quinta-feira, 15 de julho de 2010

URI adquire equipamentos de alta tecnologia

A URI - Campus Santiago, tradicional Instituição de Ensino e Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, através dos Cursos de Arquitetura, Engenharia Agrícola e Agronomia, fortalece mais uma vez os conceitos de uma Universidade perante a sociedade através da execução do Projeto de Extensão: “Desenvolvimento e Implementação Piloto de um SIG Municipal Corporativo para Apoio ao Desenvolvimento Local e Regional Sustentável”, tendo como coordenador o Prof. Attus Pereira Moreira.
Atenta à rápida difusão e popularização dos Sistemas de Informações Geográficas – SIGs, como instrumento de análise, visualização e interpretação de dados geográficos e cientes que um grande número de municípios brasileiros vêm buscando ferramentas e técnicas que auxiliem a melhorar sua capacidade de gestão. A URI vem trabalhando na idealização e coordenação do projeto que trará benefícios a toda sociedade acadêmica e profissional da região de Santiago – RS.
O objetivo principal do projeto é desenvolver e implementar a versão piloto de um SIG municipal corporativo para apoio ao desenvolvimento local e regional sustentável.
Para a implementação do Projeto, a URI buscou se estruturar com equipamentos de alta tecnologia, através da parceria com a empresa MANFRA & CIA LTDA, adquirindo equipamentos como Sistemas GNSS, Estações Totais, Níveis Digitais e Softwares da linha LEICA Geosystens. Os mesmos serão aplicados em etapas do Projeto, como reocupação de pontos da Rede Geodésica de 2° Ordem de Santiago, implantação de marcos de 2° ordem nas demais cidades do Vale do Jaguari e Georreferenciamento de áreas rurais, entre outros.