quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


Porto Alegre/RS - O MNBD - Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito - fará uma manifestação em frente do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, nesta quinta-feira, 10/02, para, em um ato simbólico, "Abraçar o STF". O objetivo do Movimento é chamar a atenção das autoridades judiciárias brasileiras sobre a atual situação dos bachar� �is em Direito que, após 5 anos de qualificação em uma faculdade, precisam ainda passarem por um exame feito pela entidade privada OAB.


O MNBD foi criando no RS, em 2007, para fazer contraponto as posições da OAB, que desde a criação do exame tenta passar para a sociedade que a prova em questão ‘qualifica’ o profissional para o desempenho de suas funções jurídicas ‘em defesa do cidadão’, fato refutado pelos bacharéis.

Hoje, o MNBD está organizado nacionalmente, sendo presidido pelo Bel. Emerson de Lima Rodrigues, atuando na maioria dos estados da federação. No ato em frente ao STF haverá representações de diversos estados brasileiros, que depois de, simbolicamente, abraçar o STF, realizarão uma visita aos ministros e aos senadores da República, procurando, assim, mostrar a realidade e sensibilizá-los sobre as dificuldades e injustiças enfrentadas por uma categoria - os Bacharéis em Direito - que estão hoje ‘no limbo’, pois sequer consta no rol de profissões do Ministério da Trabalho.


Segundo Itacir Flores, Presidente do MNBD no RS, depois do surgimento do Movimento, a sociedade pode ter conhecimento dos problemas sociais e econômicos oriundos de um exame que reprova mais de 90% de seus postulantes. Este é um dos objetivos dos Bacharéis. ‘A sociedade também está tomando conhecimento de que, além de ser inconstitucional, a forma como está posto o exame é pura reserva de mercado, paraíso dos cursinhos e afins e, acima de tudo, é injusta e excludente, além de elitizar enormemente a advocacia brasileira’, enfatiza Itacir.


Por: Assessoria de Imprensa do MNBD)