segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Acusado de receber propina, governador de Rondônia diz que abre sigilo e que não responde por cunhado



O governador de Rondônia, Confúcio Moura, e sua esposa, Maria Alice Moura, primeira-dama do Estado

Cercado de apoiadores, o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), foi ao Ministério Público Estadual (MPE) neste domingo (25) com a intenção de protocolar o pedido de quebra de seu sigilo fiscal e bancário, assim como o de sua mulher, Maria Alice Silveira Moura. Confúcio foi acusado de receber propina de uma empresa que presta serviços para o Estado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho (PSD). De acordo com o deputado, Francisco de Assis Oliveira, que é casado com Cláudia Moura, irmã de Confúcio Moura e também secretária de Ação Social, recebia a cada mês R$ 150 mil da Multimagem --empresa que libera margens de créditos consignados dos servidores públicos do Estado para as instituições bancárias. Ainda segundo o deputado, há fortes suspeitas de que um dos cheques tenha sido depositado na conta da primeira-dama. Hoje, Confúcio disse que não se responsabilizava pelos atos de seu cunhado. “Não posso falar por ele [Oliveira]. Não posso responder por ninguém, por outros não posso. Me responsabilizo apenas pela minha esposa, minhas filhas”, disse. O governador declarou que não vai pedir a quebra do sigilo bancário e fiscal de suas duas filhas (uma médica e outra dentista) que moram em Brasília. Sobre o envolvimento da esposa afirmou que contratou “um advogado que levantou todos os dados bancários dela, depósitos, transferências que estão à disposição do MPE”. Questionado sobre um cheque no valor de R$ 150 mil que seu cunhado teria recebido da Multimagem e repassado para uma imobiliária, Confúcio disse: “não tenho nenhum negócio com imobiliária, não tenho conhecimento de cheque, não autorizei nada, não sei, não vi, não mandei, não assinei cheques e não pedi nada. Pode rastrear telefone para verificar que não existe nenhuma fundamentação. Eles respondem por si, cada qual tem seu CPF e a polícia tem que investigar tranquilamente”. Apesar de o governador afirmar que iria protocolar quebra de seu sigilo fiscal e bancário junto com a esposa, o MPE não funciona neste domingo para esses tipos de serviços. O protocolo não foi realizado, ele apenas cedeu entrevista coletiva à imprensa. “Estou me apresentando ao Ministério Público e abrindo o meu sigilo fiscal e bancário, para que possa ser rastreado, para fazer as investigações necessárias”, disse Confúcio. No “tapetão” O governador afirmou que o deputado tornou público documentos e fatos sem fundamentação e feriu a Constituição Federal. “Estou aqui para mostrar a minha indignação. Essa denúncia é de um anônimo para o deputado”, declarou. Confúcio disse que já colocou a equipe de segurança pública a disposição da Justiça em outras denúncias de corrupção em seu governo. E que as declarações do deputado Hermínio já foram investigadas na Operação Termópilas, realizada há um ano pela Polícia Federal e o MPE. “O deputado está tendo um apoio e uma instigação de grupos de oposição, interessados em desestabilizar meu governo. Ele está interessado em ser governador no tapetão, isso é repugnante, teria que tornar toda minha votação nula, e fui eleito legitimamente pelo povo de Rondônia. Sou ficha limpa”, afirmou Confúcio.