sexta-feira, 11 de março de 2011

Delegado Vladimir Medeiros é o novo professor da URI



Como havia sugerido em uma reportagem há poucos meses, a direção da URI Santiago contratou o delegado Vladimir Medeiros para ministrar aulas de direito penal na universidade.
Fiz uma rápida entrevista com o novo professor para que meus colegas e leitores do Blog possam conhecê-lo melhor.
Doutor, qual é sua formação acadêmica?
Sou formado em Direito pela PUCRS, tendo colado grau em 2002. Tenho Especialização em Direito Público e curso Doutorado em Direito Penal pela Universidad de Buenos Aires.

Como recebeu o convite da URI para esse desafio de ser professor?
Sou de uma família de professores. Cresci dentro de escolas e universidades. O convite para lecionar junto à URI veio ao natural. A Polícia Civil, local em que trabalho como Delegado de Polícia tem constante contato com a URI. A Coordenação do Curso de Direito e a Direção da Universidade, em oportunidade passada, me referiram sobre a possibilidade de eu lecionar, o que de pronto manifestei interesse. Agora, com a oportunidade efetivamente surgida, aceitei o convite e o desafio com muito orgulho.

Qual será sua linha de ensino, será extremamente teórica ou finalmente os estudantes do curso poderão ter acesso à prática de como é feito um inquérito ou até mesmo como são investigados e indiciados os suspeitos?
Primeiramente, pretendo apresentar aos alunos uma visão crítica do Direito, de modo a que possam cada vez mais ser inseridos no mundo jurídico de maneira ativa, e não como meros espectadores. Além do mais, tenho pleno conhecimento de quais são os anseios dos alunos em relação ao Curso de Direito, especialmente da disciplina de Direito Penal, a qual lecionarei. Há não muito tempo ainda estive nos bancos acadêmicos da graduação e sei que os alunos sempre desejam aprender a teoria junto à prática, o que certamente pretendo realizar. Creio que minha experiência profissional possa auxiliar as aulas a serem agradáveis e mais proveitosas.

Os alunos receberam a notícia de sua contratação com muita satisfação. Será que o senhor pode permanecer lecionando indeterminadamente?
Serei professor neste semestre, mas certamente minha intenção é a de, havendo possibilidade, permanecer.
Fico extremamente honrado em poder fazer parte do seleto corpo docente da URI. Tenho a plena convicção de que a experiência junto ao Campus de Santiago será muito proveitosa e a troca de conhecimento com os acadêmicos, positiva. Vou à URI para auxiliar no aprendizado, mas certamente também para aprender.