sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Modelo de associação de recicladores de Jaguari é apresentado em Portugal




O modelo de associação de recicladores de Jaguari, recentemente criado graças a uma ação do município por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, foi apresentado por Andréa Pereira Lock da Universidade Federal de Santa Maria, durante exposição em trabalho apresentado em Portugal sobre a Educação Ambiental como Instrumento de Gestão.
Na ocasião, Andréa destacou que a educação ambiental se apresenta como aliada na solução dos problemas ambientais, principalmente na gestão dos resíduos sólidos urbanos. “No Brasil, em 2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos exigindo a adequação dos municípios a novos procedimentos”, relatou.
Ela informou aos portugueses que em Jaguari, a Associação de Recicladores Profetas da Ecologia, reúne trabalhadores que sobrevivem da coleta de materiais recicláveis. “Eles são agentes importantes que contribuem na preservação do meio ambiente, reintroduzindo os materiais na cadeia produtiva”, comentou.
No estudo que fez da associação, Andréa  disse que o trabalho teve por objetivo explicitar a importância do catador e a necessidade de um processo de educação ambiental para qualificação do trabalho, bem como, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Conforme ela, houveram reuniões com os agentes envolvidos durante quatro meses visando entender o processo de coleta seletiva. “O diálogo desvelou os problemas enfrentados e coletivamente foram conhecidas as necessidades que serviram de base para priorizar as temáticas de oficinas, palestras, visitas e entrevistas. Constatou-se que, através das atividades desenvolvidas, os participantes, tiveram um impacto positivo na auto-estima. Dessa forma, as atividades realizadas contribuíram para uma melhor organização do trabalho destes profissionais e proporcionou suporte para a gestão dos resíduos do município, colaborando para a sustentabilidade local”, concluiu.