segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sergio Marion sem medo: “O hospital estava superlotado e tinha pacientes no corredor. EU VI E OUVI”



Vereador Sergio Marion e o Secretário Fabiano Pereira


Sem medo de represálias ou outro tipo de ameaça o bravo vereador Sergio Marion (PT) reafirmou que o Hospital de Caridade de Santiago estava superlotado e com pacientes no corredores, sendo que apenas um médico atendia 46 pacientes.
Vejam o trecho publicado no  blog do vereador:
  
 "Reafirmei minha posição em relação ao hospital de caridade que vi e ouvi, onde se tem médicos sobrecarregados (46 pacientes 1 medico), falta quartos do Sus, vi pessoas atendidas no corredor... e que isto demostra a necessidade da UPA, sugeri que se coloque algum posto de saúde 24hs assim desafogaria os atendimentos do hospital, pois depois das 22hs a população não tem onde recorrer senão o pronto socorro." 

Colorados me "dão" o troco


Não Tem Time para Torcer


Parabéns pelas asneiras que coloca em seu blog, quem não tem time para torcer fica sacaneando o time dos outros.
Tu deve saber o que a imprensa da capital diz quem é o técnico de futebol que dá uns piti? Sei não!
Parabéns continua sacaneando porque esta dando certo, quanto mais fala mais tempo fica na fila, vocês são os IMORTAIS que mais morrem.
Parabéns mesmo pela criatividade.

Um forte abraço, um bom domingo, uma excelente semana, tudo na SANTA FÉ!

Jorge Ireno Reis

 ..............................................................................................................................................................................................................


Estádios



Hoje não tem como calar, pois estás entrando em uma área na qual com certeza tens pouca noção da realidade.

O Dr Koff, um dos dirigentes mais sérios do futebol brasileiro já chamou a atenção da real situação da arena e está fazendo de tudo para que haja uma renegociação, pois não deves ter notado que nas ditas receitas entram todas as receitas de tv, propaganda, bilheteria, nome do estádio e obriga que o grêmio page a entrada de todos os sócios no valor da partida!

Diferente de torcedores folclóricos, quem conhece a realidade dos contratos sabe que em ambos os casos há pontos que levam a ganhos e perdas, mas aparentemente a direção do Inter foi mais séria na condução do contrato, talvez por ter menos políticos envolvidos nas negociações!

A AG comanda as cadeiras vips(5000), os camarotes vips(novos os que foram construídos antes do contrato continuam com o Inter) e os Skybox, quanto ao nome do estádio que poderá se chamar Beira Rio Itaipava, por exemplo, já está definido que o nome do estádio vem antes e há sim parte do Inter neste nome, o lado que não acho legal nesta negociação é que houve pressão de fora do clube para que a AG fechasse nos termos do Inter!

Mas, caso queira ter uma visão mais realística do assunto procure escutar o toque de letra que vai te trazer informações de conselheiros que conhecem a situação.

Agora vai a flauta!

O "Odono" ferrou com o porto alegrense, fazendo dividir todas as receitas com a arena porto alegrense que tem 2 gremistas e 3 oas(devem ser baianos), deixou o Koff pendurado no pincel!

Um abraço!

Marcos Lisandro Vidal Paz



Valeu Amigos! Isso que é amizade e amor ao time de coração.

“Um perfil muito bom de qualidade” diz MEC sobre curso de Enfermagem




Com a organização didático-pedagógica satisfatória, corpo docente qualificado e infraestrutura exemplar, o curso de Enfermagem conquistou o conceito 4 diante de visita do MEC.  As duas avaliadoras estiveram na URI Câmpus Santiago de 17 a 19 de abril.

Conforme consta no relatório de avaliação, publicado no portal do ministério, “o processo de verificação in-loco fluiu dentro da normalidade, havendo coerência entre as informações protocoladas e a realidade constatada durante a visita”.

Na quarta-feira, 24, ao ser comunicada do conceito (que varia de 1 a 5), a Direção da Universidade emitiu o seguinte comunicado: “É com muita felicidade que comunicamos que o curso de Enfermagem da URI - Santiago, obteve na avaliação in loco do MEC, conceito 4. Certamente, pelo trabalho em equipe de todos (as). Sabemos que cada um fez a sua parte, motivo pelo qual o todo não poderia ser diferente. Nesses momentos, sentimos, mais e mais, a força de pertencer a uma Universidade Comunitária, comprometida com a sua gente, missão e princípios para uma educação de qualidade”.

O curso-  O curso possui 4.220 horas integralizadas em no mínimo cinco anos e no máximo em 10 anos. São ofertadas 40 vagas anuais, mas o sistema de desenvolvimento das disciplinas é semestral, sendo que as atividades teóricas ocorrem no período noturno e as práticas clínicas e os estágios supervisionados são realizados no turno diurno. Atualmente é coordenado pela enfermeira Silvana de Oliveira Silva, com mestrado em Enfermagem, possuindo 13 anos de atuação na instituição, sendo 10 no curso técnico de Enfermagem e três anos no curso de graduação. 


A seguir, algumas considerações finais da comissão de avaliadores: 

Abaixo, os seguintes conceitos por Dimensão:
Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica Conceito: 4,0
Dimensão 2 – Corpo Docente Conceito: 4,0
Dimensão 3 – Infraestrutura Conceito: 4,5

Destaca-se que o Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), atende aos requisitos legais e normativos pertinentes. Assim, diante do acima exposto e considerando ainda, os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e neste instrumento de avaliação, o Curso de Enfermagem apresenta um perfil muito bom de qualidade, ficando, portanto com conceito final 4.



Sábado foi dia de FLISOL na URI Santiago



Aconteceu no último sábado, 27, na URI Câmpus Santiago, o FLISOL 2013 (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre). Ele ocorreu simultaneamente em várias cidades da América Latina e pela primeira vez em Santiago.  O principal objetivo foi apresentar o Software Livre, sua filosofia, seus avanços e desafios, ao público que ainda não o conhecia ou que tinha pouca familiaridade.
O evento contou com diversas palestras, que foram ministradas por acadêmicos e voluntários. Também foram sorteados dois ingressos para o FISL 2013 (Fórum Internacional de Software Livre), e os acadêmicos contemplados foram Roger Campos Godoy e João Martins Pinheiro Junior, ambos do 1º semestre do curso. Totalmente gratuito, o FLISOL recebeu a doação de 2kg de alimentos não perecíveis por pessoa, os quais já foram doados para o Asilo Municipal de Santiago.
 “Ressaltamos a importância desse tipo de evento para o curso e para os alunos, pois foi uma ótima oportunidade para esses acadêmicos compartilharem saberes e multiplicarem os seus conhecimentos, aperfeiçoarem sua oratória, trocarem ideias, enfim, uma vivência inigualável”, salientou a coordenação do curso de Ciência da Computação.

O FLISOL integrou a programação dos 10 anos do curso de Ciência da Computação. Para o mês de junho, está sendo organizado o Tchê Linux.

Todos no combate ao mosquito da dengue



             

O programa de controle da dengue da Prefeitura de Santiago está sempre na luta contra focos do mosquito transmissor dessa doença. Mas para que haja sucesso, é imprescindível a participação de todo mundo. As pessoas precisam assumir a responsabilidade de manter cuidados básicos em suas casas, como não deixar água acumulada em recipientes, manter a caixa d'água fechada, colocar areia nos pratos das plantas ou lavá-los periodicamente com água, sabão e escova. Manter água parada é um risco à saúde pública, pois pode servir como depósito para as larvas do mosquito da dengue e, por isso, essa atenção é necessária para evitar proliferação. Receba em sua casa os agentes de saúde, pois são fortes aliados neste combate. Junto com você.
Siga essas dicas:
- Mantenha fechado caixas d'água, tonéis e latões.
- Limpe com escovação os bebedouros dos animais.
- Guarde os pneus velhos abrigados da chuva.
- Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises.
- Coloque embalagens de vidro, ata e plástico em uma lixeira bem fechada.
- Mantenha a piscina tratada o ano inteiro.
- Guarde garrafas vazias com o gargalo para baixo.
- Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia.

sábado, 27 de abril de 2013

Inter conquista o GAUCHÃO





PARABÉNS COLORADOS O GAUCHÃO É DE VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Negócio por um fio...


MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES VAI CASSAR CONCESSÕES DE RÁDIOS E TVS NO BRASIL

Se a Portaria Ministerial nº 112,  de 22 de abril de 2013, editada pelo Ministério das Comunicações   for aplicada no seu inteiro teor, 02 emissoras de Rádio de Santiago serão sumariamente fechadas e perderão a concessão.
A Portaria é clara em dizer que qualquer transferência do controle acionário, sem previa autorização do Ministério das Comunicações é falta GRAVÍSSIMA  e acarreta na cassação da concessão.
De outra parte, as emissora comunitárias estão proibidas de comercializar seus espaços. Se isso ocorrer a pena também é gravíssima e a concessão será revogada.
Todas as informações estão no site do Ministério das Comunicações  - www.mc.gov.br.
Guia legislação, ano de 2013. 
Fonte: Blog Limite da Verdade - http://limitedaverdade.blogspot.com.br/

Do Blog: Agora o negócio da rádio está nas mãos do Dr. Leudo Costa que possui toda a documentação da transação.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Hospital de Santiago já recebeu mais DOIS MILHÕES E SEISCENTOS MIL do Governo somente neste ano



Uma coisa que o nosso Hospital de Caridade não pode reclamar são dos repasses feitos pelo Governo do PT e PP.
Pois somente neste ano já chegaram aos cofres do Hospital de Santiago R$ 2.663.890,80 (dois milhões seiscentos e sessenta e três mil oitocentos e noventa reais com oitenta centavos).
Na próxima semana publicarei o valor dos repasses do ano passado.
Parabéns aos nossos governantes pela atenção ao povo santiaguense. 

Direito: fazendo de 2013 um ano especial



Pense em um ano especial. Cheio de palestras, lançamentos de obras, eventos festivos, seminários, etc. Assim está sendo o ano de 2013 para o curso de Direito, que comemora seus 15 anos. Hoje, possui cerca de 500 alunos. Já formou 19 turmas, sendo que a 20ª colará grau no próximo mês de janeiro. São cerca de 800 ex-alunos (egressos).
A aula inaugural do curso, em março, foi um show a parte. Contou com a presença de um palestrante nacional, falando sobre técnicas de aprendizagem para concursos. Também, o curso já viveu momentos especiais como o lançamento de um livro de um ex-aluno, o Vagner Tusi, o lançamento da 8ª edição da revista jurídica e a posse do Diretório Acadêmico. Há poucos dias, contou com uma palestra de um professor do Chile. Agora, prepara o II Seminário Internacional do Curso de Direito, III Ciclo de Egressos e a X Jornada de Trabalhos Discentes e Docentes. Será de sete a 10 de maio de 2013, no Salão de Atos da URI Santiago.
Até 30 de abril, o investimento para participar é de R$ 40. Após e no dia, R$ 45. Para assistir palestra individual, R$ 15. O local de inscrição é na coordenação do curso. Telefone: (55) 3251 3151, ramal 270, e-mail:direito@urisantiago.br. A promoção é da F5 e Rede LFG- Luis Flávio Gomes, com o apoio da URI e DA do curso. O evento está sob organização do curso de Direito.
Veja quem estará na URI Santiago:
07/05: “A Criança e a Lei: da Indiferença à Proteção Integral”. Palestrante: João Batista da Costa Saraiva (Juiz de Direito). Horário: 20h
08/05: “Atuação do Advogado na Administração Pública”. Palestrante: Celso Barp (servidor público municipal)- III Ciclo de Egressos. Horário: 14h
08/05: “Oportunidades para o Profissional do Direito”. Palestrante: Sandra Fabrin (servidora pública federal)- III Ciclo de Egressos. Horário: 14h
08/05: “O Sistema Penitenciário Brasileiro”. Palestrante: Amadeu Weinmann (advogado)- III Ciclo de Egressos. Horário: 19h30min
08/05: “Prisões Cautelares”. Palestrante: Jader Marques (advogado)- III Ciclo de Egressos. Horário: 21h
09/05: “Direito Urbanístico, Estatuto da Cidade e Desenvolvimento Urbano”. Palestrante: Luciano de Faria Brasil (Promotor de Justiça). Horário: 19h30min
10/05: “Mensalão, Nova Lei Seca e Populismo Penal Midiático”. Palestrante: Luis Flávio Gomes (Fundador e Presidente da Rede de Ensino LFG). Horário: 14h
10/05: “Perspectivas dos Direitos Humanos e a Alimentação na América Latina: Aprendizados a partir de exemplos vinculados as políticas e programas de Agricultura Urbana e Periurbana”. Palestrante: Alain Santandreu (Consultor da ONU). Horário: 19h30min

Projeto Negócio a Negócio seleciona estagiários

O projeto Negócio a Negócio, parceria URI Câmpus Santiago e SEBRAE, está selecionando estagiários, os quais devem estar cursando Administração ou Ciências Contábeis (a partir do 3° semestre). Existem vagas em Santiago, Bossoroca, Capão do Cipó, Jaguari, Mata e São Vicente do Sul.
A carga horária é de 20 a 30 horas semanais, de acordo com a demanda das empresas a serem atendidas.
Interessados devem deixar currículo e histórico no Departamento de Recursos Humanos da URI até 1° de maio. Para informações, ligue (55) 3251 3151.

Jaguari já possui seu Portal de Transparência



Cidadão de Jaguari agora tem acesso às informações da administração.

A prefeitura de Jaguari é uma das primeiras cidades da região a colocar no ar o seu Portal de Transparência, atendendo de forma antecipada o dispositivo da Lei Federal nº 12.527/2011, que regula o acesso a informação. “De acordo a lei de agora em diante, todo o cidadão tem direito de receber informações dos órgãos públicos, inclusive ter acesso às folhas de pagamento e de ter conhecimento dos salários pagos ao funcionalismo público”, destaca o secretário municipal de Finanças João Martins Pinheiro.
Conforme o secretário, as prefeituras, de acordo com a legislação, terão que estar preparadas para informar seus gastos, despesas de viagens de prefeitos, vereadores, funcionários, isenções de impostos e saber processar todos os dados públicos. “Os vencimentos de ocupantes de cargos de confiança e do funcionalismo de carreira terão que ser disponibilizados pelas prefeituras em seus portais na Internet”, completou.
A iniciativa de colocar estas informações no site da prefeitura de Jaguari antes do período estipulado pela legislação federal – os órgãos públicos tem até o dia 17 de maio para cumprir com a lei – foi uma ação conjunta da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Prefeito, Secretaria de Gestão Administrativa e Secretaria Municipal de Finanças junto a empresa RSWA, que elaborou e atualiza o site da prefeitura.
De acordo com a Assessoria de Comunicação para que o cidadão de Jaguari possa acessar as informações da administração municipal basta acessar o site da prefeitura que é: www.jaguari.rs.gov.br, e clicar no link “Transparência”. “Desta forma, todas as informações da prefeitura de Jaguari estarão acessíveis ao cidadão”, observou o jornalista Miguel Monte, assessor de comunicação.


.................................................................................

Presidente da AM-Centro representa prefeitos gaúchos em cerimônia no MPE
Presidente da AM-Centro fala no MPE em nome dos prefeitos gaúchos. 

O prefeito João Mário Cristofari, atual presidente da Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, AM-Centro, por convite do Ministério Público Estadual, esteve representando no dia 18, os prefeitos gaúchos durante a cerimônia de apresentação do Programa de Ação Compartilhada de Prevenção a Sinistros, proposto pelas associações de municípios, MPE, Corpo de Bombeiros e agora contando com o apoio do Banrisul que criou uma linha de crédito para financiar a compra de equipamentos.
De acordo com o prefeito de Jaguari, o programa tem por objetivo buscar soluções rápidas para a adequação às normas de prevenção a incêndios por meio de um conjunto de ações cooperadas para a regulamentação e adequação dos prédios públicos, privados, comunitários, e comunitários/privados nos municípios gaúchos. “Essa iniciativa vem ao encontro dos pequenos estabelecimentos que não possuem condições de executar de imediato o Plano de Prevenção Contra Incêndio”, argumentou.
Conforme ele, pelo programa apresentado, estes estabelecimentos pequenos terão um prazo para se adaptarem, fazendo nesse período um croqui e planta baixa de sua estrutura física, para posterior elaboração do PPCI. “Enquanto isso, também estaremos elaborando uma legislação municipal para a regulamentação desse plano”, informou.
Durante seu pronunciamento na cerimônia de apresentação do Programa de Ação Compartilha de Prevenção a Sinistros, que teve o plenário do MPE, o presidente da AM-Centro enfatizou que o programa irá oportunizar que seja encerrado o conflito de atribuições hoje existente no que tange a responsabilidades na liberação de estabelecimentos que atuem com eventos de aglomeração de pessoas.
João Mário destacou que o que se quer é que as coisas se ajustem dentro da realidade de cada município. “Esse plano não é para contrariar a legislação vigente e, sim, para que se tenha um prazo para as devidas adequações e bom censo para essas adequações”, explicou o presidente da AM-Centro.
Ele alertou que, embora o Programa de Ações Compartilhadas de Prevenção a Sinistros tenha sido lançado oficialmente, ainda existem algumas adequações a serem feitas para que efetivamente ele possa atender os interesses da sociedade gaúcha.


...............................................................................

Prefeitura é destaque como instituição pública de Jaguari
 
Sidi Santos recebe o troféu destinado a prefeitura.  
O processo de reorganização administrativa por que passou a prefeitura de Jaguari a partir de 2009, na coordenação do prefeito João Mário Cristofari, fizeram com que a instituição pública municipal conquistasse maior credibilidade junto à população. Prova disso é que em recente pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Jaguari através da empresa Alternativa Jr da URI Campus de Santiago, a prefeitura jaguariense obteve a preferência dos entrevistados como órgão público em destaque, com 57% de aceitação, contra 19% do segundo colocado.
Na noite do dia 20, durante jantar no Clube União de Jaguari, a ACI fez a entrega dos troféus aos preferidos pela comunidade. O prêmio “Reconhecidos 2013” como melhor órgão público de Jaguari, foi recebido pelo vice-prefeito Sidi Santos. A administração municipal também recebeu mais dois troféus, que são: Carnaval de Rua de Jaguari como Festa Mais Organizada, e Balneário Fernando Schilling, como ponto turístico mais bonito.
Para o vice-prefeito Sidi Santos, os investimentos feitos pela atual administração municipal na infraestrutura tanto do Carnaval de Rua como do Balneário Fernando Schilling, bem como a modernização da prefeitura como novos servidores – mediante concurso público –, aquisição de novas máquinas e veículos e a revitalização de praças e logradouros públicos, somado ao novo Sistema de Iluminação Pública, além da conquista do campus do IFF para Jaguari, referendaram a escolha da comunidade.


...................................................................................

Prefeito João Mário recebe prêmio pela ética na política e como expressão política do ano
 
Prefeito João Mário recebe prêmio das mãos do deputado Ernani Polo.
O prefeito de Jaguari João Mário Cristofari tem se constituído em uma das grandes lideranças políticas do município e da região centro do estado – ele preside atualmente a Associação dos Municípios da Região Centro do Estado. Sua visão empreendedora e articulação política, somado a implantação de um novo modelo de gestão pública, que contempla a sociedade como um todo e, busca a implementação de políticas de desenvolvimento para a cidade e a região, tem lhe oportunizado grandes conquistas. Uma delas é a implantação do Campus do Instituto Federal Farroupilha de Jaguari, localizado no Chapadão. Tais ações, fizeram com que o prefeito João Mário Cristofari recebesse pela quinta vez consecutiva o prêmio A Folha em Destaque, edição 2013, por sua ética na política e como expressão política do ano.
A cerimônia de entrega da distinção ao prefeito João Mário de Jaguari aconteceu no sábado, 20, durante jantar no Clube União de Santiago. Na ocasião, o prefeito jaguariense recebeu dois troféus: um por sua atuação ética na política; e outro, como expressão política do ano em Jaguari e região. Os troféus foram entregues ao prefeito pelo deputado estadual Ernani Polo, presente ao evento.
Na solenidade a administração municipal de Jaguari também foi contemplada com outros prêmios, como: Melhor Programa Social, entregue ao Projeto Água Limpa desenvolvido pela equipe de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde. O projeto tem por objetivo oportunizar que as comunidades da zona rural consumam água saudável por meio da implantação de cloradores artesanais em poços artesianos comunitários. Também o assessor de comunicação da prefeitura recebeu o prêmio A Folha em Destaque, como um dos melhores assessores da região.
De Jaguari ainda recebem o prêmio A Folha em Destaque na cerimônia ocorrida em Santiago, dia 20, as empresas Cristofari Acabamento e Construção, Zatur Terraplanagem, Vinhos DallaValle e Arno Varlei Mello Berger, como melhor empresa de materiais de construção, melhor empresa de terraplanagem, melhor vinícola e melhor advogado, respectivamente.

.....................................................................................

terça-feira, 23 de abril de 2013

Vander Guasso pode comprar Mercado da Cotrijuí




A notícia de que o empresário Vander Guasso pode comprar o Mercado da Cotrijuí deixou os funcionários eufóricos e muito felizes.
Vander Guasso é conhecido por sua seriedade e compromisso com seus funcionários, sendo um empresário que atingiu o sucesso sem cometer falcatruas ou se aproveitar de instituições que estão sem “controle” para ganhar migalhas ou ainda ganhar dinheiro administrando emendas parlamentares.
Todos estão torcendo que isso aconteça e que finalmente a Cooperativa pare de servir de trampolins para supostas negociações nebulosas que estão fadadas ao fracasso antes de serem concretizadas.

Vereador Marion quer explicações do Hospital de Caridade

imagem ilustrativa

Em seu pronunciamento nesta segunda o vereador Marion- PT, cobrou explicações do Hospital de Caridade de Santiago sobre pacientes atendidos nos corredores.
Segundo Marion é preciso que a administração venha a público explicar os motivos dos atendimentos no corredor, já que é alardeado que o hospital é modelo e possui um atendimento “diferenciado” e está superlotado sem sequer ter chegado o frio.
Já o vereador Claudio Cardoso, como era de se esperar, tentou defender a instituição dizendo que o hospital é regional. Porém o hospital possui convenio para atender pacientes na CTI e alguns exames e não em internações simples.
O vereador Marion também salientou que o frio sequer chegou e o hospital pode estar deixando de lado os pacientes do SUS.
Outra questão que o edil poderá questionar sobre a Unidade 500 que é a mais moderna, sendo que conta com camas, frigobar e televisões novas, mas não interna paciente do SUS. O questionamento é se a unidade foi construída com recursos públicos.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Policiais Civis de Santiago comemoram Dia do Policial com almoço de confraternização na AABB.



Numa iniciativa do Delegado de Polícia Regional, Cairo Adalberto Abreu Ribeiro, titular da 21ª Região Policial, com Sede em Santiago, foi realizado no último sábado (20/04) um Encontro Festivo na Associação Atlética Banco do Brasil de Santiago (AABB) reunindo delegados de polícia, agentes policiais e demais servidores da Polícia Civil juntamente com seus familiares.
O evento iniciou às 10:00h da manhã com a realização de um grenal entre servidores dos órgãos policiais de Santiago.

Ao meio-dia foi servido um almoço de confraternização que contou ainda com a presença de autoridades e convidados especiais.
O Delegado Cairo, aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho, o esforço e a dedicação de todos os servidores da 21ª Região Policial, que contribui para construir a boa imagem da Polícia Civil perante a sociedade.
O Decreto nº 9.208, de 1946, instituiu o dia 21 de abril como o Dia do Policial Civil e Militar, tendo como patrono o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”.

Fonte: 21ª DPR (David da Silveira Nunes).

Reflexões entre professores




No último dia 17, as coordenadoras dos cursos de Pedagogia e Psicologia da URI Câmpus Santiago, Mara Rubia Santos Melo e Anahy Oliveira, respectivamente,  participaram, com os professores destes colegiados, de workshop que reuniu professores do Departamento de Ciências Humanas da URI. O encontro, que ocorreu na URI Câmpus Frederico Westphalen reuniu coordenadores de cursos e de áreas, além de professores e alunos de todas as unidades da URI.

A programação iniciou com os pronunciamentos de  Rosane Vontobel Rodrigues, Pró-Reitora de Ensino, e de Silvia Regina Canan, Diretora Acadêmica da URI – FW.  

Os professores tiveram a oportunidade de refletir com o mediador do workshop, professor Ricardo Rossato, o qual abordou a temática “O papel das Ciências Humanas na Universidade". Ele alertou que a crise em que vive o mundo contemporâneo não é apenas econômica, mas profundamente enraizada numa ausência de sentidos para a vida, fruto da crise dos valores humanos, da humanização por excelência, da crise de ética e de caráter. Na 2ª parte do evento os professores reuniram-se por cursos, debatendo os fundamentos dos cursos, objetivo e perfil profissional.

Grupo Sangue Gaúcho



  
O Grupo Sangue Gaúcho de Santiago que nasceu da parceria dos amigos Welington, Contessa Moro e Andreata está despontando e animando fandangos pelo interior com sua música autêntica e bem campeira com um repertório bem conhecido, para saber mais e agendar bailes entre em contato pelo telefone (55) 96227857 email: sgsanguegaucho@gmail.com  vídeos no canal youtube gruposanguegaucho.

Nosso muito obrigado!

domingo, 21 de abril de 2013

Reflexão sobre Arena e Remendão





Desde a inauguração da Arena em dezembro do ano passado, os principais jornais do estado não deixam de publicar insistentemente os diversos impasses acerca do contrato firmado entre Grêmio e OAS, ou possíveis instabilidades entre o Grêmio e a APA, sempre colocando em dúvida a sobrevivência do clube no decorrer desses anos de contrato.
Pois bem, o Grêmio tem assegurado em contrato - vale ressaltar: foi desde o início explanado aos torcedores - a renda dos namig rights, sector rights repassados dentro dos 65% de toda a lucratividade da APA, seja em ingressos, shows e etc, além de 7 milhões ao final de cada ano, por 7 anos, após o que o valor repassado ao Grêmio aumenta. Ainda, vamos ter um CT novo, além da Arena não ser a garantia do negócio, ressaltando ainda que nosso estádio é novo, com custo estimado em 600 milhões.

Lendo uma reportagem do Correio do Povo, me chamou a atenção a entrevista com o senhor Max Carlomagno, presidente da comissão de obras do BRIO:
"(...).Por fim, a cessão dos ativos que remunerarão a Brio (renda de camarotes, cadeiras VIPs, catering, estacionamento, shows, publicidade, naming rights),que em sua maioria absoluta eram inexistentes, vão gerar uma perda de receita de menos de 4% de seu orçamento anual. Pensamos que não passe de R$ 7 milhões por ano." grifei.
  

"BRIO" é a superficiária do estádio vermelho, como a APA é da Arena. Esse senhor nos explica que o Internacional vai ceder à BRIO toda a renda dos camarotes, cadeiras VIP, estacionamento, shows, publicidade, carering e ainda os naming rights. Pra vocês terem uma noção, estas são as principais fontes de renda que um estádio novo proporciona e são exatamente essas que o Inter vai ceder à superficiária. O dirigente ainda destaca: "que em sua maioria absoluta eram inexistentes". É óbvio que eram inexistentes. O antigo estádio não dispunha de cadeiras VIP, estacionamento, a publicidade que só se faz presente em um estádio moderno esequer tinha à venda o nome do estádio! Essas são as vantagens de um clube modernizar a sua casa: poder explorá-la!  
Contudo, ainda é pouco. A cessão desses ativos, vão gerar no mínimo 4% de PERDA do orçamento ATUAL.  Isso significa que vai regredir. Isso mesmo. As receitas do clube alvi-rubro vão cair. Mas calma, só vão cair em torno de uns 7 milhões por ano. É uma estimativa, não se sabe ao certo o valor.



O dirigente ainda ressalta:
 "O Inter, por meio do modelo de negócio de parceria estratégica, pode permanecer focado naquilo que mais sabe fazer: montar times de futebol profissional; identificar, captar e desenvolver novos talentos; fazer a gestão da sua marca; desenvolver relacionamento com seus sócios e torcedores. Também preserva suas receitas fundamentais (sócios e bilheteria, TV, marketing, venda de jogadores) e potencializasse sua receita de estádio. (...)"
UFA! Eles ainda podem montar times de futebol profissional! Por um instante pensei que não tínhamos mais rival. Ah, eles podem também vender jogadores, muito bem colocado pelo dirigente. Na entrevista, ele também diz que a parceria durará 20 anos, ou seja, este é o período que o Inter terá que sobreviver com a renda de 80% das cadeiras, sem participação no lucro de shows, nem em estacionamentos, nem emnaming rights, nem em exploração de setores mais nobres do estádio, tampouco nasua publicidade.
Não obstante a exploração  que sofrerá o Inter pelas próximas duas décadas, ainda há a especulação de que o Beira-Rio seja a garantia do negócio. Se isso for real, o Beira-Rio corre o risco de ser penhorado, caso a BRIO não cumpra com suas obrigações. Além disso, o custo de manutenção em função do incremento de elementos que qualificam o equipamento, aumenta consideravelmente, tendo em vista que o Beira-Rio passou por reformas recentemente, ou seja, não tinha necessidade física de remodelação.

Sendo assim, compreendi que o Grêmio, tendo um estádio novo, alçado em 600 milhões, vai contar com 65% da lucratividade mais um valor anual, além de deter os naming rights, um Centro de Treinamento novo, uma lucratividade aumentada consideravelmente em relação ao Olímpico e poderá explorar sozinho ou em porcentagem com a superficiária demais setores da Arena. Já o Inter terá um decréscimo nas receitas, além de ceder ativos à superficiária sem receber nenhum valor durante os 20 anos. Pergunto: 
Quanto the hell vai custar ao Inter um estádio reformado?
Incrivelmente, os dados apresentados através dessa entrevista não receberam um maior destaque na imprensa gaúcha. Vai ver, não é do interesse local. Ou apenas não é bom que se torne!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Descoberta mais falcatrua do “Doutor Z”





Após Santiago tomar conhecimento dos crimes cometidos por um “adevogado” quando era estagiário da Universidade, onde ele cobrava para atender as pessoas pobres, agora estoura mais uma bomba.
O “Doutor Z” durante uma audiência verificou que seu cliente não chegaria a tempo.
Pois bem, mais uma vez querendo dar uma de esperto o “Dr. Falcatrua” apresentou o filho de seu cliente como o rapaz fosse o pai.
O “Dr. Lixo” obrigou o menino a se passar pelo pai e o pior assinar como fosse o pai.
Meu Deus até onde vão os crimes desse rapaz?
Será que ele comete fraudes processuais em todos os processos que trabalha?
Quantas falsificações ele já cometeu em sua curta carreira nas fileiras da OAB?

As denuncias não param. Amanhã irei me reunir com uma Juíza Leiga que diz ter “Cobras e Lagartos” pra me contar. Aguardemos....

NOTA PARA A IMPRENSA


MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
19º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA
(16º Grupo de Artilharia a Cavalo 1908)
GRUPO BARÃO DE BATOVY



Em 17 de abril do corrente ano, foram detectados vários focos de incêndio no interior do
campo de instrução, situado nos fundos do aquartelamento do 19º Grupo de Artilharia de
Campanha, provocados por civis não identificados, que transitaram irregularmente dentro da área de instrução. A equipe de combate a incêndio do 19º GAC foi acionada e controlou o fogo, evitando um dano maior ao meio ambiente, uma vez que o local possui vários pontos enquadrados como áreade preservação permanente, de acordo com a lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012.
Cabe ressaltar que o ingresso não autorizado em área sob administração militar constitui
crime militar capitulado no Art. 302 do Código Penal Militar.
Em virtude dos fatos, o 19º GAC intensificou a fiscalização no perímetro do aquartelamento, a fim de evitar o trânsito irregular de pessoas e prevenir o dano ao meio ambiente.

JOSÉ LEOPOLDINO E SILVA JUNIOR – Ten Cel
Cmt do 19º GAC

Retificação data Revisão de Unistalda



 A data de término do recadastramento no município de Unistalda é 
14/11/2013, e não a que foi informada.

As datas de inicio e fim corretas são:
- Capão do Cipó, início em 15/05/2013 e término em 13/09/2013;
- Unistalda , início em 15/05/2013 e término em 14/11/2013;
- Itacurubi, início em 15/05/2013 e término em 17/01/2014;

Atenciosamente,

Gidião Damian
Chefe de Cartório da 44ª ZE

Manhã de filme e discussão com catadores


O Cineclio Cineclube Santiaguense segue com suas intensas atividades: no último sábado, 13, às 9h, ocorreu sessão para a ARPES- Associação dos Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago. O filme foi A Margem do Lixo.
Estavam presentes catadores de materiais recicláveis de Santiago, estagiários de psicologia que realizam práticas junto a ARPES e demais acadêmicos. O professor de Psicologia Izaque Ribeiro acompanhou a sessão.   
A sessão encerrou perto do meio dia. Por mais de uma hora aconteceu uma discussão sobre o filme.  “Acreditamos que a sessão mobilizou as pessoas para novos olhares e com isso ficamos muito satisfeitos em poder utilizar do cineclubismo como forma de apropriação crítica do cinema e (re)discussão de suas vidas, seus fazeres, seus saberes”, completa Vilson Menezes, coordenador de atividades do Cine.

Enfermagem promove curso de gestantes


No último dia 12, ocorreu o 1° encontro do curso de gestantes promovido pela URI Câmpus Santiago através do curso de Enfermagem da URI. Com o nome “Curso de Gestante: Um Espaço de Vivências”, a atividade ocorreu nas dependências do Centro de Estágios e Práticas Profissionais – CEPP, no centro de Santiago, e contou com a participação de seis gestantes e dois futuros pais.
Conforme a organização do curso, a atividade superou as expectativas e envolveu dois momentos. Primeiro, foi realizada uma dinâmica reflexiva acerca do tema “Ser mãe e ser pai”. Posteriormente, os participantes foram conduzidos a uma dinâmica relaxante. “O encontro foi regado de depoimentos emocionantes, que contagiaram todos os envolvidos”, comentou a professora Sandra Diniz Ebling.  
A atividade foi planejada por um grupo de alunos do VII semestre de enfermagem, com orientação da professora Sandra e da enfermeira Carla Senhorinha. Ainda, houve a participação muito especial da coordenadora do curso de Enfermagem da URI, professora Silvana Oliveira, que também é gestante e está participando do grupo. O próximo encontro está agendado para o dia 26 de abril, às 18h15min.

Curso esteve em São Vicente- No último sábado, 13, acadêmicos de Enfermagem e Psicologia estiveram presentes no projeto Comunidade Saudável, em São Vicente do Sul. Em sua 8ª edição, e em uma promoção do Instituto Federal Farroupilha, teve como proposta difundir conhecimentos e aproximar a comunidade regional das Instituições de Ensino Superior da região. A URI desenvolveu atividades de extensão, com oficinas como saúde do adolescente, saúde do homem e saúde da mulher. As atividades foram coordenadas pela professora Sandra Ost, do curso de Enfermagem

Prefeito João Mário se reúne com coordenadora regional de educação


Prefeito João Mário em encontro com a coordenadora da 8ª CRE.
O prefeito João Mário Cristofari, acompanhado pelo vice-prefeito Sidi Santos, esteve reunido na semana que passou, em seu gabinete, com a coordenadora da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, professora Celita da Silva. Na pauta do encontro, as relações entre o estado e o Município no que se refere a questões da educação.
O chefe do executivo municipal de Jaguari comentou que durante a reunião com a coordenadora regional de Educação, também se tratou da situação do transporte escolar do município, bem como das demais cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, a qual é o atual presidente.
Para o prefeito jaguariense, o encontro foi na verdade, uma conversa preliminar para uma possível negociação entre o município e o estado, no que tange ao transporte escolar dos estudantes das escolas estaduais pelas prefeituras de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Santa Maria.


........................................................................................................................

João Mário se reúne com grupo da 3ª idade e anuncia Centro de Convivência
Prefeito faz anúncio ao grupo da 3ª Idade.

O município de Jaguari deverá ter um novo Centro de Convivência da 3ª Idade. O anúncio foi feito pelo prefeito João Mário Crstofari durante encontro que manteve com grupo de idosos no Centro de Referência de Assistência Social na semana que passou, acompanhado pelo vice-prefeito Sidi Santos, pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário Gabriel Rosa, e pelo vereador Lucas Cattelan.
De acordo com o chefe do executivo municipal de Jaguari, o novo Centro de Convivência da 3ª Idade será instalado no bairro Rivera, em uma área onde funcionava a antiga Capatazia do Daer. “Ali pretendemos implantar o Centro de Convivência, além de uma área de lazer com local para caminhada e uma Academia de Ginástica ao ar livre”, informou o prefeito.
João Mário Cristofari disse, também, que pretende implantar naquele local a unidade do Programa Estratégia Saúde da Família, ESF, que atualmente está instalada em prédio locado pelo município na Avenida Júlio de Castilhos. “Estamos aguardando apenas o parecer do Departamento de Patrimônio do estado para nos repassar essa área, para que possamos darmos andamento ao projeto”, acrescentou.
................

Campus do IFF de Jaguari intensifica ações para capacitação da mão-de-obra na região
Prefeito se reuniu com direção do IFF. 

O Campus do Instituto Federal Farroupilha de Jaguari, além dos cursos já existentes como: Técnico em Informática, Técnico em Agricultura e Técnico em Vendas – mais os cursos de Técnico em Agroindústria e Técnico em Administração que iniciarão em breve – está intensificando suas ações no sentido de capacitar a mão-de-obra existente na região do Vale do Jaguari.
Na semana que passou, a direção da instituição federal esteve em reunião com o prefeito João Mário Cristofari, em seu gabinete da prefeitura. Na pauta do encontro esteve a definição das áreas de abrangência das 280 vagas disponíveis para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, que serão desenvolvidos pelo IFF de Jaguari na região.
Conforme o prefeito, essa ação do IFF demonstra mais uma vez a importância que a instituição está tendo, não somente para Jaguari, mas também para toda a região. “Os cursos do Pronatec serão realizados não só em nosso município, mas igualmente nas cidades de Nova Esperança do Sul e Santiago”, esclareceu o prefeito que saiu do encontro satisfeito com o retorno que a instituição já está dando para a comunidade regional.
Os cursos a serem desenvolvidos pelo IFF, são: Agente Comunitário, Apicultor, Auxiliar Administrativo, Atendente de Lanchonete, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Auxiliar de Recursos Humanos, Camareira em meios de Hospedagem, Confeccionador de Bolsas em Couro e Material Sintético, Costureiro de Calçados, Cuidador de Idosos, Desenhista de Móveis, Jardineiro e Mestre de Obras.