segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Notícias da URI Santiago

Professor da URI em evento nacional de Cristalografia
O professor Giancarlo Belmonte, professor de Química do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da URI - Campus de Santiago participará da 20ª Reunião Anual da ABCr - Associação Brasileira de Cristalografia, nos dias 24 e 25 de fevereiro no Laboratório Nacional de Luz Síncroton, em Campinas/SP.
Na oportunidade, o professor fará a apresentação do trabalho “Estruturas de um polimorfo novo de 1,2-bis (4-bromofenil) diselano em P21212 e a re-determinação de estruturas de 1,2-bis (4-bromofenil diselano e 1,2-bis (4-clorofenil) diselano em P21/n". A síntese de novos materiais inorgânicos é a vanguarda no desenvolvimento de semicondutores e nanopartículas para utilização em diversas áreas tecnológicas: de fármacos à microcomponentes eletrônicos.


Professora da UFRGS visita a URI
A URI - Campus de Santiago recebeu, no dia 02 de fevereiro, a simpática visita da Professora Ana Regina Berwanger que atua no Curso de Arquivologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Na ocasião, foi recebida pelos diretores Jorge Padilha dos Santos e Michele Noal Beltrão, que fizeram as cortesias da casa. A professora Ana visitou vários setores, com destaque para a Biblioteca Perserverando Bochi.

A Universidade agradece sua visita, bem como a Senhora Ilka Fank e ao professor Rodrigo Neres - Coordenador de Cultura da SMEC de Santiago pela gentileza de a terem acompanhado até as dependências do Campus. A URI lembra que está sempre aberta para receber e acolher os visitantes.

Desafios e Perspectivas para o retorno às aulas
O início do ano letivo para os colaboradores da Escola e Universidade será marcado por um momento de aprendizado e integração, com a palestra “Desafios e perspectivas para as Universidades Comunitárias”, ministrada pelo professor Ney José Lazzari, Presidente do Comung e Reitor da Univates – Lajeado, no dia 21 de fevereiro, às 19h, no Auditório Nobre da Universidade.
Na mesma data, das 13h 30min às 16h, acontece a reunião de apresentação dos setores e Universidade aos colaboradores novos. Para o encerramento das atividades, será oferecido um jantar de integração na AFURIS. Confirme sua presença no jantar, até o dia 17 de fevereiro, com o Departamento de RH.


Volta às aulas com novidades
Um momento tão aguardado pelos novos acadêmicos da URI e é o início das aulas. Muita curiosidade está presente, desde o momento de primeiro contato com colegas e professores, até a observação da estrutura da URI, que será a segunda casa de muitos deles a partir deste ano.
A Direção da URI está especialmente empenhada em proporcionar as melhores condições aos alunos, no que diz respeito ao Ensino, Pesquisa e Extensão.
Dentre as ações previstas para 2011 estão a continuidade de seminários, viagens técnicas, a intensa utilização de laboratórios, o desenvolvimento de pesquisas relevantes, o acompanhamento ainda mais próximo do aluno, para potencializar seu desempenho.
Como novidade, a URI realizou, no período de férias, melhorias na estrutura física tanto da Escola como da Universidade, que podem ser percebidas no retorno às aulas, o qual acontece no dia 22 de fevereiro, com muitas surpresas e novidades.

URI é destaque no Canal Rural
Assista terça-feira, dia 22 de fevereiro, às 7h no Programa Técnica Rural, do Canal Rural do Grupo RBS a entrevista que a Jornalista Ana Lúcia Kist realizou com o professor do Curso de Agronomia da URI – Campus de Santiago Claiton Ruviaro, bem como os acadêmicos Jonas Dorneles e Cássio Vielmo.
O programa televisivo tratou sobre o cultura do soja, dando ênfase no projeto da Universidade “Manejo de água para irrigação de cultura de soja” o qual é desenvolvido no Campus Universitário em área experimental. A segunda parte do programa aconteceu na Empresa Sobradinho de Omar e Gisele Wenning, onde é realizada a técnica e prática da irrigação do soja com 10 pivôs.
Assista e confira mais um importante projeto da nossa Universidade.