quarta-feira, 19 de junho de 2013

Prefeitos João Mário e Júlio Ruivo concedem entrevista ao Canal 20 da Net


João Mário e Júlio Ruivo concedem entrevista na sede da AM-Centro.

O prefeito de Jaguari João Mário Cristofari, presidente da Associação dos Municípios da Região Centro, e o prefeito de Santiago Júlio Ruivo, atual presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro, foram entrevistados na terça-feira, 11, na sede da AM-Centro, em Santa Maria, pela reportagem do Canal 20 da Net e do SBT, presentes a reunião ordinária da associação dos municípios.
Durante a entrevista, as lideranças da região abordaram temas como: Atendimento da Saúde Pública para a região centro; Ferrovia Norte-Sul e a proposta do Municipalismo defendida por ambas as entidades.
João Mário e Júlio Ruivo frisaram que com relação aos atendimentos do Sistema Único de Saúde, principalmente nas áreas de neurologia e traumatologia, a região sofre carências. Para o prefeito Júlio Ruivo é fundamental que o estado invista em saúde tomando por base, o seu percentual constitucional que é os 12%. O prefeito João Mário Cristofari, por sua vez, destacou que também os baixos valores pagos aos profissionais dificultam os atendimentos em áreas carentes na região. “Essa é uma questão de mercado. Se o governo oferecer remuneração abaixo de mercado, os profissionais migram para outras regiões”, observou.
Tanto João Mário como Júlio Ruivo são favoráveis que a Ferrovia Norte-Sul deva passar pela região central. Para o presidente da AM-Centro isso seria uma grande ferramenta para o desenvolvimento da regional, somando-se as rodovias RST-377 e BR-287. “Principalmente no momento em que estamos vivenciando uma supersafra de grãos. Isso nos dá base para brigarmos pela Ferrovia Norte-Sul. E o governo dever responder positivamente por essa melhoria da infraestrutura, que é vital para a produção primária”, comentou. Júlio Ruivo completou, dizendo que é necessário que se invista no sistema intermodal. “Precisamos dessa interação entre a rodovia e a ferrovia, pois uma complementa a outra, facilitando assim o sistema intermodal em nossa região”, relatou.
Questionados pelo repórter Ronaldo Schmidt sobre a sintonia existente hoje entre os dois prefeitos tanto na direção da AM-Centro como do Consórcio Intermunicipal da Região Centro, mesmo sendo de partidos diferentes, ambos foram enfáticos em destacar que o trabalho é desenvolvido sempre pensando no benefício coletivo da comunidade da região Central. “O que importa é aquilo que é comum para todos, essa é nossa bandeira de luta”, afirmou o prefeito João Mário Cristofari. Conforme ele, na direção da entidade, está se tendo a capacidade de ir ao encontro dos interesses da comunidade da região. Para Júlio Ruivo o municipalismo tem sido a principal bandeira de luta das duas entidades. “Nós temos no país uma carência disso, uma vez que a maior parte da renda tributária se concentra na União e no Estado, e quem sofre com isso são os municípios”, concluiu o prefeito santiaguense.