terça-feira, 16 de agosto de 2011

Guarda Municipal, boatos e o prefeito Ruivo



Hoje me dediquei a esclarecer de uma vez por todas a situação da Guarda Municipal em Santiago. Nunca entrei no assunto, pois tenho interesse direto no último concurso. Mas devido a um “nobre”, terei que externar algumas coisas.
Segundo o Sr. Pedro Lesina, o efetivo da Guarda Municipal é de 15 agentes, número estabelecido na atual legislação municipal, porém hoje estão trabalhando apenas OITO guardas, sendo que um está de licença por dois anos.
Santiago está trabalhando para ser reconhecida como cidade educadora e uma das metas é um trânsito melhor e que isso ocorra é preciso de uma guarda bem aparelhada e com efetivo.
O concurso público foi realizado em 2008, sendo que os aprovados tiveram que realizar um curso na URI Santiago sobre legislação em geral.
Após o término do curso foi realizado uma prova para realinhar a classificação e então seriam chamados, pois a guarda contava com apenas DOIS agentes e QUATRO CCs.
Os chamados tiveram que fazer um novo curso para depois trabalhar. Até agora foram chamados sete, sendo que um já pediu desligamento.
Então existem no mínimo SETE VAGAS.



Boatos?




Surpreendeu-me a conversa fiada do “nobre” dizendo que eram boatos que o prefeito Júlio Ruivo iria reforçar a Guarda chamando quatro agentes.
Digo a ele que boato é o dele, pois quem me repassou a notícia foi o próprio Ruivo no dia de seu aniversário dizendo: “Bueno quero chamar no mínimo quatro, pois o estacionamento é uma questão de tempo e preciso estar com todos treinados”.
Para reforçar na semana passada o Secretário Canterle falou a mesma coisa para um aprovado, Flavio Caitano, que no final do ano serão convocados novos aprovados.
Sugiro que o “nobre” preocupe-se em responder:
- Por que foi pago um curso para a URI se não sabiam se chamariam alguém?
- Por que a moça que assumiu por último não precisou treinamento para trabalhar?
- Estava previsto uma segunda fase no concurso onde alterou o resultado da prova objetiva?
- Os exames de saúde apresentados naquela época valem para hoje? Se não valerem quem irá pagar pelos já feitos?
- Quem é melhor para a cidade: um agente de trânsito ou uma amada assessora parlamentar? O salário é o mesmo? Ou a assessora ganha menos?



Prefeito Ruivo



Volto afirmar que confio no caráter e na palavra do nosso prefeito Júlio Ruivo e que ele irá cumprir a legislação e definitivamente montar uma Guarda Completa com os 15 agentes, pois o povo já aprovou o trabalho realizado.
Nunca mais tocarei nesse assunto, pois se não for contemplado com minha nomeação seguirei no caminho da advocacia.