quinta-feira, 7 de março de 2013

Presidente da AM-Centro participa de reunião com o MP estadual


Presidente da AM-Centro se reúne com o MP em Porto Alegre.
O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado João Mário Cristofari, atual prefeito de Jaguari, esteve participando no dia 27 de fevereiro, em Porto Alegre, de uma importante reunião no Ministério Público do Rio Grande do Sul, juntamente com outros presidentes de associações de municípios gaúchos. Na pauta do encontro esteve a elaboração de um protocolo de intenções, que será coordenado pelas associações dos municípios, e com a participação do MP, Corpo de Bombeiros e Assembleia Legislativa, para definir um Plano Estadual de Classificação de Estabelecimentos, visando a liberação e concessão de alvarás para Clubes Sociais, Casas de Espetáculos, Boates e similares. “A reunião foi provocada em razão da tragédia da boate Kiss em Santa Maria, que vitimou até aqui 240 vítimas”, relata o presidente.
De acordo com João Mário o protocolo deverá ser firmado até o final do mês de março, com a participação do próprio Ministério Público do Estado, Corpo de Bombeiros e Assembleia Legislativa, e irá padronizar e viabilizar as concessões de alvarás nos municípios mediante um Plano de Classificação dos Estabelecimentos a serem licenciados para funcionamento. “Entendemos que somos gestores públicos para resolvermos os problemas que aflijam a nossa comunidade e, é nisso que estamos empenhados, ou seja, estamos trabalhando para acharmos um ponto comum que sejam bom para todos”, aponta.
Conforme o presidente da AM-Centro, atualmente existe uma onda de “denuncismo” que não é bom para a sociedade e, de nada tem ajudado as comunidades, pelo contrário só cria problemas na medida em que coloca todos em pânico. “Nós estamos tratando com seriedade essa questão, buscando o assessoramento do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros e, agora da própria Assembleia Legislativa do Estado”, esclarece.
O presidente da AM-Centro destaca que as bases de um protocolo sugerido pelas entidades representativas dos municípios do Rio Grande do Sul, presentes a reunião em Porto Alegre no dia 27 de fevereiro, já está sendo estudado e em fase de elaboração e deverá ser firmado possivelmente até o final do mês. “Nessa proposta solicitamos um prazo de até 36 meses para que todos os estabelecimentos possam se adequar a essas normas, visando a concessão de alvarás e suas liberações”, indica João Mário.

       
........................................................................................

Prefeito João Mário conhece modelo de propriedade da Bacia Leiteira

Prefeito João Mário e Nilton Brum em visita a sala de ordenha.  

O prefeito João Mário Cristofari (PMDB) esteve visitando recentemente as instalações da propriedade rural do agropecuarista Nilton Brum, localizada no município de São Vicente do Sul, na divisa com Jaguari. Na ocasião, o prefeito jaguariense pode ver in loco o modelo de gestão desenvolvido na fazenda Cristo Reis.
Na propriedade de 800 hectares, há uma criação de 400 vacas leiteiras das raças Jersey e Holandesa, com uma produção de 3 mil litros de leite por dia. Também a propriedade rural possui uma área de pastagens e uma lavoura de soja de 300 hectares.
Para Nilton Brum, o diferencial de seu rebanho é a criação a pasto. “Além disso, ainda usamos tecnologia de ponta com o uso de inseminação artificial e o sistema de pastagens em rodízio com a gramínea Tifton”, explica. Segundo ele, isso permite que se use de oito a dez vacas por hectare, nas divisões de potreiros existentes na propriedade.
João Mário Cristofari mostrou-se bastante satisfeito em ter atendido ao convite do agropecuarista Nilton Brum, pois pode conhecer processos importantes na produção rural, que poderão ser implantados em propriedades rurais em Jaguari.


..........................................................................................

Campus do IFF de Jaguari promove primeiro curso internacional de formação agrária

Tanira Fabres e prefeito João Mário visitam instalação do IFF Jaguari.

O Instituto Federal Farroupilha, Campus de Jaguari, estará promovendo no período de 18 a 28 deste mês o primeiro curso internacional de formação agrária. Trata-se do curso de Análise-Diagnóstico de Sistemas Agrários e, que terá como facilitadores o Dr. Marc Dufumier, professor da Cátedra de Agricultura Comparada da França, e o Dr. Benedito Silva Neto, professor da Universidade Federal Fronteira Sul. O evento conta com o apoio da prefeitura jaguariense, e a parceria de instituições como: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (unidade de Santana do Livramento), Embrapa/Clima Temperado e Universidade Federal Fronteira Sul, de Cerro Largo.
De acordo com a diretora do IFF de Jaguari Tanira Fabres, o curso tem por finalidade oferecer um referencial teórico e metodológico para a análise-diagnóstico de sistemas agrários, visando tornar os participantes capazes de elaborar propostas de estratégias de desenvolvimento a partir de uma compreensão sistêmica e aprofundada da dinâmica local da agricultura.
Tanira destaca que ao final do curso, os participantes deverão estar aptos a aplicar técnicas de análise e planejamento da agricultura de forma a estabelecer linhas estratégicas de desenvolvimento a partir da hierarquização dos principais problemas da agricultura local e, a identificação dos tipos de agricultores, dos sistemas de produção e de alternativas de produção potencialmente mais importantes a serem considerados na definição de ações de desenvolvimento local, incluindo-se, dentre estas, projeto de PD&I.
Para a diretora do IFF Campus de Jaguari, a importância do evento está na medida em que o município, após o curso, ficará com o estudo de paisagem de cunho internacional para no futuro ter condições de fazer um planejamento estratégico local e até regional. Na manhã de segunda-feira, 04, Tanira Fabres recepcionou o prefeito João Mário Cristofari (PMDB) no campus da instituição. Na ocasião, eles visitaram todas as instalações da instituição que está passando por uma séria de melhorias visando sediar o curso, bem como o início do ano letivo em 2013.