sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Muitas melhorias na Biblioteca



A Biblioteca da URI Câmpus Santiago está de “cara nova” devido as grandes novidades que o setor vem recebendo. Para começar, foi concluído na última semana o treinamento do novo sistema chamado Pergamum. Em  32 horas, a equipe aprendeu a utilizar a parte de consultas, empréstimos, devolução e catalogação do novo sistema. Produzido pela PUC- Paraná, trata-se de um sistema de gerenciamento de bibliotecas, utilizado em todo o Brasil e Mundo. Bem conceituado entre bibliotecas universitárias, representa “ganho de tempo, dissemina e busca mais fácil a informação que os alunos precisam”, comentou Ana Carolina Acosta, Bibliotecária da URI. Portanto, os acadêmicos começarão o semestre com esta novidade, lembrando que também terão treinamento para a consulta on-line do acervo.

Além disso, entre as novidades, a biblioteca aumentou o número de livros para empréstimos; a renovação on-line pode ser feita cinco vezes; muitos livros estão sendo adquiridos, sendo vários ainda em processo de recebimento e nos últimos meses, ocorreu descarte de alguns livros, os quais foram para doação.

E quem pensa somente em livros quando lembra da Biblioteca, não pode esquecer que a mesma possui como material bibliográfico DVD’s, periódicos, CD’s, mapas e folhetos. Hoje, o acervo, somente de livros, está em 42 mil.

No período de férias, a biblioteca está aberta manhã e tarde, mas na volta às aulas, os turnos de atendimento serão manhã, tarde e noite.

Biblioteca da URI:
- Ambiente bonito, calmo e aconchegante, de muita leitura e estudos
- Equipe preparada e sempre disposta a auxiliar o usuário
- Conta agora com o Sistema Pergamum, que tem por finalidade melhorar a qualidade global dos serviços dos usuários, promover a cooperação no tratamento da informação e o compartilhamento de recursos de informação
- Aumentou recentemente o número de livros para empréstimo
- As aquisições de obras são constantes
- Material bibliográfico que compreende além dos livros, DVD’s, periódicos, CD’s, mapas e folhetos