O petista e o peemedebista subiram três pontos e a tucana, quatro pontos, em levantamento que mostra queda nos indecisos
Na mais recente pesquisa Ibope para o Piratini, os três principais candidatos aumentaram seus índices em relação ao levantamento anterior.
Tarso Genro (PT) tem 44% das intenções de voto, José Fogaça (PMDB), 26%, e Yeda Crusius (PSDB), 17%. Pedro Ruas (PSOL) e Julio Flores (PSTU) aparecem com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Em relação à sondagem anterior, realizada de 31 de agosto a 2 de setembro, o petista e o peemedebista subiram três pontos percentuais e a tucana, quatro pontos.
Na sondagem espontânea — quando não é apresentado o disco com o nome dos candidatos — Tarso aparece com 34%, Fogaça tem 21% e Yeda Crusius, 13%. Neste cenário, o índice de indecisos diminuiu bastante, indo de 48% no levantamento anterior para os 26% na pesquisa atual.
Quando são considerados apenas os votos válidos, excluindo-se os brancos, nulos e indecisos, Tarso teria 49%, Fogaça, 29%, e Yeda, 19%. Pedro Ruas (PSOL) teria 2% e Julio Flores (PSTU), 1%. Com esta situação, se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno no Estado.
O candidato do PT tem seu melhor desempenho no item escolaridade, com 47% dos eleitores com Ensino Médio afirmando votar em Tarso. A candidata tucana também tem seu melhor desempenho neste quesito, com 20% do eleitorado de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental dizendo votar em Yeda. Já o peemedebista atinge seu melhor índice entre os eleitores na faixa de 25 a 29 anos, com 31%.
Quando os eleitores são perguntados sobre quem eles acham que vai ganhar a eleição para o governo do Estado, 53% apostam em Tarso, 18% em Fogaça e 12% em Yeda.