quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Prefeito João Mário assume presidência da AM-Centro



Prefeito João Mário e Julio Ruivo na AM-Centro.
Direção da entidade fica com o Vale do Jaguari

O prefeito de Jaguari João Mário Cristofari, PMDB, que tem se destacado regionalmente na defesa de projetos de desenvolvimento regional da região Centro do Estado do Rio Grande do Sul, bem como do Vale do Jaguari, foi eleito na manhã de terça-feira, 08, como o novo presidente da Associação dos Municípios da Região Centro, AM-Centro, que reúne 34 municípios. João Mário assume o cargo em substituição a Clovis Alberto Montagner, então prefeito do município de Faxinal do Soturno. Como vice-presidente da AM-Centro foi eleito o prefeito Júlio César Viero Ruivo, PP, de Santiago, município também integrante do Vale do Jaguari.
Aos 54 anos, João Mário Cristofari, que já vinha exercendo as funções de vice-presidente do Corede Vale do Jaguari e da própria AM-Centro, assume a entidade com a proposta de articular ações que visem fundamentalmente a integração regional. “Não podemos só falar em integração regional, temos que praticá-la. Isso, estamos fazendo constantemente em nossa administração municipal”, lembra o prefeito, ao referir-se a projetos regionais que vem implementando no município como a conquista do Campus do Instituto Federal Farroupilha, a implantação da Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari, bem como o projeto de transformar o hospital da cidade numa instituição hospitalar microrregional. Quando assumiu interinamente a presidência da AM-Centro em 2012, João Mário já articulou na ocasião, uma reunião com a presidência estadual da Emater, buscando fazer com que a estatal desenvolva suas ações de apoio ao homem do campo, baseada no planejamento estratégico para o setor agropecuário dos municípios onde está inserida.
Na coordenação da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, o prefeito João Mário diz que pretende desenvolver um trabalho forte de integração regional, buscando sempre a parceria de ações com o Consórcio Intermunicipal da Região Central, do qual foi eleito vice-presidente. “Pretendemos, eu e o prefeito Júlio Ruivo firmar esse elo com o CI para a efetivação de ações que visem a implantação de políticas públicas regionais nas comunidades de nossa região”, explica o novo presidente da AM-Centro.  
A eleição para a nova presidência da AM-Centro aconteceu durante reunião da entidade, que teve por local o Centro Marista de Eventos, localizado na BR-158, km 323, em Santa Maria, com a participação dos prefeitos dos 34 municípios integrantes da associação.
Após a eleição do novo presidente da AM-Centro, os prefeitos e assessores presentes ao encontro assistiram 3 importantes palestras que abordaram temas como: O Que Deve e o Que não Pode ser Feito, Durante o Mandato; Providências e Controle Orçamentário e Financeiro para o Mandato e Responsabilidade Civil, Penal e Administrativa dos Gestores Municipais”.
Na mesma reunião também foi eleita a nova direção do Consórcio Intermunicipal da Região Central, ficando na presidência o atual prefeito de Santiago Julio César Viero Ruivo; vice-presidente, o prefeito de Jaguari João Mário Cristofari; e Conselho Gestor formado pelos seguintes prefeitos: Valério Vili Trebien de Agudo; Rozimar Bolzan de Silveira Martins e Sérgio Coradini de Vila Nova do Sul.   

........................................................................................

Município investirá em pavimentação de ruas

Após dar inicio em 2012 ao projeto de modernização urbana, com a pavimentação de ruas da cidade – onde foram calçadas as ruas Vitório Lena e Severino Mello no bairro Nossa Senhora de Lurdes - a prefeitura de Jaguari irá intensificar o projeto em 2013. Para isso, após conquistar recursos junto ao Ministério das Cidades no valor de R$ 380 mil e, com a contrapartida do município na ordem de R$ 40 mil, serão calçadas seis ruas na cidade, que são: São Xavier, Ferroviários, Santa Catarina, Paraná, 14 de Julho e João Valdemar Nunes.
O secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente Renato Bolzan, destaca que de acordo com o projeto de modernização urbana da cidade, essas obras de pavimentação serão com pedra irregular de basalto. “Com o anúncio da liberação de 50% do recurso conquistado junto ao Ministério das Cidades, temos a verba necessária para dar início a essa obra tão importante para a nossa comunidade”, explica. De acordo com Bolzan, nesse projeto de pavimentação de 6 ruas na cidade, a prefeitura de Jaguari da continuidade ao processo que iniciou em 2012, e começa a concretizar as propostas apresentadas à comunidade quando das últimas eleições municipais.