sexta-feira, 27 de maio de 2011

“O Inferno é aqui”


No último domingo fui procurado em minha casa por um grupo de moradores do Corte Sete. Todos estavam muito nervosos e com os nervos a flor da pele. Conversando com eles sobre o motivo da revolta eles me convidaram para ir até os fundos da URI, mais precisamente em diagonal a antena da Rádio Santiago.
Mas ao atravessar a rua Osvaldo Aranha já pude visualizar o problema. Avistei uma imensa nuvem de poeira oriunda de uma pista de MotoCross que foi instalada no local.
Os moradores queriam que eu registrasse com fotos o tormento que eles vivem todos os domingos. Posso afirmar que realmente é um caos o barulho e principalmente a poeira que levanta da pista.
Um dos moradores disse: “O Inferno é aqui. Não temos mais paz, não podemos abrir uma janela, as plantas estão morrendo e ninguém faz nada. Será que teremos que agir com as próprias mãos, trancando a rua para todos?
Pedi calma a todos fotografei e na segunda comecei a procurar os órgãos competentes, já que pude constatar que o produtor de hortaliças Almir vez um grande investimento e tudo poder ser perdido em troca de um “lazer” de poucos.

Vejam o que dizem as autoridades:
Vereador Pelé – presidente da Câmara de Vereadores e primeira pessoa procurada pelos moradores:

- Bueno, já falei com o secretário Gildo que me garantiu que irá resolver a situação, pois a pista, parece que não possui licença ambiental. Finalizou.
Depois ligou na minha frente para o Gildo que me garantiu que a pista seria interditada.

Secretaria do Meio Ambiente:
Fui atendido por uma funcionária que comprovou que a pista não possui Licença Ambiental e nem Alvará para comercializar bebidas e outros gêneros no local
.


Promotoria:
Na promotoria fui informado que o promotor requisitou informações a prefeitura sobre o caso e que confirmadas as denuncias tomará as providencias cabíveis para o caso.

Polícia Ambiental:
Não consegui falar pessoalmente coma comandante Roselaine, porem ela foi até o local e por telefone me garantiu que não existe Licença para a pista funcionar.
Os proprietários da pista:
Conversando com eles foi relatado que possuíam a Licença provisória para abrir a pista, mas questionei que a licença provisória não autoriza o funcionamento. Foi então que eles garantiram que irão se enquadrar na Lei e solucionarão o problema da poeira.
Vamos aguardar a próxima semana.