sábado, 25 de setembro de 2010

Gaúcho de 2011 terá primeiro Gre-Nal disputado no exterior


O Campeonato Gaúcho do ano que vem terá uma grande novidade: o clássico Gre-Nal será disputado, pela primeira vez, fora do território nacional: a partida, previamente marcada para o dia 30 de janeiro, ocorrerá no Estádio Atílio Paiva, em Rivera, no Uruguai. A cidade faz fronteira com o município gaúcho de Santana do Livramento.
Nunca uma partida entre Grêmio e Internacional ocorreu fora do Rio Grande do Sul. Nos últimos dois anos, quando a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) adotou o atual regulamento do estadual, o clássico vinha ocorrendo em Erechim, no norte gaúcho. A ideia da FGF é distribuir a partida em diferentes cidades do interior do estado ao longo dos próximos anos.
Segundo o jornal Zero Hora, outras cidades gaúchas, como Bagé, se candidataram a receber o próximo Gre-Nal, mas não possuíam estádio com capacidade suficiente para atender a demanda de público. Em Rivera, 27 mil pessoas poderão assistir ao jogo. O Atílio Paiva recebeu, em março deste ano, uma partida do Internacional pela Copa Libertadores da América: o empate em 0 a 0 com o Cerro, do Uruguai, válido pela primeira fase da competição. O local também recebeu partidas da Copa América de 1995, sendo a sede da Seleção Brasileira na primeira fase.
O Campeonato Gaúcho de 2011 deve manter o regulamento similar ao do Campeonato Carioca: duas taças, com os campeões de cada uma se enfrentando na final. E Gre-Nal em campo neutro, como em 2009 e 2010.