MARCIO DA COSTA DALPIAZ, natural de São Miguel das Missões
13.PAULA BAHÚ ROÓS, natural de São Francisco de Assis
14.PAULO RENATO DE MATOS JUNIOR, natural de Santiago
15.SANDRA REGINA LOURENÇO DOS SANTOS, natural de Itacurubi
16.SIMONE RUMPEL DA ROSA, natural de São Vicente do Sul
17.TAINARA MALLMANN DUARTE, natural de São Francisco de Assis
18.VICTOR AZEVEDO DA SILVA, natural de Jaguari

 “Neste momento é importante fazer agradecimento aos seus mestres que os auxiliaram a chegar até aqui, aos seus familiares e amigos que deram o carinho e o entusiasmo necessários para não permitir que vocês desistissem, mas, principalmente, a vocês vêm o agradecimento, pois nos deram a satisfação e a alegria de tê-los como nossos acadêmicos ao longo de 4, 5 anos de formação”, disse a Diretora Michele em seu pronunciamento.

Curso de Direito promove evento com grandes palestras






               Nos dias 08, 09, 10 e 11 de agosto aconteceu a III Jornada do Projeto Aprendizado Jurídico-Social, a IX Jornada de Trabalhos Discentes e Docentes e a comemoração ao Dia do Advogado.  Na abertura, o professor João Érico Lucas Coelho falou do projeto Aprendizado Jurídico Social, sob sua coordenação, o qual busca a valorização universitária, já que é através de suas ações que os acadêmicos têm o primeiro contato com a pesquisa e extensão. A coordenadora do curso e também do evento, professora Adriane Damian Pereira, comentou sobre o dia do advogado, parabenizando colegas e alunos. A abertura ainda contou com apresentação do Coral Universidade Experiente, o qual pertence ao projeto “Universidade Experiente: Espaço de Construção da Cidadania Ativa para a Terceira Idade”. O Diretor Geral da URI, Francisco Gorski, participou da abertura, bem como, a Vice- Presidente da OAB Subseção Santiago- Jaguari, Eveline Sudati, e o acadêmico Henrique Ronsani, representando o diretório acadêmico.
Na primeira noite, aconteceu palestra do Promotor de Justiça e Secretário Adjunto de Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Miguel Velasquez, o qual abordou o tema “Proteção x Repressão”. As demais palestras foram: “Direito Ambiental: Resíduos Sólidos”, com o professor Antonio Augusto Bierman Pinto, “Oratória Para Advogados”, com a Fonoaudióloga Carla Viegas, “Importância da Advocacia”, com Carlos Alvin de Oliveira, além da atividade com professor João Érico e Grupo de Estudos de Defesa do Consumidor, a respeito do perfil do consumidor de Santiago.
Na sexta e sábado, com a apresentação de trabalhos discentes e docentes, o curso aproveitou para explicar que projetos o curso de Direito possui e como se inscrever para os mesmos. “Os bolsistas que estão neles, estarão se formando e queremos dar continuidade”, disse Adriane Damian.
 FOTOS (NUCOM e Curso de Direito)
- Primeira palestra do evento foi com o Secretário Adjunto de Justiça e dos Direitos Humanos do RS
- Acadêmicos também participaram, com mostra de trabalhos

--
Jornalista Sonaira Canterle
Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago