quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Notícias da URI

Professora da URI aprovada no Doutorado
A Professora Lutiane de Lara, do Curso de Psicologia da URI – Campus de Santiago, foi aprovada recentemente no Doutorado, da UFRGS, em Psicologia Social.


Vem aí Seminário de Assuntos Contábeis
Acontecerá em Santiago, no dia 15 de abril, o Seminário de Assuntos Contábeis. Uma realização do CRC/RS em parceria com o Curso de Ciências Contábeis da URI - Campus de Santiago.
Mais informações em breve.


Curso de Instrutor de Trânsito acontecerá na URI
A URI – Campus de Santiago está preparando dois cursos de extensão com previsão de início para março, são eles: 5ª Turma do Curso de Instrutor de Trânsito e Curso de Instrutor de Trânsito – horas complementares conforme resolução 358 do CONTRAN.


Primeira fase do Projeto Futuri está completa
No dia 26 de janeiro, em reunião específica, foi entregue à Direção da Universidade, o relatório técnico referente aos primeiros desdobramentos práticos do Futuri, projeto que visa dialogar novos rumos e buscar a soma de ideias para definir objetivos e ações conjuntas e focadas nas necessidades da URI Santiago.
Baseado na ideia da mudança, a partir do planejamento participativo com foco em longo prazo foi constituído, inicialmente, em um estudo focado no cenário institucional, abordando oportunidades e ameaças externas e fortalezas e fragilidades internas da Universidade, elencando também, demandas e objetivos iniciais que desdobram em prática as necessidades organizacionais em âmbito de ensino, pesquisa e extensão.
Salienta-se que o Projeto ainda contempla outras três fases, Desdobramento, Monitoramento e Aprendizagem, todas desenvolvidas, como a primeira fase, de forma participativa, somando o apoio de acadêmicos, técnico-administrativos e docentes, o que possibilita uma análise legítima e de diversos pontos de vista frente aos desafios futuros.
Novo representante da URI no Conselho Regional de Administração
PORTARIA N.º 003/11 de 17 de janeiro de 2011, designa o Professor e Administrador FABIANO MINUZZI MARCON CRA/RS 13557, para exercer a função de Representante do Conselho Regional de Administração na URI Campus de Santiago, tendo como mandato o período de dois anos.
Os egressos do curso de Administração que desejarem ter o registro do conselho podem fazer na coordenação do curso.


Entrevistas do PROUNI movimentam Universidade
Está acontecendo, desde o dia 31 da janeiro, na URI – Campus de Santiago as entrevistas com os candidatos pré-selecionados para o Programa Universidade para todos.
De acordo com Grasieli Accorsi – responsável por esta etapa do programa na Universidade, “este é o momento de confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula”.
Acompanhe o cronograma:

1ª Etapa
31/01/11 a 03/02/11
Entrevista dos Candidatos pré-selecionados – 1º Chamada
11/02/11
Divulgação do Resultado – Candidatos pré-selecionados 2º Chamada
11/02/11 a 16/02/11
Período para agendar a entrevista – 2º Chamada
14/02/11 a 17/02/11
Entrevista dos Candidatos pré-selecionados – 2º Chamada

2ª Etapa
21/02/11 a 24/02/11
Inscrições dos candidatos
27/02/11
Divulgação do Resultado – Candidatos pré-selecionados 1º Chamada
28/02/11 a 03/03/11
Período para agendar a entrevista – 1º Chamada
28/02/11 a 04/03/11
Entrevista dos Candidatos pré-selecionados – 1º Chamada
13/03/11
Divulgação do Resultado – Candidatos pré-selecionados 2º Chamada
14/03/11 a 16/03/11
Período para agendar a entrevista – 2º Chamada
14/03/11 a 17/03/11
Entrevista dos Candidatos pré-selecionados – 2º Chamada


Escola da URI: Conhecimentos e Valores para toda vida

Promover a discussão de um ser humano realizado e realizador que possa interagir na realidade com responsabilidade, dinamismo, consciência crítica, criatividade, ética, autonomia e efetividade são alguns dos objetivos da Escola de Educação Básica da URI.
Na Escola da URI, o aluno é protagonista e ativo; o professor é orientador e mediador; o currículo é interdisciplinar e contextualizado e espaço/tempo é diversificado e flexível.
Matrículas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos até o dia 18 de fevereiro, na Secretaria.

Documentação Necessária para Matrícula

Educação Básica:
Cópia da Certidão de Nascimento;
Cópia da Carteira de Identidade (se possuir);
1 foto 3 X 4;
2 Cópias e original do Histórico Escolar;
Ficha de Requerimento de Matrícula devidamente preenchida.

Cursos Técnicos:
Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
Cópia da Carteira de Identidade;
Comprovante de residência;
1 foto 3 X 4;
2 Cópias e original do Histórico Escolar;
Ficha de Requerimento de Matrícula devidamente preenchida.


URI forma novas turmas

A URI- Campus de Santiago realizou na sexta-feira, dia 28, duas formaturas conjuntas: Engenharia Agrícola e História. A solenidade teve lugar no Salão de Eventos do Circulo Militar e foi presidida pela Diretora Acadêmica, professora Michele Noal Beltrão.
A próxima cerimônia de colação de grau acontecerá no dia 4 de fevereiro, no Grêmio de Subtenentes e Sargentos da Guarnição de Santiago, quando as turmas de Ciência da Computação e Psicologia receberam seus diplomas de graduação.


Ciências Contábeis da URI é o 2º melhor do Estado

O Ministério da Educação divulgou, recentemente, os dados de dois conceitos derivados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que servem para avaliar a educação superior do Brasil: o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC).
No RS, funcionam 51 cursos de Ciências Contábeis e 666 em todo o País. Os resultados obtidos pelo Curso de Ciências Contábeis da URI apontam como o 2º melhor curso do RS (entre 51) e o 19º do País (num total de 666).
Essa classificação obtida, de acordo com os critérios do MEC, consolida um trabalho que vem sendo realizado na instituição. O empenho da equipe de professores e funcionários, aliados à completa estrutura, juntamente com a dedicação dos alunos, possibilitaram chegar ao excelente resultado, que coloca o curso à frente de vários outros, pertencentes a renomadas instituições e com tradição, tanto no estado como no país.