sexta-feira, 1 de março de 2013

Maquinário da prefeitura se concentrará na melhoria e recuperação de estradas



O prefeito João Mário Cristofari (PMDB) determinou essa semana que o uso de máquinas e equipamentos das Secretarias Municipais de Obras, Infraestrutura e Trânsito, bem com da Agricultura, ficará limitado a realização dos serviços relativos à recuperação e à manutenção das estradas principais e secundárias da área rural de Jaguari.
Durante entrevista ao programa Bom Dia Prefeito, veiculado na manhã de segunda-feira, 25, na rádio Jaguari AM, João Mário destacou que a determinação justifica-se em razão da reivindicação de parte da comunidade, da necessidade urgente de recuperação das estradas principais e secundárias do interior do município. Questão, inclusive, que tem sido levantada no poder legislativo.
João Mário manifestou que é necessário que se faça uma concentração dos serviços de máquinas para uma efetiva melhoria em toda a longa extensão do sistema viário da região rural jaguariense. A determinação deverá ser cumprida até a completa normalização dos serviços.
Segundo o prefeito, quaisquer outros serviços de máquinas e equipamentos que se fizerem necessários no decorrer do período de vigência da ordem de serviço, somente poderão ser executados com sua expressa determinação. “Como existem muitas criticas, a partir de agora todas as máquinas estarão prestando serviços de recuperação das estradas rurais, ficando suspensos serviços a terceiros”, anunciou o prefeito no programa semanal de rádio.
 ...................................................................................

Comude começa a ser reestruturado em Jaguari

Uma importante reunião realizada na manhã de quarta-feira, 27, no gabinete do prefeito João Mário Cristofari (PMDB), deu início as tratativas para a reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Comudes. Além do prefeito João Mário, a reunião contou com a presença do vice-prefeito Sidi Santos (PT), da presidente da Câmara Municipal Cátia Siqueira (PDT), do presidente do Sindicato Rural Vilson Turchetti, do presidente da Associação dos Produtores de Leite Cleomar Guarda, do presidente da Associação Comercial e Industrial José Limana, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais José Carlos Minuzzi, do presidente da Cooperativa Agrária São José Dagmar Reolon, do presidente da Coagrijal Gerson Kurtz, e da representante do IFF Campus de Jaguari Helen Taschetto.
No encontro, o prefeito João Mário destacou como de vital importância no processo de crescimento de Jaguari, a reestruturação do Comudes, bem como sua efetiva participação nas ações de promoção do desenvolvimento harmônico e sustentável do município, por meio da representação das entidades que compõem o conselho municipal.
Um próximo encontro já foi agendado para o dia 6 de março. Na ocasião será definida a direção do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Jaguari, que terá como uma das atribuições coordenar o Processo de Participação Popular e Cidadã do Governo do Estado, que define recursos do orçamento geral do governo gaúcho para serem aplicados em demandas elencadas pela comunidade.



Presidente da AM-Centro propõe maior integração entre os municípios integrantes da entidade


“Temos que ter a capacidade de fazer com que nossos municípios se integrem”. A manifestação é do presidente da Associação dos Municípios da Região Centro,  prefeito de Jaguari João Mário Cristofari, na abertura da primeira reunião ordinária da entidade em 2013, ocorrida na noite de terça-feira, 26, no salão de convenções do Itaimbé Pallace Hotell, em Santa Maria, e que reuniu a grande maioria dos prefeitos dos 34 municípios que integram a associação.
Durante a reunião, o presidente da AM-Centro destacou a importância das comunidades dos municípios que integram a entidade poderem desfrutar dos conhecimentos e tecnologias produzidas pelas universidades e instituições tecnológicas existente na região. “Temos que nos empoderar desses conhecimentos produzidos por estas instituições na busca do nosso desenvolvimento”, destacou João Mário, lembrando que na região estão sediadas pelo menos cinco universidades e três institutos federais de educação e tecnologia. “São com os conhecimentos produzidos por estas instituições que poderemos gerar emprego e renda para nossas comunidades”, completou.
A reunião também serviu para uma apresentação do que é o Instituto Federal Farroupilha, que possui reitoria em Santa Maria, e campus nos municípios de São Vicente do Sul, Julio de Castilhos e Jaguari, além de outras regiões no estado. A exposição ocorreu através da reitora da instituição Carla Comerlato Jardim, e da diretora do Campus de Jaguari Tanira Fabres, que apontaram a estrutura física e organizacional da instituição e os cursos que são e que serão ofertados por ela, importantes para o desenvolvimento da região.
No encontro de prefeitos da AM-Centro também houve a assinatura do termo de contratualização do Programa Juntos para Competir, visando a capacitação de produtores do setor de ovinocultura. O programa é coordenado numa ação conjunta do Sebrae, Senar e Farsul, e já acontece em 8 municípios da região, segundo o gerente regional do Sebrae Jacques Jaeger, presente ao ato. O termo de contratualização foi assinado pelo presidente da AM-Centro João Mário Cristofari.
A reunião da entidade também apontou algumas preocupações dos municípios da região. Duas delas, foram apontadaa pelo prefeito de Santiago Júlio Ruivo que são: atraso no repasse dos recursos para a saúde por parte do governo estadual, e a revisão do acordo com o governo gaúcho no que se refere ao Transporte Escolar. Esta última, deverá ser tema da reunião da AM-Centro em março atendendo uma sugestão do prefeito de Santa Maria César Schirmer.
Outra preocupação foi apresentada pelo presidente da entidade, que é a diminuição cada vez mais dos repasses de verbas constitucionais tanto da União como do Estado. “Para isso, é importante que os municípios se integrarem a mobilização que a AM-Centro, juntamente com a Famurs e a CNM, irá fazer em nível nacional para a discussão da Reforma Fiscal e de um novo Pacto Federativo. “Queremos que ao menos estes temas sejam alvo de discussão nas próximas eleições do país”, esclareceu João Mário.
Ao final do encontro, a direção do jornal A Razão ofereceu um jantar aos prefeitos presente à reunião ordinária da AM-Centro, nas comemorações dos 78 anos do veículo de imprensa. “Nesses 78 anos, o jornal divulgou o nascimento de muitos municípios da região. Queremos continuar sendo parceiro de vocês”, disse o diretor do Grupo A Razão, Alexandre de Grandi.
  
FOTO – Presidente da AM-Centro fala aos prefeitos.