sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

URI em foco



VER-SUS na URI Santiago



Os membros do Coletivo IntenSUS, que organiza e promove o VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), evento em parceria com a URI Santiago, convidam estudantes de diferentes cursos, bem como, estudantes da região, para que participem dos espaços de discussão na URI- Câmpus Santiago. O VER-SUS será no Prédio 9 da Universidade em diferentes horários, do dia 16 a 23 de fevereiro. Durante esta sexta, 15, está acontecendo a chegada dos estudantes ao Câmpus.
No sábado, dentro da programação do VER-SUS, às 16h, ocorrerão sessões de filmes no CineClio CineClube Santiaguense, na Estação do Conhecimento. Os participantes do evento estão convidados, bem como, a comunidade em geral. Segue abaixo os filmes:

Xadrez das cores
Sinopse: Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez. 

Eu Não Quero Voltar Sozinho
Sinopse: A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana, entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel. 

10 centavos
Sinopse: Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico. 
O projeto VER-SUS foi criado em 2002 pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e tem como objetivo principal o de facilitar a compreensão da lógica de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), seus princípios e diretrizes. Esses estágios constituem importantes dispositivos que permitem aos estudantes experimentar um novo espaço de aprendizagem que é o cotidiano de trabalho das organizações de saúde e das demais instituições da rede de assistência, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de saúde da população. Atualmente, o projeto é realizado em larga escala, em vários estados brasileiros, e é parte da política prioritária do Ministério da Saúde que financia as edições via CIES (Comissão Estadual Permanente de Integração Ensino-Serviço) e também em parceria com a Rede Unida. Mais informações pelo versusantiago@gmail.com.


Rádio URI com nova marca



A Rádio URI FM, 106.1, possui uma nova marca. Nela, foi inclusa a marca da Universidade, instituição que completou seus 20 anos em Santiago e que conta com este grande instrumento de comunicação a serviço da comunidade.
Neste ano de 2013, preocupada em aliar música e informação, a emissora está implantando mudanças na programação, e, para alavancar algumas dessas mudanças, um passo muito importante foi dado no mês de agosto de 2012: o Núcleo de Comunicação da Universidade, então formado por uma Publicitária, uma Jornalista e uma acadêmica, juntou-se à Rádio URI FM e hoje são um só: o NUCOM da URI.
O NUCOM fica na Rádio da URI, prédio 09, segundo andar, no Câmpus. Atendemos pelo (55) 3251 3151 (ramais 201, 242 ou 269) ou 3251 1111. Envie-nos e-mail para imprensa@urisantiago.br ou nucleo@urisantiago.br. Nas redes sociais, estamos presentes! Encontre-nos pelo twitter @uristgo ou pelos nossos perfis no Facebook.


URI Santiago participa do VER-SUS em Cruz Alta

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões participou do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), em Cruz Alta. Além da URI, mais três universidades gaúchas participaram: Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Franciscana (Unifra) e Unicruz, onde o grupo ficou hospedado. De 27 de janeiro a 10 de fevereiro, o grupo de universitários realizou rodas de conversa e vivências, e além de Cruz Alta, a equipe esteve no município de Selbach, no qual conheceu o sistema básico de saúde e projetos realizados pela Secretaria de Saúde. Os versusianos estiveram também em locais como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Na programação, ainda teve visita ao Assentamento Seival e um encontro na Secretaria de Saúde de Cruz Alta, entre muitas outras atividades.
Criado através do Ministério da Saúde em 2002, o VER-SUS oportuniza aos universitários a troca de experiências, demonstrando a atuação dos futuros profissionais na gestão do Sistema Único de Saúde, estratégias de atenção, controle social e processos de educação na saúde. Da URI, participaram os acadêmicos do 9° semestre de enfermagem Cléton Salbego, facilitador, e Mare Vane da Silva Cunha, versusiana. “Durante o dia a gente vivenciava os serviços de saúde e de assistência social e durante a noite a gente discutia e fechava os relatórios diários”, explica Cléton.
Cléton contou que foi uma vivência interdisciplinar: “Na faculdade, a gente estuda a questão da interdisciplinaridade e esta é a proposta do VER-SUS, que reúne estudantes das mais variadas áreas do conhecimento e proporciona uma troca muito rica”. Os cursos que participaram foram Biomedicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Terapia Ocupacional e Agronomia.

VER-SUS na URI Santiago- Os membros do Coletivo IntenSUS, que organiza e promove o evento em parceria com a URI Santiago, convidam estudantes de diferentes cursos, bem como, estudantes da região para que participem dos espaços de discussão na URI- Câmpus Santiago. O VER-SUS será no Prédio 9 da Universidade em diferentes horários, do dia 17 a 23 de fevereiro. Atualmente, o projeto é realizado em larga escala, em vários estados brasileiros e é parte da política prioritária do Ministério da Saúde. Mais informações pelo versusantiago@gmail.com.