quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CORSAN esclarece serviços prestados no Município



Durante esta tarde de terça-feira, 16, vereadores reuniram-se com o Diretor de Operações da CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento, Ricardo Röver Machado, juntamente com o gerente local, engenheira e técnicos para ouvir esclarecimentos sobre o abastecimento de água no município de Santiago .
A grande preocupação é com o descontentamento dos munícipes em relação aos cortes frequentes no abastecimento de água que vêm ocorrendo nas últimas semanas. Além deste problema, existe a troca de canos que precisam ser feitas nas ruas e avenidas da cidade que irão receber pavimentação asfáltica.
Segundo o Diretor Ricardo, a CORSAN está com uma nova gestão, mas está procurando fazer o máximo para melhor atender a comunidade. Encontram-se no Município dois químicos fazendo análise do tratamento da água para ver o que pode ser melhorado.
A CORSAN ainda firmou compromisso com a comunidade, através de documento que apresenta um conjunto de ações que deverão ser desenvolvidas no Sistema de Abastecimento de Água, ainda no segundo semestre de 2011:
1. conclusão das instalações eletromecânicas da Estação Elevatória de Água Bruta;
2. implantação de dois filtros metálicos de altas taxas na Estação de Tratamento de Água;
3. reforma da Câmara de Contato na Estação de Tratamento;
4. execução da pesquisa de vazamentos na rede de abastecimento de água (extensão de 157 Km) para detecção de fugas visíveis e não-visíveis;
5. revisão e, quando necessário, substituição de equipamentos eletromecânicos da Estação de Bombeamento localizada na ETA;
6. realização de ações de manutenção preventiva nas Estações de Bombeamento de Água tratada e bruta;
Além das ações mencionadas, a CORSAN informou que encontram-se em andamento os procedimentos para contratação de substituições de redes em quantitativos de 3.000 metros ao ano, bem como as mobilizações para execução da ampliação do sistema de produção de água contendo obras para captação, adução e tratamento completo do Sistema de Abastecimento da cidade. Por fim, destacou que os cortes no abastecimento de água deverão ser menos freqüentes com as novas medidas adotadas para melhorar os serviços.