sábado, 26 de fevereiro de 2011

Simplesmente fantástica

O post do Jornalista Julio Prates em seu blog é fantástica e esclarecedora vejam:

Máscaras, fantasias e meningites

Impressiona-me o nível das distorções, das invenções e das fantasias, credito tudo isso ao espírito carnavalesco.

Perdi a conta das dezenas de ligações que recebi de Jaguari, sei la quantos e-mails. E nisso tudo, reflito sobre a imaginação fértil das pessoas.

Nunca mais falei com o ex-prefeito Patias; sou amigo dele, muito amigo, porém, deixei bem claro que não o apóio em função do grupo político ao qual ele está cercado e amarrado. Ademais, durante o tempo em que atuei em sua Administração (ele é a principal testemunha disso) sempre defendi que ele fizesse uma aliança com o PMDB e com o PT, nunca escondi de ninguém minha posição.

Já há algum tempo, abri mão de notícias microcósmicas de Jaguari, mesmo que isso implique em perder leitores na cidade; é um assunto que não interessa; escolhi uma outra linha jornalística, menos regional, menos local, mesmo tendo bem claro que estou abdicando de centenas de leitores, que preferem esses assuntos e por razões óbvias vão noutros blogs e não no meu.

Segunda-feira a tarde, por volta das 15 horas, recebi uma ligação de uma pessoa conceituadíssima, uma profissional séria, de nível superior, idônea, uma pessoa que tem compromisso científico (e não com carnaval e alegorias); disse-me que estava estarrecida com os riscos que as pessoas estavam correndo em Jaguari e na região, pois haviam 29 casos suspeitos de meningite só em cidade, e mais dois em Santiago. Ela tinha dados, leu-me relatórios pelo telefone ...

Como todos os assuntos sérios que chegam ao blog, busco cercar-me de informações, só eu sei o quanto eu gasto de telefone por mês...fui atrás, corri, busquei, informei-me. Em nenhum momento passou-me pela cabeça guerrinhas políticas locais, picuinhas. Sempre estive imbuído de um espírito altivo de produzir uma informação correta. Muitas vezes erro e não tenho nenhum problema em pedir desculpas e dizer que errei.

Não sou de mascarar a Verdade, mesmo que seja proteger o muncípio, seus interesses ou seja quem quer que seja, prefeito, juiz, promotor, delegado, professor, pedreiro, guarda-noturno. Quanta coisa eu divulgo aqui em Santiago que meus próprios anunciantes ficam furiosos comigo; nessa semana vivi uma experiência traumática ao divulgar os resultados do exame de ordem em Santiago; mas queriam o que: que eu mentisse? Que eu sonegasse a informação?

Tão logo comecei tocar no assunto meningite no blog começaram a surgir, pari passu, desmentidos de todos os lados, pelos blogs, pelas rádios etc...E eu com os relatórios em mãos, dados e resutaltos de um laboratório. Quando, enfim, começaram os exageros, inclusive contra minha pessoa, dizendo que tudo eram boatos, invenções, decidi comunicar as autoridades, especialmente o Ministério Público, até para preservar a seriedade do assunto e resguardar os interesses do meu blog e a minha pessoa, pois eu não estava divulgando boatos, não estava mentindo e nem tinha interesse nenhum em prejudicar o carnaval de Jaguari e muito menos afetar a imagem de uma administração, muito antes pelo contrário.

Eu não tenho vínculos comerciais com a administração municipal de Jaguari, não tenho vínculos comerciais com o lado do ex-prefeito Patias, já disse que não quero envolver-me na política de lá, sou simpático ao grupo PMDB, PT e não escondo isso, por fim, jogo limpo com as pessoas. Minha preocupação era apenas em preservar a seriedade de um assunto que é da maior gravidade, afinal meningite não é brincadeira e a população precisava - ao menos - ser informada. E nem entrevistas como aquelas que negavam os casos indentificados mereciam prosperar, até porque elas insinuavam que minhas notícias eram boatos e invenções.

Estranho que tenham pensado isso de mim, pois bem sabem que eu não inventaria um assunto dessa magnitude e nem me prestaria para prejudicar quem quer que seja em cima de boatos e invenções.

Tempos atrás, houve uma troca de tiros entre um assaltante e um soldado que estava de guarda numa unidade militar local. Eu divulguei o assunto em primeira mão. O assunto era mantido a sete chaves, e foi uma bomba, um estouro, mexeu com toda a comunidade militar. Imediatamente, recebi um e-mail de um oficial me desmentindo. Retruquei e segui batendo no assunto, até que tudo foi estourou fatal. (Hoje, esse militar que mentiu para preservar sua unidade, me odeia e joga uns imbecis poetas contra mim que não sabem da verdade dos bastidores). Mas eu não arredei pé porque minha fonte era a mais confiável de todas, e eu tinha todos os depoimentos em cópias e tudo mais. É claro que eu vou morrer sem revelar minha fonte, mas ela sabia antes mesmo dos oficiais superiores os desdobramentos e me informava tudo em primeira mão, até porque algum motivo o colocava em conflito com o exército.

Agora, cá entre nós, como é triste ver blogueiros puxando saco de executivos e jogando contra seus próprios amigos. Gente com caráter assim não pode mesmo ir longe, não sem razão suas empreitadas viram em merda.

Assim é esse caso da meningite em Jaguari. Eu vou morrer e não vou revelar minha fonte, lá daquele telefonema de segunda-feira a tarde. Não é de longe a quem tanto suspeitam, pobre criatura, quanto injustiça cometem ao fazerem juízos sem bases, nem sempre o que aparenta é. Minha fonte é um homem, usa farda, me disse que está refletindo e não descarta tornar tudo público. Vamos aguardar.

Mas o que importa agora é que as máscaras caíram. O resto é fantasia.