terça-feira, 29 de novembro de 2011

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS NA WIZARD



No dia 24 de novembro, a Wizard recebeu seus alunos e convidados especiais para celebrarem, com um culto ecumênico, o Dia de Ação de Graças.
Esta data é comemorada mundialmente e, em alguns paises, como os Estados Unidos, ela é mais festejada do que o Natal. Em virtude de que, nesta data, não há consumo comercial. Na cultura americana o Dia de Ação de Graças é valorizado por ser um dia de louvor e agradecimento.
Em 1949, o Presidente do Brasil Gaspar Dutra, instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781 a qual, estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira do mês de novembro.
Portanto, a Wizard, acreditando que sempre faz-se necessário um momento de ponderação e gratidão pelas bençãos recebidas, realizou um culto ecumênico em louvor ao Dia de Ação de Graças. O evento contou com representantes da Igreja Evangélica, da Sociedade Espírita, da Rosa Cruz e da Igreja Católica que, com uma bela reflexão emocionaram a todos os que tiveram o privilégio de participar desse momento de alegria e agradecimento.

ESTUDANTES BRIGAM EM VIA PÚBLICA POR CAUSA DE UM TROFÉU.

A sra. L.M.L.D. registrou que a sua filha adolescente participou de uma gincana municipal e que na data de ontem por volta das 19h10min. a equipe foi buscar o prêmio na Estação do Conhecimento e quando se deslocavam em via publica em direção a Av. Júlio de Castilhos, durante o trajeto foram seguidos por um grupo de alunos das Escolas Apolinário e da Uri e quando estavam nas proximidades do QG pararam e nesse momento uma outra adolescente se aproximou da sua filha e passou a lhe agredir com socos e arranhões no rosto, além de puxões de cabelos. A agressora teve a ajuda de outros integrantes do grupo que impediram que os amigos de sua filha a auxiliasse no sentido de impedir as agressões. Quando a adolescente foi socorrida pelos amigos e retirada do grupo que lhe agredia, foi então encaminhada ao pronto socorro devido ter sofrido várias lesões, tendo inclusive sido agredida com um soco tipo “inglês” com pontas de alfinetes. O troféu recebido pela equipe foi danificado pelo grupo agressor

DANO
O sr. N.A.C. relatou que possui uma propriedade rural na localidade de Rincão Progresso, interior de Capão do Cipó, sendo que na ultima sexta-feira constatou que foi derrubado uma cerca que faz divisa com outra propriedade, sendo quebrados quinze palanques. Pelos rastros que ficaram no local a cerca foi derrubada com um trator. O comunicante suspeita que o dano foi intencional já que possui problemas na Justiça com um vizinho.

LESÃO COPORAL
A sra. M.M.P.L. comunicou que na manhã de ontem, por volta das 11h foi agredida fisicamente pela sra. L.S.S. a qual lhe desferiu tapas, chutes e arranhões. O fato ocorreu em via pública quando as duas se encontraram. A comunicante possuía um relacionamento com o ex-namorado da acusada que lhe manda mensagens e efetua telefonemas fazendo provocações. Que foi falar com acusada a respeito de suas atitudes quando esta partiu para a agressão. A comunicante disse que para se defende revidou as agressões, resultando lesionada nos braços e pernas e deseja representar criminalmente contra a autora. Salienta que esta em tratamento psiquiátrico devido a uma separação recente e que a acusada fica usando isto para lhe importunar.





PROGRAMAÇÃO DOS 170 ANOS DA POLÍCIA CIVIL GAÚCHA.

Na próxima quinta-feira (01/dez) será aberta oficialmente a Semana da Polícia Civil Gaúcha em comemoração aos 170 anos da Instituição, com a realização de um Culto Ecumênico. Na ocasião também serão entregues diversos Certificados de “Integração Polícia Civil-Comunidade” à personalidades previamente indicadas pelas regiões policiais, pelos relevantes serviços prestados a Polícia Civil.
A 21ª Região Policial com sede em Santiago indicou o empresário santiaguense Vilson Ferreira, para receber o referido certificado. Ambas solenidades ocorrerão no Auditório Delegado Cícero Amaral Viana, no Palácio da Polícia, na Capital do Estado,
No dia 02/12, às 9h, acontece a entrega da “Medalha Tiradentes” e a noite às 20h30min, Jantar-Baile, no Grêmio Náutico União.
No domingo (04/12) durante o Grenal os telões do Estádio Beira-Rio vão exibir um vídeo alusivo aos 170 anos da Polícia Civil e no dia 05/12, às 17h, homenagem da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O calendário de eventos ainda consta de diversas atividades como exposições, seminários, palestras, caminhada e a entrega de medalhas de 20 e 30 anos de serviço à servidores policiais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes)

Vai faltar água, mas é por uma ótima razão



Amanhã das 14h às 19h faltará água em toda a cidade, porém é por um excelente motivo. A Corsan estará colocando em funcionamento dois novos motores e modernos equipamentos para bombeamento da água da barragem até a ETA.
O investimento ultrapassa 1 milhão de reais e trará como principal benefício uma maior segurança e menos interrupções no abastecimento.
Está de parabéns a gerencia local través de seu gerente Rubem que desenvolve um trabalho silencioso, mas com uma eficiência nunca vista antes.


sábado, 26 de novembro de 2011

Diniz Cogo está “plantando”



Admiro muito o vereador Diniz Cogo pelo seu trabalho como única voz da oposição, bem como sua luta pra estruturar uma candidatura viável para as eleições do ano que vem.
Nesta semana estive conversando com ele e em meio a vários assuntos confirmou que é pré-candidato ao Executivo municipal para as próximas eleições. Porém deixou claro que não será por sua causa que o frentão poderá ser inviabilizado: “Sou um soldado do partido, se receber a missão de ser candidato aceito, mas caso contrário acatarei outra decisão”, salientou Diniz.
A novidade ficou por conta de sua pré-candidatura para deputado estadual, pois pelo que percebi o vereador está viajando pelo estado desenvolvendo um trabalho pelo PMDB muito semelhante ao que fazia a frente do COREDE e com isso vai “plantando” para quem sabe colher os louros em 2014.

Como chegar a 1 milhão



Recebi um vídeo feito por um leitor. Nele o rapaz fica cronometrando um site de informação onde exatamente a cada 6 segundos o contador muda, mais precisamente no dia que a página ultrapassou “a marca de 1 milhão de visitas”.
Depois na madrugada o tempo de mudança passa para 15 segundos. Ontem no Escritório da URI eu e vários colegas resolvemos verificar e realmente constatamos que o contador de visitas mudava a cada 10 segundos exatos. Foi muito divertido para não dizer patético.
Todos sabem que o contador não muda em um tempo exato isso é impossível, pois em um segundo várias pessoas podem acessar, bem como pode (principalmente na madrugada) ninguém acessar em uma hora.
Agora são 09h48min e o contador está mudando precisamente a cada 15 segundos, isto significa que pouco importa quantos visitam o site, pois ele está programado para mudar sozinho e com isso até os proprietários se iludem, pois nem eles sabem a verdade de quantas visitas realmente recebem.

Caso do Bairro Paineiras terá novidades

Apesar de este assunto estar sendo debatido pelo amigo Julio Prates, onde se discute se é possível construir um prédio com mais de dois andares naquele local, soube que nessa semana a URI, a pedido da prefeitura, expediu o parecer.
O documento diz que pelo projeto é possível construir, porém ele foi modificado pela Lei aprovada na Câmara de Vereadores.
Resumindo, a batata quente voltou para mãos do prefeito Julio Ruivo. Outros detalhes repassarei ao Prates que está mais bem informado.

Administração realizará sua 17ª Semana Acadêmica



O Curso de Administração da URI estará realizando a sua 17ª Semana Acadêmica, nos dias 29 de novembro a 02 de dezembro, no Auditório da URI. A temática abordará será A arte de administrar tendências na Gestão Moderna.
O evento é voltado para acadêmicos, professores e profissionais da área.
As inscrições devem ser realizadas com os integrantes do Diretório Acadêmico do Curso de Administração.

Corredores de Rua fazem bonito


A União dos Corredores de Rua de Santiago representou o Programa Cidade Educadora no 7º Revezamento da Paquetá em Porto Alegre, o evento contou mais de 4.000 participantes, A união teve excelente desempenho tendo alcançando a 4ª colocação geral..
A União está organizando a 7ª Rústica e Mini-Rústica 128 anos de Santiago no dia 7 de Janeiro de 2012, inscrições até 05 de Janeiro de 2012, a exemplo deste ano, são esperados corredores e maratonistas de todo Estado. Com excelente premiação para diversas categorias
Interessados contatar:
João Brum 9907.9978/3251.8138
email: ucrsantiago@hotmail.com

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

STF determina suspensão da greve dos policiais civis do DF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, deferiu parcialmente liminar na Ação Cautelar (AC) 3034 ajuizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e determinou a imediata suspensão da greve dos policiais civis do Distrito Federal e a retirada de todos os agentes que porventura estejam impedindo a entrada dos cidadãos nas delegacias ou outros órgãos da Polícia Civil.
A liminar foi concedida parcialmente porque o ministro Peluso não acolheu o pedido do MPDFT quanto ao restabelecimento da multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão. Segundo ele, não compete à Presidência do STF analisar o pedido, que tem nítido cunho de recurso.
Segundo o ministro Cezar Peluso, o direito de greve dos servidores públicos não é absoluto, devendo-se levar em conta a natureza de cada função. No caso dos policiais, eles são incumbidos de zelar por valores incontornáveis da subsistência de um Estado: segurança pública e incolumidade das pessoas e dos bens, como estabelece o caput do artigo 144 da Constituição Federal.
Para o presidente do STF, é inconcebível que a Constituição tutele esses valores e, ao mesmo tempo, permita que os responsáveis pelo seu resguardo possam entrar em greve. Em sua decisão, o presidente do STF transcreveu ementa da Reclamação (RCL) 6568, que sintetiza seu entendimento.
“Os servidores públicos são, seguramente, titulares do direito de greve. Essa é a regra. Ocorre, contudo, que entre os serviços públicos há alguns que a coesão social impõe sejam prestados plenamente, em sua totalidade. Atividades das quais dependam a manutenção da ordem pública e a segurança pública, a administração da Justiça – onde as carreiras de Estado, cujos membros exercem atividades indelegáveis, inclusive as de exação tributária – e a saúde pública não estão inseridas no elenco alcançados por esse direito.”
O presidente do STF acrescentou que, em caso de serviços públicos desenvolvidos por grupos armados como a Polícia Civil, as atividades realizadas por seus agentes são análogas às dos militares, em relação aos quais a Constituição proíbe expressamente a greve (artigo 142, parágrafo 3º, inciso IV).
O juiz de primeiro grau havia determinado a suspensão imediata da greve e a retirada dos piquetes, mas um desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) julgou possível a realização do movimento grevista pelos policiais, determinando porém que 70% da categoria (e não 30% como havia sido deliberado em assembléia) continuassem trabalhando. Para o ministro Peluso, a liminar concedida pelo desembargador do TJDFT está em desacordo com o entendimento do STF de que o direito de greve dos servidores públicos não é absoluto.

CORRUPÇÃO ATIVA

Por volta das 21h de ontem (22/ uma guarnição da BM foi acionada para averiguação conforme denúncia anômina de que um veículo opala, placa IDZ-2338 estaria transitando em zigue-zague em via publica nas proximidades da estação férrea. Localizado o veiculo, a guarnição deu inicio ao acompanhamento do mesmo, o qual seguiu por cima dos trilhos de trem ate o momento de parar. Quando a guarnição se aproximou do automóvel notou que o condutor J.D.S. encontrava-se sonolento, com visíveis sinais de embriaguez, apresentando dificuldades na fala e quando lhe foi perguntado em que cidade estava, este respondeu que se encontrava na cidade de São Francisco de Assis. Ao descer do veiculo, constatou-se também que não conseguia manter-se em pé, apresentando-se com as vestes desalinhadas e exalando forte hálito etílico. Ao ser solicitado para que apresentasse a sua CNH e os documentos do veículo, o condutor retirou do bolso da calça uma carteira e retirou a importância de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais em moeda corrente proferindo a seguinte frase aos policiais: “Vai pega aí” momento em que recebeu voz de prisão em flagrante e necessitou ser algemado para a sua própria segurança já que se comportava inquieto. Ao ser feita uma revista no veículo foram encontrados três garrafas vazias de cerveja, um litro de uísque e um copo com restos de bebida alcoólica. O condutor foi conduzido à DPPA onde foi autuado em flagrante e encaminhado ao presídio estadual desta cidade.


SÃO BORJA
HOMEM É VITIMA DE ROUBO E AGREDIDO COM BARRA DE FERRO EM SÃO BORJA
J.P.G.A. relatou que no inicio da manhã do dia 21/11, no deslocamento do serviço para casa, próximo ao Instituto Federal Farroupilha, dois indivíduos lhe atacaram e lhe agrediram com uma barra de ferro de construção que lhe causou um corte profundo na cabeça e roubaram-lhe uma mochila tipo escolar contendo uma térmica de 3 litros, uma cuia e uma bomba de chimarrão. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Plantão Médico do Pronto Socorro de São Borja.

ITAQUI
VÃNDALOS VISITAM ESTABELECIMENTO DE ENSINO EM ITAQUI
O Instituto de Educação Aníbal Benevolo, localizado na Rua Otávio Silveira, na cidade de Itaqui foi alvo de vandalismo no início desta semana quando pessoas não identificadas danificaram todos os protetores que abrigam os extintores de incêndio que também foram esvaziados. Três extintores de 4kg cada e outro de 10kg foram furtados do local. O prédio do referido estabelecimento de ensino não apresentava sinais de arrombamento, não sabendo-se como os vândalos tiveram acesso ao seu interior.

SÃO VICENTE DO SUL
SAQUES INDEVIDOS CAUSAM PREJUÍZO À CORRENTISTA.
Em São Vicente do Sul, o sr, de iniciais E.C. registrou que é correntista do Banco do Brasil naquela cidade e que no dia 11/11 uma pessoa de identifi9cada pelas iniciais D.C. sacou da sua conta corrente o valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), além de outros saques da conta poupança no valor de aproximadamente R$ 500,00 (quinhentos reais), estes sem identificação. O comunicante procurou a agência bancária onde foi informado que todas as transações foram efetuadas em uma agência no norte do Estado do Pará. No dias em que ocorreram os saques o comunicante estava no interior do município.


POLÍCIA CIVIL DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS PRENDE AUTOR DE ESTUPRO DE MENINA DE11 ANOS IDADE.

O caso veio à tona no final do mês julho do corrente ano quando uma menina de 11 anos de idade, residente em São Francisco de Assis, deu entrada no Hospital Santo Antonio, em trabalho de parto. A menina teria dito à Conselheiros Tutelares que foi estuprada por um homem numa casa próximo da escola onde estudava. O fato foi comunicado a Autoridade Policial local que determinou uma investigação sobre o caso, na tentativa de identificar o autor do estupro. Embora a versão da menina tenha sido averiguada, mostrou-se inconsistente.
Após a realização de DNA no Laboratório de Perícias do Instituto Geral de Perícias em Porto Alegre, foi identificado o pai biológico do bebê.
O Delegado de Polícia Alex Edmundo Assmann, titular da DP de São Francisco de Assis, representou pela prisão preventiva do autor O pedido foi deferido pela Justiça local.
Nessa terça-feira (22/11) a Polícia Civil de São Francisco de Assis cumpriu o mandado de prisão do suspeito, o qual foi recolhido ao presídio do Município.

PESSOAS CHAMADAS
Cláudio de Souza e Jorge de Souza, residente no Assentamento 14 de Julho em Capão do Cipó e Edison Fernandes, residente no Assentamento Nova Esperança em Capão do Cipó, deverão comparecer no Posto Policial da Mulher, em horário de expediente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

JANTAR VERMELHO E BRANCO


Dia: 10 de dezembro de 2011
Horário: 20h30min
Cardápio: Galeto Assado, Arroz, Pão, Saladas e Frutas.
Local: Salão da Igreja N. S. Saúde do Bairro Riachuelo
Valor: R$ 10,00
Haverá Distribuição de Prêmios

PIZZA PARTY FOI UM SHOW




Na última sexta-feria, a Wizard realizou mais uma edição da tradicional Pizza Party. O evento aconteceu no Ponto X e, a escola reuniu alguns de seus alunos Teens que, desfrutaram de momentos agradáveis num ambiente de muita alegria, descontração e na companhia de amigos.
A Wizard procura oferecer aos seus alunos, além da qualidade de ensino, atividades de integração e cultura, incentivando-os com técnicas de liderança, comportamento e valores fundamentais para o desenvolvimento de um ser humano íntegro e consciente de suas responsabilidades.

Câmara recebe acadêmicos do curso de Jornalismo da Unipampa



A Câmara recebeu nesta manhã de segunda-feira, 21, acadêmicos do curso de jornalismo da Unipampa - Universidade Federal do Pampa (São Borja) , acompanhados da professora Roberta Roos.

Os acadêmicos estão realizando práticas no município de Santiago, produzindo documentários e peças jornalísticas. Através de entrevista com o presidente da Casa e demais vereadores, os alunos deverão elaborar um documentário sobre o Legislativo Santiaguense, em especial sobre o aumento do número de vagas de vereadores para a próxima legislatura.

Audiência pública discute LOA 2012



A Comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo Santiaguense realizou na manhã desta segunda-feira, 21, audiência pública com o objetivo de discutir com a sociedade, o orçamento do Município para o exercício financeiro de 2012.
A LOA - Lei Orçamentária Anual é o cumprimento ano a ano das etapas do PPA (Plano Plurianual), em consonância com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF.
O período para apresentação de emendas será até o dia 25 de novembro, próxima sexta-feira.
Orçamento Municipal

* 46,25% - Despesas de pessoal;
* 27% - Educação;
* 15,60% - Saúde;
* até 8% - Legislativo Municipal
* Custeio e Investimentos
Receita Orçamentária:

R$ 75.500.000,00 (setenta e cinco milhões e quintos mil reais) – 2011

R$ 80.000.000,00 (oitenta milhões reais) – 2012

INCÊNDIO

Dois registros de incêndios às margens de rodovia foram comunicados por funcionários da AES Sul. No dia 18/11 pessoas não identificadas atearam fogo na faixa de domínio na RS 377, próximo a entrada da Vila Kraamer, ocasionando a queima de dois postes da rede de média tensão. Segundo o comunicante, foi necessário deslocar uma equipe de manutenção no local, para substituir os postes e também para fazer reparos na rede. O dano causou a interrupção de energia por um período de seis horas e 10 min, para 390 clientes.

No sábado (19/11) um outro incêndio foi constatado numa vegetação na faixa de domínio na mesma rodovia, desta vez próximo a entrada do Radar, ocasionando a queima de um poste da rede elétrica. Da mesma forma a empresa responsável pelo fornecimento de energia deslocou uma equipe de manutenção para o local. Mais de 772 clientes foram prejudicados pela falta de energia.

LESÃO CORPORAL
Por volta das 19h de ontem a sra. de iniciais M.M.S. foi agredida com um soco na boca por uma outra mulher de iniciais L.K.M.B. resultando lesionada. Além da agressão a acusada agarrou a vítima pelo pescoço ameaçando mata-la. O fato ocorreu dentro do ônibus que faz a linha São Francisco de Assis/Santiago quando chegava nesta cidade pela Av. Osvaldo Aranha. Logo após a agressão a acusada desceu do ônibus e saiu correndo. A vítima manifestou interesse em representar criminalmente contra a autora.

ESTELIONATO
Um senhor residente nesta cidade comunicou que foi vitima de estelionato mediante o uso indevido de seus dados pessoais, os quais foram utilizados para a contratação de empréstimo junto a uma financeira localizada no Estado de São Paulo, no valor de R$ 10.243,79 (dez mil, duzentos e quarenta e três reais e setenta e nove centavos. O comunicante tomou conhecimento da dívida somente na última sexta-feira quando recebeu um aviso de inclusão do seu nome no Serviço de Proteção ao Credito e alega que nunca contraiu qualquer empréstimo junto a empresa citada, bem como jamais autorizou alguém a fazê-lo.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

POLÍCIA CIVIL DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS INVESTIGA ROUBO A RESIDÊNCIA COM LESÕES PRATICADO POR UM APENADO.

O fato foi comunicado por um morador na Rua Barros Cassal em São Francisco de Assis que acionou a BM daquele município no início da manhã do dia 19/11 e relatou que ao revisar a horta nos fundos do pátio de sua residência, localizou uma calca branca, uma cueca vermelha e uma camiseta verde sujos de sangue. Devido a residência do comunicante ficar próximo do presídio, os policiais militares fizeram contato com os agentes penitenciários sendo informados que na madrugada de sábado havia dado entrado no presídio o detento J.S.P. o qual disse ter deixado próximo a uma das guaritas algumas roupas sujas de sangue. Foi realizada uma vistoria no pátio do presídio, mas não foram localizadas as roupas e o detento não apresentava nenhuma lesão. Posteriormente, foi feito um novo contato com o comunicante o qual informou que durante a noite ouviu movimento na residência do seu vizinho de iniciais V.V.S. Diante do relato do comunicante foram até a residência indicada ocasião em que localizaram o morador com um corte profundo no lado esquerdo do pescoço. Durante o deslocamento para o hospital a vítima declarou que o autor seria um preso que esteve em sua residência na madrugada e roubou o seu celular e lhe agrediu. A Polícia Civil de São Francisco de Assis vai investigar o caso já que não foi informada em que circunstâncias o apenado saiu do presídio para praticar o delito.

Também em São Francisco de Assis, duas mulheres procuraram a Delegacia de Polícia para comunicar que tomaram conhecimento que seus nomes constavam num site de relacionamento denominado Badoo.com sendo postada uma mensagem de que elas desejavam se relacionar com homens, o que não é verdade. As vítimas disseram que não têm idéia de quem possa ter colocado seus nomes no referido site e solicitam providências


SÃO VICENTE DO SUL
Uma proprietária rural na localidade de São Rafael, interior de São Vicente do Sul, relatou que possui criação de bovinos da raça red angus, sendo que no final de semana constatou a falta de oito vacas pesando aproximadamente 400 kg cada e que desapareceram do campo e não foram localizadas, suspeitando que os animais tenham sido furtados, ocasionando um prejuízo de grande monta.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes).

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Constrangimento no jantar



Durante o velório do eterno Chicão algumas lideranças estaduais e municipais foram jantar na casa de um “ex-político”.
Enquanto aguardavam a “bóia” começaram a falar sobre o futuro sem o Chicão. Lá pelas tantas um deputado disse: “O Ernani (Polo) vai manter o pessoal até janeiro, mas eu acho que poderia deixar mais alguns para ganhar o povo santiaguense..”, imediatamente foi apoiado, foi então que alguém lascou: “Em Santiago ele pode nomear o Guilherme (Bonotto, que estava presente), pois foi ele que fez a campanha do Ernani aqui”, salientou.
Porém o presidente estadual do PP, Celso Bernardi rapidamente retrucou dizendo: “Não mesmo. Ele saiu do partido por sua vontade e agora que siga seu caminho no partido novo.”.
Houve certo silêncio e constrangimento, mas o sempre alegre e bonachão Guilherme não deixou por menos e disse: “Eu não poderia mesmo, sou parente dele.”, depois disso não se falou méis em política.

21ª REGIÃO POLICIAL/SANTIAGO, PRESENTE NA INTERIORIZAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO EM CACEQUI/RS



No último sábado (19/11) a cidade de Cacequi foi sede do Governo do Estado do RS ocasião em que ocorreu a Interiorização do Governo Estadual com a presença do Governador Tarso Genro e do seu Secretariado além de outros escalões do Governo como a Chefia da Polícia Civil Gaúcha e do Comando Geral da Brigada Militar e representações políticas dos municípios que integram o Corede Vale do Jaguari.
A 21ª Região Policial esteve representada pelo Delegado de Polícia Regional, Cairo Adalberto Abreu Ribeiro que participou de uma reunião com o Secretário-Adjunto de Segurança Pública, Chefe de Polícia, Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Comandante Geral da Brigada Militar e representações do Instituto Geral de Perícias e Susep. Também participaram da reunião Delegados Regionais de Polícia de Santa Maria e Santana do Livramento e comandos regionais da Brigada Militar. Diversos assuntos de interesse dos órgãos de segurança pública do Estado foram tratados. Segundo o Secretário-Adjunto da Segurança Pública e o próprio Governador foram anunciados novos investimentos para área da segurança pública; nos valores de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões) para a Polícia Civil e R$ 60.000.000;00 (sessenta milhões) para a Brigada Militar, previstos para o ano de 2012 e anos vindouros.


TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO PRESÍDIO ESTADUAL DE SANTIAGO
Por volta das 13h40min de sábado (19/11) ocorreu uma briga no interior do pátio do Presídio Estadual de Santiago, quando o apenado E.C.F. foi vítima de tentativa de homicídio após ter recebido duas estocadas, uma no braço e outra na barriga. A vítima alegou que foi ferido pelo preso de iniciais M.R.M. Devido a gravidade dos ferimentos a vítima foi conduzida ao HCS, onde ficou internada. O autor negou sua participação no fato. No pátio do presídio foi encontrado um instrumento de feitio artesanal medindo 47 cm de lamina apontada e afiada o qual foi apreendido.

LESÃO CORPORAL
A sr. M.P. residente na Rua Bugre Lopes, comunicou que na data de ontem, por volta das 10h, foi agredida fisicamente com socos e mordidas por seu companheiro P.C.A. não sabendo informar o motivo das agressões, pois o acusado simplesmente acordou e passou a lhe agredir, Que está não é a primeira que sofre agressões parte do acusado e que já efetuou outros registros policiais sofre os fatos anteriormente ocorridos.


DANOS
O proprietário do veículo Fiat/Uno, placa AMX-7837 relatou que na noite de sábado (19/11) foi quebrado o pára-brisa do referido automóvel, o qual estava estacionado no pátio da sua residência localizada na Rua Assis Brasil. O comunicante suspeita que o autor tenha jogado uma pedra que ocasionou o dano.

Uma outra ocorrência de dano foi constatada na Rua Padre Assis, quando o sr. de iniciais P.G. cruzou pelo local e avistou o orelhão de telefone público arrancado e quebrado, não havendo suspeitos.


Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes).

sábado, 19 de novembro de 2011

Osvaldo Froner, prefeito de Capão do Cipó, esclarece



Em razão de inverdades publicadas na imprensa a respeito da minha pessoa, como político e cidadão, esclareço através desta nota:

- O cancelamento de um cheque em meu nome ocorreu em virtude do descumprimento de um negócio realizado e não cumprido pela outra parte, o contratante Sr. Jean Calo Robe, e que deu margem ao ajuizamento da ação de rescisão de contrato sob o nº 064/1.11.0001136/9 que tramita na 1ª Vara Cível da Comarca de Santiago-RS e nessa ação de rescisão de contrato o demandado Sr Jean Robe também esta sendo alvo contra si de uma ação judicial por perdas e danos.

Osvaldo Froner
Prefeito de Capão do Cipó


Capão do Cipó, RS 18 de novembro de 2011.


Nota do Blog:
Minha opinião é que em hipótese nenhuma a imprensa deve questionar a saúde de alguém. Se o médico atestou o assunto está acabado. Se por ventura for mentira cabe responsabilizar o médico, nunca o paciente.
Por fim digo que é viável uma ação judicial contra declarações que colocam dúvidas em um documento oficial assinado por uma pessoa que é habilitada para isso, pois se o juiz não interpelou o profissional da saúde, quem somos nós para fazermos?

Sai da Toca é 10!




Sai da Toca é 10! No dia 27 de novembro acontecerá o 10º SAI DA TOCA, encontro de lazer e recreação no Distrito de Ernesto Alves. Dentre as atrações estão previstos diversos esportes, como rappel, tirolesa, trilhas, futebol, volei, danças, bocha, torneios de carta, ginástica e alongamento. Também haverá a presença do Smequinho, pinta carinha, gincana ecológica, comercialização de produtos colonais e artesanais e a Escolha da Garota e da Rainha Balneário. A coordenação do concurso está a cargo de Marcinha Fontana e candidatas interessadas devem se informar com ela ou na SMICTUR. As candidatas a Garota Balneário devem ser maiores de 14 anos e as candidatas a Rainha Balneário devem ser maiores de 50 anos. Este ano haverá um desfile de moda praia e moda esportiva promovido pela MH moda íntima, a grande novidade do evento. Mateada com a Ervateira Santiago. Shows com a Banda Sabor Brasileiro e com o humorista Mulita!
Venha prestigiar e comemorar os 10 anos do SAI DA TOCA!

NOTA À IMPRENSA

Os DELEGADOS DE POLÍCIA da Vigésima Primeira Região Policial (Santiago), em reunião realizada nesta sexta-feira, 18 de novembro de 2011, deliberaram e vêm informar à sociedade que:

1-) Não abrem mão do REALINHAMENTO de seus vencimentos com os vencimentos dos PROCURADORES DO ESTADO do RS;

2-) Há anos vêm sofrendo com a falta de correção monetária de seus vencimentos, com o consequente achatamento de seus salários, ao contrário das demais carreiras jurídicas de Estado, tais como Defensores Públicos, Procuradores do Estado, Promotores de Justiça e membros do Poder Judiciário;

3-) Rejeitam o tratamento discriminatório dispensado pelo Governo do Estado à sua classe;

4-) Reafirmam a obrigatoriedade do cumprimento da decisão do STF, a qual se firmou no sentido da obrigatoriedade do tratamento isonômico entre Delegados de Polícia e Procuradores do Estado do RS, a partir da edição da Lei 9696/92 (RE401243);

5-) Repudiam receber como remuneração inicial menos da metade do subsídio de um Procurador do Estado recém-empossado, assim como repudiam receber em final de carreira 1/3 a menos que um Procurador do Estado em início de carreira.

6-) Alertam que, nessa situação, recebem valores salariais inferiores aos recebidos pelas serviços de assessoria e nível médio das demais carreiras jurídicas.

7-) Compreendem as dificuldades do Governo na implementação do SUBSÍDIO, tolerando que o seja feito de forma escalonada, desde que formalizado em projeto de Lei.

8-) Têm sido obrigados a trabalhar muito além de sua jornada de trabalho de 40 horas semanais, cumprindo escalas de plantão, sobreavisos e etc, em horários noturnos e em finais de semana, sem qualquer contraprestação pelos excedentes e tampouco podendo gozar de folgas regulamentares, eis que sequer existem colegas suficientes para cobrir as folgas no expediente das delegacias de polícia;

9-) Após o horário comercial e durante as madrugadas, a única autoridade encontrada para garantir segurança e proteção, deliberando sobre prisão em flagrante e outras medidas de segregação ou coerção pessoal, é o Delegado de Polícia, que, inclusive, possui capacidade postulatória similar às demais carreiras jurídicas, podendo oficiar a Juízo, representando pelas mais diversas providências judiciais, sejam em caráter de urgência ou não;

10-) Esclarecer que a situação geral da segurança pública é preocupante e que há dificuldades, tanto materiais como humanas, como, por exemplo, parte da frota de viaturas sucateadas, falta de munição nova, prédios inadequados, contingente de policiais bem inferior ao previsto em lei, dentre outros problemas normalmente subtraídos do conhecimento público;

11-) Dentre as Autoridades que laboram na persecução penal, o Ministério Público (acusador), a Defensoria Pública (órgão encarregado da defesa dos delinqüentes), o Juiz (julgador) e os Procuradores do Estado (advogados do Estado), todos eles recebem como remuneração inicial mais de R$ 16.000,00, enquanto que a Autoridade Policial (Delegado de Polícia) percebe tão somente R$ 7.000,00, nas mesmas circunstâncias. Assim, não há qualquer razão plausível para tamanha discriminação, consoante já decidido pelo STF.

Dito isso, decidem à unanimidade, alinhar-se de maneira coesa às determinações e deliberações de sua entidade de classe, ASDEP-RS, somente aguardando a determinação desta para passarem a implementar as ações já aprovadas em Assembleia Geral e ora em estudo.

Solicitam a compreensão da população e da sociedade em geral, esclarecendo que agirão dentro da lei, deixando de submeterem-se às ilegalidades e, assim, preservando sua saúde, condições físicas e até psicológicas.

Reafirmam que as medidas serão tomadas em todos os municípios da região policial, ou seja, Santiago, São Borja, Itaqui, Jaguari, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Mata, Capão do Cipó, Itacurubi, Maçambará, Unistalda, Nova Esperança do Sul, em especial com o não-cumprimento de escala de trabalho além dos horários normais de expediente sem que haja compensação com folgas efetivas, sugerindo-se, desde já, que toda e qualquer situação que exija trabalho de polícia judiciária fora do expediente seja realizado tão somente na DPPA de Santiago.

Afirmam, ainda, que se necessário, colocarão seus cargos à disposição da Administração, salientando, desde já, que não aceitarão substituir ou assumir os cargos de seus colegas.


Santiago, 18 de novembro de 2011.


Delegados:

Alex Edmundo Assmann
Cairo Adalberto Abreu Ribeiro
Charles Dias do Nascimento
Débora Duro Poltosi
Guilherme Milan Antunes
Jerri Adriani Mendes
João Carlos Brum Vaz
João Luiz Brum da Cruz
José Athaides Sarturi
Vladimir Haag Medeiros

Convite para AUDIÊNCIA PÚBLICA - Câmara de Santiago

A Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal de Vereadores de Santiago convida a comunidade em geral para participar de audiência pública para discutir a LOA - Lei Orçamentária Anual 2012, a ser realizada no dia 21 de novembro de 2011, às 09:30 horas, nas dependências do Legislativo.

Contamos com sua presença.


NATÁSSIA PRESTES
Assessoria de Imprensa

WIZARD ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM A PREFEITURA DE SANTIAGO.




No último sábado, por ocasião da inauguração da Estação do Saber, a Wizard assinou o Termo de Cooperação junto a Prefeitura Municipal de Santiago para assumir a Meta Nº 07 – Promoção Humana da Cidade Educadora.
Após esta assinatura a Wizard, fica responsável pela execução de projetos e atividades voltadas à Promoção Humana no âmbito municipal, tendo poder de educar/ensinar à população os princípios de igualdade voltados à promoção humana, objetivando atender ao que determina a Carta das Cidades Educadoras.
Na oportunidade a Viação Centro Oeste e o Colégio Medianeira também assinaram o Termo de Cooperação assumindo outras metas.
Através de seu Programa Cidadania Wizard 2011, muitas ações têm sido realizadas para a comunidade santiaguense e, a pretensão da Wizard é contribuir sempre com a sociedade santiaguense.

Escola da URI realizou mais uma edição do simulado para estudantes de Santiago e região




A Escola de Educação Básica da URI realiza, todos os anos, o seu Simulado, visando proporcionar aos estudantes do Ensino Médio a familiarização com as provas de vestibular, permitindo-os testar seus conhecimentos. O simulado também é dirigido aos alunos da 7ª e 8ª séries.
Este ano, as provas foram aplicadas no dia 12 de novembro, sábado, no Campus da URI, para mais de 600 inscritos. Isso só foi possível devido ao empenho dos professores e funcionários da Escola e do Campus, os quais entendem a importância em desenvolver ações em parceria com as escolas de Santiago e região, voltadas para a educação.
Para estimular ainda mais a participação dos estudantes, foram sorteados diversos brindes, dentre eles, um netbook.

Vem aí mais uma edição do URI Profissões

Nos dias 22 a 25 de novembro, a URI-Campus de Santiago estará realizando mais uma edição do “URI Profissões”, evento que recebe estudantes do Ensino Médio, oriundos de toda a região de abrangência da Universidade.

No evento, os alunos terão a oportunidade de conhecer a estrutura da Instituição de Ensino, laboratórios, biblioteca e área experimental, além de participar de bate-papos com profissionais e professores dos Cursos de Graduação, de acordo com o seu interesse. O objetivo do evento é aproximar os alunos da Universidade e contribuir no processo de escolha profissional, momento importante e decisivo na vida do adolescente.

A URI estará oportunizando, também, no evento, a realização das inscrições para o vestibular de verão, a um valor promocional de R$30,00.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Adeus Amigo!




"PODE CONTAR COMIGO"

sábado, 12 de novembro de 2011

Novo Mercado Guasso




Inaugura no próximo dia 17 às 9h o novo empreendimento das Organizações Guasso. O novíssimo supermercado será no prédio da antiga Total e contará com um espaço fantástico e com preços imbatíveis (pelo menos é o que esperamos), e a qualidade que é marca desse grande empreendedor santiaguense.
Parabéns ao meu amigo Vander Guasso e sua maravilhosa família, e claro a toda a equipe de colaboradores.

Tá na Corda circula segunda-feira

"Circula na próxima segunda-feira, na FECOARTE, a REVISTA TÁ NA CORDA, de propriedade do meu prezado amigo DILNEI MARTINS, ex-integrante da equipe do Folha Regional e agora proprietário de uma revista santiaguense segmentalizada.

É mais um veículo da imprensa a colorir o universo literário e cultural de Santiago. Parabéns a esse bravo amigo e distinto empreendedor." Faço minhas as palavras do Julio Prates.

NOTÍCIAS COREDE



Na manhã desta sexta feira, o COREDE Vale do Jaguari realizou mais uma de suas reuniões descentralizadas, desta vez na cidade de Cacequi.
A reunião teve a presença de várias lideranaças regionais. Como pauta da reunião foi apresentado pelo acadêmico e formando do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Campus Santiago, um trabalho sobre ''Terminal Intermodal Logístico de Cargas'' tendo como ponto estratégico a cidade de Cacequi.
Logo em seguida, os técnicos da empresa AES Sul, Gérderson Donaduzzi e Carlos Rocha explanaram sobre o potencial energético na cidade,e trouxeram grandes e boas notícias para o municipio consequentemente para o Vale do Jaguari. Cacequi possui um grande potencial no que tange a logística rio-grandense, sendo ponto de escoamento de cargas para o restante do Estado. Carlos abordou que a cidade tem energia disponível para manter as empresas que nela resolverem instalar-se.

Esta foi mais uma reunião da executiva do COREDE, que procura sempre trazer soluções para os mais diversos e variados problemas dos municipios do Vale do Jaguari. VALE DO JAGAURI UNIDO, em prol do desenvolvimento.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Por volta das 17h30min de ontem (10/11) policiais rodoviários Federais durante fiscalização na BR-287 km 397, Operação Sentinela, abordaram o veiculo placa IKU-1306, VW/saveiro conduzida por S.O.M. e ao efetuarem uma vistoria no automóvel foi localizado atrás do banco do passageiro duas armas de fogo: um revólver e uma pistola. Uma das armas (pistola) estava municiada com 13 cartuchos e o revólver desmuniciado. Diante dos fatos foi dado voz de prisão em flagrante ao acusado e encaminhado à DPPA onde foi autuado e liberado mediante pagamento de fiança.

Na mesma data, a Policia Rodoviária Federal recebeu a informação de populares, sobre a existência de dois animais eqüinos no meio da pista de rolamento, na BR-287, próximo a Viação Centro Oeste. Segundo os policiais, este fato já havia ocorrido em outras ocasiões sendo que dois animais foram retirados do local e apreendidos e encaminhados ao depósito da prefeitura municipal.

LESÃO CORPORAL
Um senhor residente no Assentamento Nova Santiago, em Capão do Cipó relatou que no dia 03/11, por volta das 18h, o seu filho de 5 anos de idade de idade levou uma pedrada na cabeça, causando um inchaço e hematomas. Segundo o comunicante a pedrada foi desferida por um adolescente de 15 anos, o qual alegou que jogou a pedra porque também havia sido atingido por pedradas. O fato foi comunicado à BM de Capão de Cipó e ao Conselho Tutelar daquele município.


JAGUARI

ACIDENTE DE TRANSITO RESULTA EM DUAS MORTES NA BR-287
Mais um grave acidente de trânsito na BR-287, próximo a cidade de Jaguari com duas vítimas fatais. O acidente ocorreu por volta das 2h50min desta madrugada. Morreu no local, o condutor de iniciais L.I.F.G. 31 anos de idade e a passageira de iniciais C.M.D. do veículo Kadet com placas de Jaguari que trafegava sentido Jaguari/São Vicente do Sul e colidiu frontalmente com uma caminhão (carreta) com placas de Curitiba/PR. As vítimas residiam em Jaguari.


SÃO BORJA

NOTEBOOK CONTENDO DOCUMENTOS CONFIDENCIAIS DO GOVERNO FEDERAL É FURTADO DE RESIDÊNCIA EM SÃO BORJA.
Um morador na Rua Candido Falcão em São Borja registrou no plantão da 1ª DP que na madrugada de domingo pessoas não identificadas abriram a porta dos fundos de sua residência, retirando uma tranca de madeira e do interior do imóvel furtaram um notebook, marca accer; um aparelho de telefone celular, uma bomba de chimarrão em prata e ouro. Que os meliantes também furtaram vários objetos de valor totalizando um prejuízo de aproximadamente R$ 6.000,00 (seis mil reais). Segundo o comunicante, o notebook furtado contém diversos documentos confidenciais do Governo Federal a respeito da concessão da ponte internacional de São Borja.


Um senhor residente em São Borja caiu no golpe do cartão telefônico depois de receber uma mensagem em seu celular de que havia sido sorteado com uma casa no valor de R$ 80.000,00 e que deveria fazer seis recargas no valor de R$ 50,00 cada e outra de R$ 12.00. Que foi até uma farmácia e efetuou as recargas pagando em dinheiro o valor de R$150,00 e como não possuía o restante penhorou o próprio telefone como garantia e enviou os códigos dos cartões para um número indicado.

MATA


O sr. de iniciais E.P. registrou na Delegacia de Polícia de Mata que foi furtada do interior de sua residência a quantia de R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais) em moeda corrente, sendo que R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) estavam embaixo do colchão em seu quarto e os outros R$ 100,00 (cem reais) estavam na bolsa de sua esposa. O comunicante disse que a sua casa é distante das demais não tendo nenhum vizinho próximo, o que dificultou a identificação de algum suspeito.


Nota Policial
A Polícia Civil de Santiago participou mais uma vez da Ação Cívico Social realizada pelo Exército Brasileiro, sob a coordenação do 9º B Log. O evento aconteceu na data de ontem na cidade Unistalda/RS. Várias atividades sociais e recreativas foram desenvolvidas pelas diversas Instituições que apoiaram a ação. A Polícia Civil participou com a distribuição de material informativo e orientação ao público presente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes).

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

É fácil criticar



Estava lendo na imprensa local uma crítica a um colega de faculdade. O “deboche” era porque ele tirou nota 7 na monografia, requisito essencial para formação.
Porém quero fazer um pequeno comentário: independente de o aluno ser ou não ser famoso é preciso respeito, pois só quem passa por essa etapa pode realmente falar como é complicado e difícil.
Então proponho, sem tirar o direito de criticar, que as pessoas que malham terminem o ensino fundamental (se não tiver), após o médio, passem no vestibular, freqüentem por cinco anos o curso de Direito e finamente apresentem uma monografia. Daí sim poderão falar, criticar, debochar fazerem o que quiserem com a segurança de quem conhece a causa.
Por fim está difícil de aceitar a falta de ética de certos professores em divulgar a vida privada de alunos. Lembrem que a formatura será em janeiro e depois muitas coisas poderão vir à tona sobre vocês.

Leitor contesta atuação do Deputado Heinze

Tenho acompanhado as raras aparições na tribuna da Câmara do deputado citado.
Tenho me envergonhado. Só o que vejo é ele defender, com unhas e dentes, o interesse dos fumageiros.
Pena que no quesito "saúde pública" sua atuação seja uma nulidade. O cigarro, nem preciso dizer, é o maior responsável por este caos social. Acho que pior que a bebida e as drogas.
Que ele está lá para defender parcela dos ruralistas é sabido. Mas defender o fumo? Claro ele diz que gera sei lá quantos empregos. Esquece, propositalmente de falar sobre o câncer, principal problema do país em saúde pública.
Eu pergunto: será que o "nobre" fuma. Será que alguém da sua família fuma? Olha, nas vezes em que o vi na cidade, não me pareceu!
Aí chego à conclusão: ele defende coisas que particularmente não faz e não incentiva da família dele. Es para los otros.

Um abraço.
Weimar Donini

Acadêmicos da URI Santiago são premiados no XVII Seminário de Iniciação Científica (SIIC)

Nos dias 27 e 28 de Outubro aconteceu o XVII Seminário de Iniciação Científica (SIIC), na cidade de Santo Ângelo, que contou com mais de 600 participantes dentre professores, pesquisadores e acadêmicos.

A URI-Campus de Santiago participou do evento com grande representatividade de acadêmicos e professores, de todas as áreas do conhecimento e, também, com grande número de trabalhos inscritos e apresentados no encontro. Merecem destaque os acadêmicos Jonas Dorneles, do Curso de Agronomia, Vanessa Medeiros, do Curso de Ciências Biológicas e Maíra Regina Ramos, do Curso de Letras, os quais foram agraciados com o Prêmio Destaque de Iniciação Científica.

A URI parabeniza seus acadêmicos e professores orientadores pelo reconhecimento que tiveram no XVII Seminário de Iniciação Científica e, aos demais participantes, que representaram a Instituição no evento.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Luis Carlos Heinze entre os parlamentares mais atuantes de 2011




Em uma cerimônia que mobilizou deputados e senadores nesta segunda-feira (7), em Brasília, o site Congresso em Foco, organizador do evento, premiou 47 parlamentares que conduziram com mérito as ações a favor do país. Do total, dez são do Rio Grande do Sul e na seleta lista constou o nome do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) pelas ações empreendidas a favor dos municípios brasileiros. Heinze, ao traduzir o significado da premiação, disse que ela serve de estímulo ao seu trabalho e que será compartilhada com todos aqueles que acreditam em seu nome.

Gabinete Digital do Governador Tarso Genro

Prezado Jornalista Sergio Bueno:
O Governador do RS quer ouvir o que a população tem a dizer sobre temas relevantes e de grande impacto para a sociedade, e para isso o Gabinete Digital criou uma nova ferramenta de participação online chamada Governador Pergunta.

Você é nosso convidado para o lançamento desse novo canal de participação com o cidadão, que acontecerá no dia 9 de novembro, às 17h, no Memorial do Rio Grande do Sul, com transmissão ao vivo pela internet.

A primeira pergunta que o governador Tarso Genro fará à população será “Como podemos melhorar o atendimento e o acesso à saúde pública?”. Todo o cidadão poderá enviar uma proposta. O evento de lançamento contará com a presença do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, entre outros representantes públicos e da sociedade civil, além é claro do próprio governador.

Em função da limitação de espaço, solicitamos que confirme a sua presença no evento até o dia 8 de novembro, pelos contatos:

Telefone (51) 3210 4100
gabinetedigital@gg.rs.gov.br
Para saber mais: http://www.gabinetedigital.rs.gov.br/

Equipe Gabinete Digital

@GabineteDigital
http://www.facebook.com/gabinetedigital

WIZARD É CIDADE EDUCADORA

Para a Wizard Santiago, compromisso social tem importância distinta, o respeito pelas pessoas, pela natureza e a sustentabilidade na atuação estão entre os principais valores corporativos da Wizard Santiago. Desta forma, a Wizard Santiago estará assinando, durante a FECOARTI, o protocolo de intenção, junto a Prefeitura Municipal de Santiago, para contribuir na difusão da Meta de Nº 07 – Promoção Humana, da Cidade Educadora.
A melhor escola de idiomas da região não poderia deixar de atuar, de forma mais efetiva, de um projeto desta grandiosidade o qual, trará grandes benefícios para a nossa comunidade e levará o nome de Santiago ao mundo inteiro.

Comunidade participa do “URI na Medida Certa”



No último sábado, dia 05 de novembro, a URI Santiago realizou o “URI na Medida Certa”, com atividades voltadas para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
Pela manhã, na Praça Moisés Viana, acadêmicos e professores dos Cursos de Enfermagem e Farmácia realizaram a verificação de pressão arterial e o teste de glicose, com a participação da comunidade santiaguense que se fez presente no local.
Os professores de Educação Física da Escola da URI, Timótio e Irineo, coordenaram a ginástica aeróbica e animaram o público presente.
Essa é a primeira vez que a Universidade promove o evento, desenvolvendo ações de prevenção à doenças, como a diabete, mostrando a importância do exercício físico à saúde, com muito humor e diversão.


Aline Maia dos Santos
Relações Públicas - URI Santiago
Fone: (55) 99461137

Escola da URI abre Processo Seletivo para Concessão de Bolsas de Estudos

A URI-Campus de Santiago está com o período de inscrições aberto para o Processo Seletivo de Concessão de Bolsas de Estudo Integrais (100%) para a Escola de Educação Básica da URI, para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, no ano de 2012.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Escola da URI até o dia 29 de novembro.

O edital com todas as informações e prazos do processo seletivo está disponível no site www.urisantiago.br/escola

AMEAÇA, SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR, EMBRIAGUÊS AO VOLANTE (Prisão)

Às 03 da madrugada de ontem, na Rua Bento Gonçalves, Bairro Centro, um Sr comunicou que foi ameaçado de morte por um indivíduo que conduzia um veículo Ford KA, no momento da confecção do Boletim de Ocorrência o autor das ameaças retornou ao local e disse que não assinaria nenhum documento, no momento da verificação da documentação foi constatado que apresentava visíveis sinais de embriaguês alcoólica negando-se a efetuar o teste do etilômetro, verificou-se também que estava com sua CNH suspensa, diante dos fatos foi dada voz de prisão ao acusado e conduzido até a Delegacia onde foi efetuado o registro da ocorrência.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – LEI 11.340/2006 “ Lei Maria da Penha” TRÁFICO DE ENTORPECENTES (Prisão)

Às 10h e 20min de ontem, na Rua Tuiuti Leandro Guerra, Bairro Vista Alegre, uma Sra comunicou que foi agredida pelo seu companheiro, além de ter feito a denúncia que o mesmo estaria vendendo drogas, na abordagem ao indivíduo o mesmo encontrava-se com um facão na mão, quando foi dada voz de prisão largou o facão no chão e durante a revista pessoal foi encontrado no bolso da calça do mesmo um invólucro de plástico com 5 gramas de maconha além de uma marica artesanal para consumo da droga, diante dos fatos foi encaminhado até a Delegacia onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM LESÕES CORPORAIS

Às 11h de ontem, na Rua Tito Beccon, Bairro Centro, uma Guarnição da Brigada Militar atendeu um acidente de trânsito com lesões corporais do tipo atropelamento, em que o veículo Fiat Strada Adventure ao fazer a conversão acabou atropelando um pedestre que restou lesionado sendo encaminhado até o Hospital para ser medicado.

Às 11h e 25min de ontem, na Rua Bento Gonçalves, Bairro Centro, uma Guarnição da Brigada Militar atendeu um acidente de trânsito com lesões corporais do tipo abalroamento, envolvendo os veículos Fiat Uno Mille e Motocicleta Honda CG 150 restando lesionado o condutor da Motocicleta que foi encaminhado ao Hospital para ser medicado, quanto aos danos houve acerto entre as partes.

Às 16h de ontem, na Rua Pinheiro Machado, Bairro Gaspar Dutra, uma Guarnição da Brigada Militar atendeu um acidente de trânsito com lesões corporais do tipo atropelamento em que o veículo Motocicleta Honda CG Titan atropelou um Sr que efetuava o conserto do calçamento na via Pública, restando lesionado, quanto aos danos houve acerto entre as partes.

FURTO QUALIFICADO

Às 21h e 40min de ontem, na Rua General Canabarro, Bairro Centro, uma Sr comunicou que ao chegar a casa depois do trabalho encontro a mesma com a fechadura da porta dos fundos arrombada e do interior da residência foi furtada uma quantia de R$ 3.000,00 em moeda corrente, foi confeccionado Boletim de Comunicação de Ocorrência Policial.


AUTOS DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO – NOTIFICAÇÕES

Nas últimas 24 horas foram confeccionados 05 Autos de Infrações de trânsito, aonde 01 condutor dirigia seu veículo com sintomas de embriaguês, sendo que 01 veiculo foi recolhido ao depósito do DETRAN.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Perguntas que não querem calar

1ª – O Vereador Bianchini agora é um iluminado?



2ª – Qual o partido do frentão que está fazendo jogo duplo e tá de namoro com o PP?


Duas perguntas pairam sobre a política santiaguense:

Baderna no Clube União

Na madrugada do dia 06/11, o sr. P.V.S.O. comunicou que estava no Clube União quando duas mulheres estavam promovendo desordens nas dependências do clube juntamente com um grupo de jovens. Que alguns dos jovens lhe informaram que uma das mulheres estava armada. Que procurou a acusada pelo salão a qual foi convidada a ir ate a portaria tendo negado o fato, porém pegou um objeto e jogou no chão, tratando-se de um pedaço de vidro (espelho). A acusada foi convidada a retirar-se do local tendo a mesma investido contra o comunicante, arrancando a sua gravata e desferindo pontapés que o atingiram nas pernas, sem causar lesão. A acusada foi retirada para a rua e começou a jogar objetos na direção do comunicante sem atingi-lo devido bater nas grades. A BM foi acionada e quando da chegada da guarnição uma amiga da acusada interveio e desferiu um tapa no rosto do comunicante e ambas investiram contra os pms. Foi constatado que o pedaço de vidro que estava com a acusada era do banheiro feminino do clube.

DESCUIDO NA GURDA DE ANIMAL PERIGOSO
Um proprietário rural na localidade de Rincão dos Vianas relatou que o seu rebanho de ovinos foi atacado por cães, restando uma ovelha morta e vinte uma feridas gravemente, as quais estão morrendo aos poucos com o passar do tempo. Declarou ainda que no momento do fato, por volta das 03h do dia 04/11, estava somente o caseiro na propriedade e que não pode ver quantos eram e nem de onde vieram os cachorros. Que já somam-se quarenta e seis ovelhas perdidas, contando fatos anteriores registrados.

TENTATIVA DE ESTELIONATO
A.C.R.F. residente na av. Alceu Carvalho registrou que vem recebendo mensagens em seu aparelho telefônico lhe comunicando que foi sorteado com uma casa no valor de R$ 80,000,00 (oitenta mil reais) na promoção “Recarga Premiada” e que para melhores informações a vitima teria que ligar para um número indicado. Que tais ligações ocorrem a qualquer hora do dia ou da noite o que está lhe prejudicando e perturbando a sua tranqüilidade.

FURTOS E DANOS EM RESIDÊNCIA.
O proprietário de um imóvel na Rua Emiliano Trindade em Unistalda relatou há algum tempo, vândalos vem causando furtos e danos em sua residência, a qual fica desabitada durante a semana. Que já ocorreram furtos no local e danos nas fechaduras e nos cadeados dos portões. Que também foram arrancadas diversas flores que estavam plantadas. O comunicante disse que durante a semana trabalha em sua propriedade rural, retornando somente nos finais de semana, razão pela qual não possui suspeitos do fato.


TRAFEGAR COM VELOCIDADE INCOMPATÍVEL COM A SEGURANÇA.
Uma guarnição da BM em serviço na madrugada de domingo na Rua Pinheiro Machado, visualizou o veiculo GM/S10, placa ILY-8899, que efetuava arrancada brusca e cruzar o sinal vermelho do semáforo localizado na Rua Sete de Setembro em direção ao centro. Que foi iniciado o acompanhamento do referido veiculo quando na mesma rua próximo ao HCS o condutor efetuou uma manobra de derrapagem de pneus (cavalo-de-pau) onde havia grande concentração de pessoas que saiam de um bar, iniciando uma fuga em via pública. O veículo foi abordado na Rua Barão do Ladário, próximo a antiga estação férrea, onde foi constatado que o condutor apresentava visíveis sintomas de embriaguez alcoólica, desobedecendo a ordem de posição de revista, reagindo contra a guarnição a chutes e socos, sendo necessário o uso moderado da forca para algema-lo. O condutor foi identificado e convidado a realizar o teste do etilômetro, recusando-se a fazê-lo, sendo encaminhado à DPPA para os devidos fins.

OUTROS FATOS
Uma barreira policial montada pela BM na Rua Bento Gonçalves, na madrugada de sábado para domingo, flagrou sete condutores dirigindo em via pública sob efeito de bebida alcoólica. Todos foram encaminhados DPPA para as providencias que o caso requer


Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes).

sábado, 5 de novembro de 2011

Quebrar alianças e acordos é brincar com fogo



Existem pessoas que simplesmente se acham donas das instituições, mentem, corrompem, escondem falcatruas mirabolantes, enriquecem a custa dessas mesmas instituições e por aí vai.
Mas o que me deixa magoado e com muita raiva são esses “espertos” que nas horas de apuros correm para o lado da imprensa para defendê-los e salvarem eleições onde o barco está afundando. Aí dizem: “companheiro vamos fechar essa parceria, pois depois terás as portas abertas, quebra esse galho pra nós que não te arrependerás...”.
Passado o sufoco e com seus traseiros aliviados tudo muda. Falam em contenção de despesas, em acordos de Conselho de Campus entre outras desculpas esfarrapadas que não convencem nem o “Toninho da Rodoviária”.
Pois bem nunca pedi nada além do que foi acordado e nunca me importei com o que é repassado aos outros. Porém alerto agora tudo vai mudar. Com o fim da parceria me liberto das amarras e mostrarei as “vísceras” do sistema em rede nacional.
Sempre defendi meus aliados com unhas e dentes, mesmo que sem fazer alvoroço, avisando dos perigos e armações que os rondavam. Tudo, pelo jeito acabou, agora que se virem e aguardem as conseqüências.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reta Final

Não tenho conseguido dar atenção que este espaço merece. Porém justifico que é por uma boa causa: estou na reta final do meu curso de direto e em poucos dias estarei pronto para a formatura. Isso implicou (em conjunto com problemas de saúde na família e o Troféu Imprensa), em um forçado afastamento, mas tenho muitas informações “quentes” para divulgar nos próximos dias e como todos sabem vale a pena esperar. Um abraço.

Como aumentar o números de visitas e adulterar o contador do seu site ou blog

Como todos sabem, eu não uso contadores externos de acessos no meu blog. Primeiro, por que não quero entrar em concorrência com ninguém; faço meu trabalho alicerçado em teorias e sei que o espaço que ocupo não se presta para guerras comerciais. Controlo o sistema interno, apenas, do blogger e - eventualmente - em casos extraordinários, divulgo meus dados a título de curiosidade.

Agora, diversas pessoas - amigos e amigas - que estão iniciando na blogosfera, me perguntam sobre como instalar um reloginho de acessos e obter milhares de acessos por dia. Para quem conheçe alguma coisa de informática, é a maior barbada e existem vários vídeos explicativos no YOU TUBE e centenas de sites com dicas afins.

Eis algumas dicas:

http://www.youtube.com/watch?v=1MYOgHE5yrY&feature=related

Existe um outro documentário muito interessante, intitulado Como Obter 1 Milhão de Visitas GRÁTIS para o seu Site ... é bem fácil, é só assistir o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=9-caxfpy6Ng&feature=related

Ademais, existem vários outros conjuntos de dicas sobre como aumentar o tráfego do seu blog...

Veja mais algumas dicas:

Como Atrair Milhares Visitantes Online p/ seus Sites e mais visitas p/ seus Blogs E-Commerce p.3
http://www.youtube.com/watch?v=BWzSCWHmYjM&feature=related
Divirtam-se.
Fonte: Blog Julio Prates

Campeonato de “Voley”

Ontem a noite no Ginasião Municipal sagrou-se campeã do 1°Campeonato Municipal de Voley a equipe Oi/Flashback em 2ºLugar 9ºB Log e em 3ºVoley Sigma;

Hoje às 19:30 Campeonato Municipal Futsal Veterano na quadra do Bairro Riachuelo;

Sábado 5, à partir das 9h Jogos da Juventude AM Centro, 8 cidades disputam a final da competição nos campos Municipal e do América;

Sábado 5, às 14:30 na Sede do União F.C. abertura Futebol sete para categorias de base (Subs 11,13 e 15);

Visitas Ilustres

No último dia 26 de outubro Santiago recebeu a visita de 35 alunos e cinco professores da Escola Estadual de Ensino Médio Danilo Irineu Daris, de Rodeio Bonito/RS. Essa escola tem um projeto chamado "Viajando pelo Rio Grande afora - conhecer para aprender", onde alunos e professores escolhem cidades importantes do estado para visitarem e ampliarem seus conhecimentos.
Nesse ano Santiago entrou no roteiro e encantou os visitantes. Os alunos foram recebidos na Casa de Cultura pelo Secretário de Indústria, Comércio e Turismo Roger Roos e pela Coordenadora de Turismo e Eventos Mônica Vargas. Depois passearam pelo Museu Pedro Palmeiro, Biblioteca Pública, Rua dos Poetas, Praça Moisés Viana, Calçadão e Estação do Conhecimento. Depois das visitas, os alunos tiveram tempo livre para compras no comércio. Também jantaram e pernoitaram na cidade. apesar do pouco tempo que permaneceram por aqui, a professora Andréia, coordenadora do grupo, se mostrou bastante satisfeita e admirada com a hospitalidade da cidade.

Direto da Brigada Militar

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – LEI 11.340/2006 “ Lei Maria da Penha”

Às 11h de ontem, na Av. Aparício Mariense, Bairro Vista Alegre, uma Sra comunicou que seu filho esteve em sua residência e lhe fez ameaças de morte, diante dos fatos foi dada voz de prisão ao mesmo e encaminhado até a Delegacia onde foi efetuado o registro da ocorrência.

VEÍCULO TRAFEGANDO COM VELOCIDADE INCOMPATÍVEL COM A SEGURANÇA

Às 21h de ontem, na Av. Aparício Mariense, Bairro Vila Rica, um Sr comunicou que trafegava com sua Motocicleta pela Rua Bento Gonçalves, sentido Bairro Centro, quando um veículo Ford Escort de cor vermelha veio em sua direção na contra-mão de direção, em alta velocidade nas proximidades da Escola Professor Isaías, comunica ainda que só conseguiu alcançar o Escort nas proximidades do 9º Blog, onde entrou em contato com o condutor e chamou a Guarnição, sendo então confeccionado Termo Circunstanciado e ouvidas as versões dos envolvidos.

AUTOS DE INFRAÇÕES DE TRÂNSITO – NOTIFICAÇÕES

Nas últimas 24 horas foram confeccionados 01 Auto de Infração de trânsito, sendo que 01 condutor conduzia veículo registrado, mas não licenciado e teve o veículo recolhido ao depósito do DETRAN.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pesquisa eleitoral



Tive acesso, rapidamente, aos números de uma pesquisa encomendada pela oposição santiaguense.
Desde já digo que quem me mostrou foi o “Temos”, que inclusive é candidato a vereador.
Ele só deixou eu ler os três primeiros nomes e os números. Vamos conferir:

Julio Ruivo: 32%
Diniz Cogo: 18%
Alceu Nicola: 5%

Havia outros nomes, mas por não ter certeza deixo de publicar. O amigo também me confidenciou que depois desse resultado o nome de Alceu Nicola foi totalmente descartado.

Respondendo aos curiosos

Muitos tem me enviado e-mails perguntado como ficou a pendenga entre a Marta Finamor e o Centro Empresarial, Prefeitura e Agência do Desenvolvimento.
Acontecerá outra audiencia dia 23 de novembro onde serão ouvidos testemunhas que acompanharam o trabalho dela nesses dez anos como funcionária da Agencia de Desenvolvimento de Santiago.
Publico algumas fotos do meu arquivo para refrescar a memória de todos dos trabalhos que ela realizou.



Comissao organizadora 6 sai da Toca e garota Balneario


Fenegocio em Alegrete

NOITE DO PIJAMA NA WIZARD




A Wizard além de possuir uma metodologia inovadora e uma proposta pedagógica que visa desenvolver uma criança ativa, determinada e acima de tudo capaz de interagir com o mundo globalizado em que está inserida, sempre proporciona grandes alegrias aos seus alunos, sem esquecer de trabalhar com eles os valores imprescindíveis para cidadãos do bem.
E, foi num ambiente alegre e descontraido, que na última semana a Wizard realizou mais uma edição da “Noite do Pijama” onde, as crianças brincaram e interagiram com as atividades propostas. Este tipo de ação saudável, além de proporcionar muito divertimento, faz com os alunos compartilhem conhecimentos e façam novas amizades, visto que não são apenas seus colegas de turma que participam do evento.

Processo Seletivo de Docentes da URI

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões –URI está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo de Docentes até o dia 04 de novembro. As vagas são para os quatro campi da Instituição, nas cidades de Santiago, Frederico Westphalen, Erechim e Santo Ângelo, nas diversas áreas de conhecimento.
No Campus de Santiago, as vagas são para as áreas de Engenharias e Ciência da Computação, Enfermagem, Medicina, Agronomia, Ciências Contábeis e Direito.
Para ler o edital completo e obter todas as informações referentes ao processo seletivo basta acessar a página www.urisantiago.br no link editais.

É INACREDITÁVEL: GOLPE DO BILHETE PREMIADO FAZ MAIS UMA VÍTIMA EM SANTIAGO.

Um senhor comunicou no plantão da DPPA que na manhã de ontem, por volta das 10h30min. estava em via pública, na Rua Tito Becon, quando um individuo de pele clara, estatura baixa aproximou-se pedindo informação referente a uns vendedores de roupas da cidade de São Francisco, alegando que possuía um bilhete premiado, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para vender a eles e que haviam se comprometido a conseguir o dinheiro. Que nesse momento apareceu um segundo individuo de estatura alta, magro, pele clara, que entrou na conversa. O primeiro perguntou ao comunicante se possuía dinheiro o que foi confirmado, respondendo que possuía no Sicredi e na Caixa Econômica Federal desta cidade. O outro indivíduo disse que possuía dólares e que iria até a sua residência busca-los para negociar e retornou posteriormente com uma sacola com a referida moeda. O comunicante se interessou pelos dólares e pelo bilhete supostamente premiado e foi até as agências bancárias onde possuía contas e retirou de uma das agências o valor de R$ 5.000,00 e da outra R$ 15.000,00 e entregou o total de R$ 20.000,00 ao segundo indivíduo que estava lhe esperando na praça central. Logo após o indivíduo disse que ia até o carro e já voltava o que não ocorreu, deixando a vítima sem o dinheiro que possuía nos bancos, sem o tal bilhete premiado e sem os dólares e aí correu para Polícia registrar que havia caído em mais golpe do bilhete premiado.

LIGAÇÕES E MENSAGENS TELEFÔNICAS CAUSAM PERTURBAÇÃO DA TRANQUILIDADE.

A sra de iniciais M.A.C.S. registrou que desde o dia 27/10/2011 vem recebendo varias ligações telefônicas em seu celular oriundas de um outro celular, sendo que ao atendê-las a pessoa não fala nada. Em outras vezes tem recebido mensagens em que a pessoa lhe manda beijos. A vítima disse que não tem idéia de quem possa estar lhe enviando tais mensagens e solicita as providências, pois esta situação está lhe causando transtornos e perturbação, visto que tais ligações ocorrem também a noite.

VÍTIMA É AGREDIDA POR AGRESSORES DESCONHECIDOS
V.L.O. relatou que na madrugada do dia 30/10 quando saía de um evento que se realizava nas imediações do ginasião, juntamente com seus amigos, foram abordados por um grupo de jovens desconhecidos os quais partiram para cima da vitima lhe agredindo com tapas socos e pontapés. Que seus amigos conseguiram fazer com que os agressores lhe soltassem e saiu em disparada. A vítima resultou lesionada na cabeça e na face.

Os agressores alegaram que o comunicante havia cortado um dos integrantes do grupo o que segundo a vítima não é verdade

ITAQUI


O sr. I.M.C. registrou no plantão policial da DP de Itaqui que no último final de semana teve uma discussão com seu sogro em relação a uma cerca divisória de uma propriedade na Rua Guararapes e acabaram entrando em luta corporal. Que o seu sogro puxou de uma faca e tentou agredi-lo sendo apartados pela esposa do comunicante. Mas, o neto do acusado saiu em defesa do avô e desferiu uma facada na região das costas do comunicante provocando um corte.

SÃO BORJA

JOVENS SAÕ VÍTIMAS DE ROUBO E AGRESSÃO POR UM GRUPO DE VINTE INDIVÍDUOS EM SÃO BORJA.
Dois jovens registraram no plantão da Delegacia de Polícia de São Borja que na madrugada de domingo (30/10) quando saíram de um clube e se dirigiam a pé para a estação rodoviária, próximo a Vila Militar foram atacados por um grupo de aproximadamente vinte indivíduos desconhecidos, os quais desciam pela Rua Cândido Falcao. O grupo abordou os comunicantes e lhes perguntaram o que faziam naquela região da cidade e lhes mandaram encostar-se na parede e furtaram seus documentos pessoais e certa quantia em dinheiro. As vítimas declararam ainda, que foram agredidos pelos acusados com pontapés. Que conseguiram fugir e comunicar o fato a uma guarnição da BM. Apesar das buscas nas proximidades nenhum dos indivíduos foi localizado.


Palácio da Polícia iluminado de rosa


O Palácio da Polícia foi iluminado de rosa, no início da noite desta segunda-feira (31/10), no encerramento do movimento internacional Outubro Rosa, do Instituto da Mama (IMAMA), do RS. O evento visa despertar a atenção das pessoas para a conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A superintendente do IMAMA, Rosa Rutta, disse que a adesão da Polícia Civil quebra paradigmas, pois é uma instituição emblemática e espera que outros segmentos se mobilizem neste sentido. Em sua fala, o secretário da Segurança, Airton Michels, afirmou a importância de a sociedade despertar para um problema tão grave, com índices de incidência e mortalidade significativos.
Já o chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira, disse que a Polícia Civil também luta por uma sociedade saudável, em todos os sentidos. A cerimônia contou com a participação do subchefe de Polícia, delegado Enio Gomes de Oliveira, diretores e funcionários de departamentos.


Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes).