quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Polícia Civil e URi articulam projeto


POLÍCIA CIVIL DE SANTIAGO E URI-CAMPUS SANTIAGO COM O APOIO DE OUTRAS ENTIDADES SOCIAIS FORMATAM PROJETO DE APOIO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA E VULNERABILIDADE SOCIAL.

No dia 15 de fevereiro, a Delegada Adjunta da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, Anai Mariani e a professora Anahy Azambuja de Oliveira, do Curso de Psicologia da URI, reuniram-se para a formatação de um projeto de parceria da DPPA, a Universidade, a Ong Casulo, o CREAS e o Centro de Referência da Mulher.
A partir de um encontro inicial vem sendo gestado este projeto que busca potencializar e otimizar a rede de apoio a vítimas de violência e em situações de vulnerabilidade social. Integrar efetivamente, as ações de acolhimento, atendimento e acompanhamento a partir de intensa comunicação e apoio conjunto é o objetivo destas instituições que ora vem construindo este projeto. No dia 09 de fevereiro, profissionais das instituições parceiras se encontraram no Centro de Referência da Mulher.
Na base do projeto, está a idéia de desenvolver ações/reflexões cuja intencionalidade é promover intervenções adequadas aos espaços demandantes a partir de articulação interinstitucional e de mobilização de parcerias. Entre elas, acompanhamento jurídico e psicológico em regime de prioridade a partir das demandas da DPPA e formação permanente e apoio psicossocial e agentes sociais, policiais civis e profissionais técnicos das diferentes instituições, além de reuniões sistemáticas de estudos de caso e avaliação das ações do projeto.
A universidade prevê o envolvimento do CEPP, através do curso de direito e da Clinica Escola do curso de psicologia, desde seus professores, supervisores e acadêmicos em final de formação.
Como momento inicial será realizado um levantamento de interesses e sugestões junto aos policiais de forma a que construam junto este que é um projeto – piloto a ser dimensionado e qualificado pó todas as pessoas envolvidas, sem hierarquia de saberes.
Na sexta-feira, dia 19, a professora Anahy esteve em contato com a equipe do Serviço de Assistência Social da Polícia Civil, de Porto Alegre, que está sendo parceira na construção inicial deste projeto.
Uma universidade comunitária como a URI constitui-se também, a partir das pesquisas e extensão que desenvolve junto à comunidade e que acabam por inserir os acadêmicos como cidadãos atuantes na sociedade.