terça-feira, 25 de outubro de 2011

Notícias do COREDE Vale do Jaguari

Na sexta-feira dia 21 de outubro, o presidente do COREDE VALE DO JAGUARI, professor Clovis Fernando Ben Brum, juntamente com os presidentes dos COREDES pertencentes à região funcional de planejamento 8 participaram de importante reunião na cidade de Santa Maria com representantes da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul, para definir os termos do seminário regional que será realizado no dia 31 de outubro naquela cidade. Tal seminário terá como objetivo além de avaliar os resultados do processo de participação popular cidadã estabelecer algumas prioridades para o próximo processo dentro dos temas propostos e que serão desenvolvidos pelos COREDES da região conforme segue:

Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã – Avaliação PPC; SEPLAG – Secretário João Motta.

Agricultura Familiar; COREDE Vale do Jaguari

Turismo Paleontológico; COREDE Central

Meio Ambiente – Resíduos Sólidos; COREDE Alto Jacuí

Infraestrutura e Intermodal Logístico; COREDE Jacuí Centro

Fortalecimento da Rede Urbana com base no segmento intensivo em tecnologia e na qualificação dos serviços. – Vilson Serro – Presidente da ADESM

Durante a reunião, o presidente Clovis Fernando Ben Brum, manifestou-se dizendo da necessidade de os COREDES serem vistos como uma ferramenta de governabilidade uma vez que independentemente de partidos políticos vem passando por diversos governos exercendo seu papel. Para tanto, é necessário esquecer a expressão comum : “representantes do governo e representantes dos COREDES “. Na mesma ótica salientou a importância da permanência do secretário durante todo o seminário uma vez que os temas realmente são de extrema importância regional de forma a merecer um seminário dessa envergadura.

O COREDE Vale do Jaguari, já começou suas atividades nas suas novas instalações no Campus da URI Santiago. De início, teremos amanhã, uma reunião com a Câmara Técnica de Turismo e Cultura, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Caminho das Origens, que a partir de agora, desenvolverá suas atividades também, na sede do COREDE. Em breve teremos mais novidades. O COREDE Vale do Jaguari encontra-se a disposição e já está atendendo novamente através do fone: 55 3251 4440.