terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Presidente da AM-Centro concede entrevista à imprensa e propõe processo de gestão também no setor rural

Presidente João Mário concede entrevista ao programa A Voz no Campo.


O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, João Mário Cristofari (PMDB), prefeito de Jaguari, concedeu entrevista ao programa A Voz do Campo, veiculado na manhã de sábado, 08, por uma cadeia de 9 emissoras de rádio. Na ocasião, João Mário destacou que os municípios, em especial da região central, estão passando por um processo de busca incessante de sistemas comuns para o pleno desenvolvimento. “Mas para isso temos que ter a capacidade de articular os interesses”, observou o presidente da AM-Centro.
No tocante ao setor agropecuário, João Mário Cristofari frisou que é preciso construir e organizar as cadeias produtivas existentes nos municípios. “Todavia, precisamos qualificar a gestão na propriedade rural. Temos que nos organizar para buscar mercado. O mercado competitivo exige isso”, apontou o presidente.
Para ele, o setor agropecuário da região se acostumou a produzir para a subsistência. “Na verdade, temos que nos preocupar é na geração de renda, e para isso temos que ter qualidade de produto e de gestão na propriedade rural para alcançarmos o pleno desenvolvimento”, explicou. De acordo com João Mário, um bom exemplo para isso, poderá ser buscado do processo do associativismo.
O programa A Voz do Campo, apresentado ao vivo pelo radialista Marcelo Brum direto da Fazenda Cristo Reis, de propriedade do agropecuarista Nilton Brum, em de São Vicente do Sul, às margens da BR-287, contou com a presença do deputado estadual Ernani Polo (PP), e dos prefeitos de São Francisco de Assis Horácio Brasil (PP), de Capão do Cipó Alcides Meneghine (PMDB), de São Vicente do Sul Fernando Paim (PP), e do vice-prefeito de Unistalda Moacir Antoline (PT), além de vereadores e presidentes de Sindicatos Rurais de municípios vizinhos.

.......................................................................................

Prefeito se reúne com representantes da Corsan
Na pauta a discussão sobre a renovação da concessão

 Prefeito se reúne com representantes da Superintendência da Corsan.  

O prefeito de Jaguari João Mário Cristofari (PMDB) esteve reunido na semana que passou com representantes da superintendência regional da Corsan. Na pauta do encontro que teve por local o gabinete do prefeito no Centro Administrativo Municipal, na praça Gilson Carlos Reginato, esteve a questão da renovação ou não da concessão dos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto para a estatal.
João Mário Cristofari disse aos representantes da Corsan que fazem 3 anos que busca um canal com a direção da estatal para discutir a renovação dessa concessão por parte do município. “Agora, teremos que construir uma nova relação. Sentar à mesa e discutir o convênio com a Corsan, ou seja, precisamos passar para a ação efetiva”, comentou o prefeito durante o encontro.
De acordo com ele é preciso que seja feito um protocolo de intenções, onde estejam definidas as atribuições de cada um dos parceiros, ou seja, da Corsan e da prefeitura. “Enquanto isso, vamos estudar a viabilidade de se fazer um aditivo ao convênio que estava em vigor”, manifestou João Mário.
Para o prefeito jaguariense, que esteve acompanhado do vice-prefeito Sidi Santos (PT), se é para fazer um convênio em que a Corsan não faça nenhum investimento no município, então é melhor que o município assuma esse serviço. “Se é para não fazer nada, nenhum investimento, que o controle fique para o município”, concluiu.
Essa semana, o gabinete do prefeito foi comunicado via e-mail, que está agendado para o próximo dia 7 de março, um encontro com a direção técnica da Corsan em Porto Alegre, para se tratar do Plano de Saneamento Básico e conseqüentemente da renovação da concessão dos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto pela estatal.

.........................................................................................

Qualidade nos calçamentos começa pela microdrenagem

 Secretaria de Obra promove conserto de canalização e 
obra de microdrenagem para a pavimentação

Estamos buscando incesantemente a qualidade nos projetos de calçamento que estaremos implantando na cidade. A afirmação é do prefeito João Mário Cristófari ao explicar no programa semanal Bom Dia Prefeito - levado ao ar na segunda-feira, as 8h30min, na rádio Jaguari AM - a demora do processo de desenvolvimento das obras de calçamento da cidade. Conforme ele, é preciso realizar calçamentos bem feitos, começando, inclusive, pelas obras de microdrenagem (esgoto pluvial). “Nossa proposta é cada vez mais oportunizar qualidade de vida para a nossa população”, apontou.
Conforme João Mário, nessa primeira fase do projeto de pavimentação de vias urbanas, o valor licitado foi de R$ 328.915,14, recurso necessário para o calçamento nas ruas: São Xavier, Ferroviários, Santa Catarina, Paraná, João Valdemar Nunes e 14 de Julho.
Ao todo nessa primeira fase, serão 5.540 metros quadrados de calçamento, 1.533 metros de meio-fio, 2.465 metros quadrados de calçada, 703 metros de drenagem pluvial, e 14 unidades de boca-de-lobo. A empresa vencedora das obras, terá um prazo de 8 meses para a sua conclusão. “Certamente iremos à busca de mais recursos para ampliarmos os projetos de pavimentação nas vias urbanas de Jaguari que ainda não dispõem de calçamento”, comentou o prefeito.
  
........................................................................................

Equipes da Secretaria de Obras atuam em vários frentes de trabalho


Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Trânsito estão atuando em várias frentes de trabalho no município neste período. A informação é do coordenador da secretaria Miguel Salvador Alves. Conforme ele, somente na semana que passou a Secretaria de Obras esteve realizando o conserto de uma canalização na rua Emílio Sesti, no bairro Santa Rosa, onde ocorreu um rompimento no sistema de microdrenagem naquele local, provocando um vazamento e conseqüente desmoronamento da pavimentação.
Miguel Salvador informa que duas outras equipes estiveram promovendo consertos e reparos nas escolas municipais São José – no centro da cidade – e Vanda Maria Silva, localizada no 4º Distrito do município. “São consertos e reparos de emergências visando dar condições a esses educandários para o início das aulas no próximo dia 27”, explica.
Nos próximos dias, uma outra equipe da Secretaria de Obras deverá se deslocar para o bairro Promorar, onde também serão efetuados serviços de melhoria da infraestrutura daquela comunidade. “Esse tipo de serviço é diário, não para nunca”, ressalta Miguel Salvador.