quinta-feira, 4 de julho de 2013

Presidente da AM-Centro diz que algumas reivindicações das mobilizações que acontecem no país estão em sintonia com o Movimento Municipalista


Presidente da AM-Centro João Mário Cristofari.

O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, AM-Centro, João Mário Cristofari, atual prefeito de Jaguari, disse em entrevista à imprensa essa semana que algumas das reivindicações que estão sendo apontadas nas mobilizações por todo o Brasil, estão em sintonia com as bandeiras de lutas do Movimento Municipalista. Ele cita como exemplo, a proposta de Reforma Fiscal e de um novo Pacto Federativo, defendidas nas mobilizações. “Essas propostas vem ao encontro do que nós defendemos no municipalismo”, comenta.
João Mário destaca que esses pleitos são defendidos pelos municipalistas há muitos anos. “Há muito tempo que viemos reivindicando uma Reforma Política, a Reforma Tributária e um novo Pacto Federativo, pois nossos municípios já não dispõem de recursos necessários para atender a demanda da comunidade. Para se ter uma idéia da dificuldade por que passam os municípios, citamos como exemplo a distribuição dos recursos arrecadados com tributos pela União. Dos mais de R$ 1 trilhão arrecadado em 2012 pelo Governo Federal, somente 14% são repassados para os mais de 5 mil municípios brasileiros”, cita o presidente.
Ele frisa que o que está se vendo nas manifestações por todo o país, é que a comunidade quer um serviço público de qualidade. “Para isso, precisamos de financiamentos para que essas melhorias aconteçam”, observa o presidente da AM-Centro. “Quem não ouviu o João Mário falar da Emenda-29, de um novo Pacto Federativo, da Reforma Fiscal? Agora chegou o momento da participação popular”, enfatiza. Ele demonstra sua satisfação ao ver que a população entendeu que tem que participar. “Com essas mobilizações nas ruas o Movimento Municipalista está revitalizado e, isso contribuirá para o fortalecimento do municipalismo e no futuro para um equilíbrio financeiro dos municípios”, observa.
O presidente da AM-Centro também vê como positivo o aceno do Governo Federal para o encaminhamento de propostas de Reforma Fiscal, Reforma Política e um novo Pacto Federativo. João Mário frisa que algumas dessas questões farão parte da pauta da Marcha dos Prefeitos a Brasília que acontece de 8 a 11 deste mês. “Estamos nos organizando para a Marcha a Brasília, inclusive, já encaminhamos correspondência para todos os prefeitos da região conclamando a participação na marcha em Brasília. Será uma grande mobilização dos prefeitos de todo o Brasil, na defesa do Municipalismo”, conclui o presidente.





Começam os preparativos para comemorar os 93 anos de Jaguari
Prefeito João Mário em reunião em seu gabinete.

O prefeito João Mário Cristofari esteve reunido na tarde de terça-feira, 02, em seu gabinete, com a secretária de Educação Nádia Sonza Compagnoni, o secretário de Turismo, Cultura e Desporto Ronaldo Zanini Bertolo, e a dirigente municipal de Cultura Elimar Franco Frasson. Na pauta do encontro, os preparativos para o mês de aniversário de Jaguari, que acontece em agosto deste ano, quando o município estará completando 93 anos de emancipação político-administrativa.
Entre as atividades que serão desenvolvidas no mês de aniversário do município estão as inaugurações de projetos de pavimentações na cidade, da Unidade Básica de Saúde, bem como as novas instalações do Centro de Referência em Assistência Social, CRAS. Está previsto também a realização do Projeto o Grito Vai a Escola, Cavalgada em Homenagem ao Município, Missa em Ação de Graças na Linha 6-São Roque, e algumas atividades esportivas como o Torneio Internacional de Bocha e um Torneio Regional de Escolinhas de Futsal, entre outras atrações.
O destaque do mês de aniversário de Jaguari deverá ficar por conta da inauguração de fato do Campus do Instituto Federal Farroupilha no Chapadão, previsto para o dia 16 de agosto, e a reunião da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado que deverá acontecer no dia 23, contando com a participação da Confederação Nacional dos Municípios.
Uma nova reunião ficou agendada para esta sexta-feira, 05, no gabinete do prefeito João Mário Cristofari, quando então será definida a programação oficial de aniversário de Jaguari.