quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Guilherme “o empreiteiro”



Todos sabem que ao sair do PP o ex-vereador Guilherme Bonotto começou verdadeira empreitada na busca de espaço na política santiaguense.
Mas não é só nesse campo que ele virou “empreiteiro”, também assumiu as obras de substituição dos canos da Corsan.
A empresa de Bonotto também será responsável por recolocar o calçamento após a troca do encanamento.
Não posso deixar passar a brincadeira: Guilherme não vai deixar “furo” ou seria buraco?

Processo Seletivo de Docentes da URI

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões –URI está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo de Docentes até o dia 04 de novembro. As vagas são para os quatro campi da Instituição, nas cidades de Santiago, Frederico Westphalen, Erechim e Santo Ângelo, nas diversas áreas de conhecimento.
No Campus de Santiago, as vagas são para as áreas de Engenharias e Ciência da Computação, Enfermagem, Medicina, Agronomia, Ciências Contábeis e Direito.
Para ler o edital completo e obter todas as informações referentes ao processo seletivo basta acessar a página www.urisantiago.br

Portal WeSpeak passa a fazer parte do modelo pedagógico das escolas Wizard

A Wizard lançou, recentemente,a primeira rede social voltada à comunidade interessada no aprendizado de idiomas no Brasil. Mais de 28 mil alunos e professores já se cadastraram no portal WeSpeak. Esta é uma tendência mundial. É o dinamismo das redes sociais que atrai as pessoas, fazendo com que elas se conectem e compartilhem interesses comuns.
O portal WeSpeak proporciona aos alunos praticar inglês com exercícios de vocabulário e gramática, além de vídeos e divertidas músicas para memorização do idioma. Há diversos games, que incorporam perguntas em inglês, fazendo com que a brincadeira seja também instrutiva e a aprendizagem acontece de forma lúdica.
Acesse o portal WeSpeak e fique conectado em mais um modernidade da Wizard.

RESIDÊNCIA É ARROMBADA E FURTADO ARMAS, JÓIAS E DINHEIRO.

Uma moradora na Rua Bento Gonçalves, relatou que na data de ontem por volta das 22h30min e retornou por volta das 02h desta madrugada quando constatou que o imóvel encontrava-se arrombado, sendo danificada a fechadura de uma porta de vidro e furtado do seu interior um cofre em aço, dois revólveres calibre 38, com registro, sendo um deles de marca smith e outro taurus, a quantia de R$ 4.500,00(quatro mil e quinhentos reais) em moeda corrente, além de varias jóias em ouro e brilhantes. Informa ainda que dois quartos da casa foram totalmente revirados, Dentro do quarto de casal foi deixada uma marreta. A comunicante não possui suspeitos.

PROPRIEDADE RURAL É INVADIDA E ALVO DE FURTO PELA TERCEIRA VEZ.
O sr. M.M.B. comunicou que entre os dias 22/10/2011 e 25/10/2011, foi arrombada a residência da propriedade rural de seu pai, no Rincão de São Pedro. A casa foi toda revirada, presumindo-se que os ladrões estavam a procura de armas de fogo. Até o momento do registro policial foi constatado apenas o furto de algumas latas de cerveja, não sabendo-se se foi furtado algum animal, visto que há no local criação de vacas, ovelhas e cavalos. O arrombamento se deu pela porta dos fundos da residência, danificando uma fechadura de ferro e um cadeado. Segundo o comunicante esta foi a terceira vez neste ano que a propriedade e invadida.

OUTROS FATOS
Um senhor registrou que por volta das 23h50min do dia 25/10, teve um desentendimento com seu colega de trabalho num ponto de mot-taxi nesta cidade, quando acabaram se ofendendo mutuamente. Que seu colega saiu do local e provavelmente tenha ido até a sua residência onde pegou um revólver e voltou para o local de trabalho proferindo palavras de calão contra o comunicante e apontou a arma em sua direção ameaçando-lhe de morte.

FURTO/ARROMBAMENTO DE ESTABELECIMENTO DE ENSINO
A Escola SEG localizada na Av. Júlio de Castilhos foi arrombada no dia 25/10, provavelmente pela madrugada. Foi colocada uma escada em uma janela do banheiro ao lado o estabelecimento por onde pessoas não identificadas adentraram no local e no interior do prédio foram arrombadas três portas de salas de aula que tiveram as fechaduras quebradas. Do local foi furtada certa quantia em dinheiro e diversos chocolates e refrigerantes da lancheria da escola


Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes).

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Opinando...

Ainda bem que para ser “jornalista” não precisa de diploma, nem fazer exame de ordem, pode ser qualquer “tabacudo”, basta falar bem que já dão um microfone e o título JORNALISTA.
Para que estudar 5 anos né...

Notícias do COREDE Vale do Jaguari

Na sexta-feira dia 21 de outubro, o presidente do COREDE VALE DO JAGUARI, professor Clovis Fernando Ben Brum, juntamente com os presidentes dos COREDES pertencentes à região funcional de planejamento 8 participaram de importante reunião na cidade de Santa Maria com representantes da Secretaria de Planejamento do Estado do Rio Grande do Sul, para definir os termos do seminário regional que será realizado no dia 31 de outubro naquela cidade. Tal seminário terá como objetivo além de avaliar os resultados do processo de participação popular cidadã estabelecer algumas prioridades para o próximo processo dentro dos temas propostos e que serão desenvolvidos pelos COREDES da região conforme segue:

Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã – Avaliação PPC; SEPLAG – Secretário João Motta.

Agricultura Familiar; COREDE Vale do Jaguari

Turismo Paleontológico; COREDE Central

Meio Ambiente – Resíduos Sólidos; COREDE Alto Jacuí

Infraestrutura e Intermodal Logístico; COREDE Jacuí Centro

Fortalecimento da Rede Urbana com base no segmento intensivo em tecnologia e na qualificação dos serviços. – Vilson Serro – Presidente da ADESM

Durante a reunião, o presidente Clovis Fernando Ben Brum, manifestou-se dizendo da necessidade de os COREDES serem vistos como uma ferramenta de governabilidade uma vez que independentemente de partidos políticos vem passando por diversos governos exercendo seu papel. Para tanto, é necessário esquecer a expressão comum : “representantes do governo e representantes dos COREDES “. Na mesma ótica salientou a importância da permanência do secretário durante todo o seminário uma vez que os temas realmente são de extrema importância regional de forma a merecer um seminário dessa envergadura.

O COREDE Vale do Jaguari, já começou suas atividades nas suas novas instalações no Campus da URI Santiago. De início, teremos amanhã, uma reunião com a Câmara Técnica de Turismo e Cultura, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Caminho das Origens, que a partir de agora, desenvolverá suas atividades também, na sede do COREDE. Em breve teremos mais novidades. O COREDE Vale do Jaguari encontra-se a disposição e já está atendendo novamente através do fone: 55 3251 4440.

POLO DE DESENVOLVIMENTO e MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO VALE DO JAGUARI

O COREDE VALE DO JAGUARI, juntamente com as prefeituras da região, os COMUDES, os sindicatos, as associações de produtores, as cooperativas e as instituições de ensino da região do VALE DO JAGUARI, encaminharam para a secretaria de Ciência Inovação e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, toda a documentação necessária para a instituição do Polo De Desenvolvimento e Modernização Tecnológica do Vale Do Jaguari, que terá por objetivo o desenvolvimento de programas e projetos voltados à modernização e melhoria na área de agropecuária industrial, engenharia e saúde, sob a coordenação da Universidade Regional Integrada Do Alto Uruguai E Das Missões – Campus De Santiago onde ficará sediado.
As unidades executoras de projetos serão : A URI SANTIAGO, o Instituto Federal Farroupilha (S.Vicente do Sul e Jaguari), e o CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL CAMINHO DAS ORIGENS.
Segundo o professor Clovis F. Bem Brum, este pólo, concebido a partir das diretrizes estabelecidas no planejamento estratégico da nossa região e ligado ao COREDE VALE DO JAGUARI, juntamente com o NUDETEC (Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico do Vale do Jaguari), ligado também ao COREDE CENTRAL, deverá ser ferramenta importante na captação de recursos a nível Federal e Estadual.

FURTOS/ARROMBAMENTOS DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

Uma revenda de veículos localizada na Rua Osvaldo Aranha foi arrombada na data de ontem através da janela dos fundos, sendo furtada a quantia de R$ 475,00(quatrocentos setenta cinco reais) em moeda corrente, uma bomba chimarrão em ouro e prata com o emblema do curso de direito, um roteador marca a.link, duas jaquetas cor cinza com o nome da loja Automania. O comunicante não possui suspeitos.

Na mesma data o proprietário de uma loja situada na Rua Flores da Cunha relatou que por volta da 00h45min do dia 24/10, o alarme do estabelecimento foi acionado e que ao chegar no local constatou que haviam danificado o forro em madeira, constatando também que alguns objetos estavam jogados no chão. No momento do registro policial o proprietário não soube precisar se algum produto havia sido furtado constatando apenas o furto de um pequeno valor em moedas que estava no caixa. Salientou que foram danificadas três prateleiras em metal, que ficavam abaixo da lateral do forro.

DANO
O comunicante de iniciais R.C.O. registrou que na manhã de ontem ao chegar no seu consultório, na Rua Leopoldo Ritter constatou que o vidro de uma janela encontrava-se quebrado, porém não constatou nenhum furto, apenas o dano praticado em uma das janelas.

ITAQUI
MÉDICOS SÃO DENUNCIADOS POR OMISSÃO DE SOCORRO
O sr. J.S.B.O. compareceu no plantão da Delegacia de Polícia de Itaqui para comunicar que sua esposa J.M.F. no dia 20/10, por volta de 16h passou a sentir dores de parto, já que a mesma estava com nove meses de gravidez., sendo levada ao hospital do município, mas foi mandada de volta para casa sob a alegação de que ainda não havia dilatação, embora a paciente sentisse fortes dores. Segundo o comunicante o médico que fez o pré-natal da gestante foi procurado, tendo dito que nada poderia fazer pois não estava de plantão e que não poderia “passar” pelo médico plantonista do hospital. Diante do sofrimento da sua esposa, o comunicante pediu ao medido plantonista que efetuasse uma cesariana, mas este se negou dizendo que deveriam aguardar até o dia seguinte. Que foram embora e por volta da 01h do dia 21/10, a gestante voltou ao hospital com muitas dores e foi solicitado a uma enfermeira que chamassem uma outra médica para atendê-la o que não foi feito. Por volta das 4h da madrugada do mesmo dia foi constatado que o coração do bebê não batia mais. Quando resolveram chamar uma médica a criança já havia falecido.


SÃO BORJA
HOMEM É FERIDO A FACA PELA PRÓPRIA COMPANHEIRA.
Um homem residente na Rua Osório Rocha Chaves em São Borja foi esfaqueado pela própria companheira de iniciais M.M.S.M. O fato ocorreu no domingo (23/10) por volta das 23h50min. Quando os policiais chegaram no local encontraram a agressora com a faca na cintura e ainda constataram que a porta da frente da residência estava quebrada, alem de outros objetos. O homem que foi ferido na região das costas foi socorrido e conduzido ao pronto socorro daquela cidade e posteriormente até a delegacia para o registro policial, porém não manifestou interesse em representar criminalmente contra a acusada, porque segundo ele estão acostumados a brigar.

IDOSA MORRE ATROPELADA NO CENTRO DE SÃO BORJA.
Por volta das 10h15min do último domingo (23/10) ocorreu um acidente de trânsito na Rua General Marques em São Borja, onde a a sra. Anair Martins Ramos, 80 anos, foi vitima de atropelamento pelo condutor de uma caminhoneta GM/S10, placas BJP-3459. A vítima chegou a ser socorrida pelo SAMU apresentando uma fratura exposta no braço esquerdo e com hematomas no lado esquerdo do rosto. Ao ser socorrida a vítima estava lúcida, porém foi internada na CTI vindo a falecer.



Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes).

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Caso Rosso

Não sei quem divulgou o nome e a foto do vivente acusado de ter dados os tiros no milico.
Mas quero ressaltar ele é apenas um indiciado, sequer denunciado, e não culpado (até porque nega a autoria). Imaginem se for realmente condenado, por quem é de direito para fazê-lo, onde irão estampar a cara do sujeito?
Às vezes autoridades inexperientes na pressa de mostrar serviço e apagar um passado de viagens internacionais, mal explicadas, lançam um suspeito no rol dos culpados, coisa que deveria ser realizada em última instância.

Furto no Bar da URI

Já corre entre os estudantes a teoria para a defesa do futuro arquiteto: ele vai alegar que não furtou, apenas retomou uma parte da imensa colaboração que acadêmicos dão ao local, por falta de opção.

Obras não param



Apesar do transtorno que vira nossas ruas com as obras de asfaltamento, elas são um problema necessário.
Quero destacar a equipe da Corsan, pois basta lembrarmos que em outros governos era só conversa. Muitos tiravam fotos dos canos estocados e anunciavam milhões em investimento, porém nada.
Agora o Rubem de Lima assumiu a gerencia, e ele que sempre foi peão, deu jeito de colocar os canos nos seu devidos lugares, ou seja, no solo.
Sei que algumas obras estão atrasadas, mas em seguida chega uma empresa terceirizada e irá dar um “ligeirão” e finalmente veremos o asfalto e o fim de canos velhos estourando.

Simulado da Escola da URI será em Novembro




A Escola de Educação Básica da URI estará realizando o seu Simulado para alunos do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio, que queiram testar seus conhecimentos antes de encararem a prova do vestibular e do PEIES. Também será ofertada a prova do Simuladinho, para alunos da 7ª e 8ª séries.
As inscrições devem ser realizadas na secretaria da Escola até o dia 09 de novembro. A prova será no dia 12 de novembro, no Campus da URI Santiago, das 9h às 12h.
Haverá transporte gratuito para os inscritos de Santiago, com saída entre 7h30 min e 7h45min, em frente à Prefeitura Municipal.
Entre os inscritos, será sorteado um netbook e outros prêmios.
O valor da inscrição será de R$2,00, para o simuladinho, e de R$ 3,00, para as modalidades de 1º Ano, 2º Ano e vestibular convencional.
Mais informações pelo fone (55)3251 1715 ou pelo e-mail: escola@urisantiago.br

POLICIA CIVIL PRESENTE NA FEIRA DA SOLIDARIEDADE EM SANTIAGO- 21ª REGIÃO POLICIAL.




A Polícia Civil de Santiago- 21ª Região Policial se fez presente na Feira da Solidariedade e Feira do Artesão, coordenada Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) juntamente com O SINE, que se realizou no dia 22/10/2011, na Praça Moisés Viana. Uma equipe de servidores da Polícia Civil distribui entre o público presente, material informativo (foldres e cartilhas) com assuntos relacionados à Lei Maria da Penha, Prevenção ao Uso Indevido de Drogas e Crimes Sexuais Praticados Contra Crianças, entre outros.

LOCALIZAÇÃO DE CADÁVER
Por volta das 10h de ontem o Plantão da DPPA recebeu uma ligação telefônica oriunda da BM da cidade de Unistalda, informando sobre a localização de um cadáver do sexo masculino na localidade de Canhada Funda, próximo ao trevo de acesso aquele município. A Equipe Volante deslocou-se até o local indicado identificando a vítima como Jorge Clementino Coffi Garay, 71 anos, não havendo sinais aparentes de violência no corpo, entretanto apresentava um corte provavelmente provocado por um arame em uma das pernas. Uma moradora próximo do local onde se encontrava o corpo, disse que localizou a vítima no início da manhã caído próximo a uma cerca dentro da sua propriedade, ainda com vida, tendo inclusive lhe pedido água o que foi feito pela testemunha. Foi acionada uma ambulância, mas quando chegou no local a vítima já estava sem vida. Segundo informações a vítima não possuía endereço fixo e era alcoólatra. Foi realizado levantamento fotográfico e corpo foi encaminhado para fins de necropsia.

FURTO QUALIFICADO
O sr. de iniciais P.R.D.F. gerente de uma empresa de materiais de construção e eletrodomésticos, localizada na Av. Getúlio Vargas registrou no plantão policial da DPPA que no dia 21/10, quando estava fazendo o balanço geral da loja constatou a falta de 102 metros de tela de alambrado que estavam em estoque. Segundo o proprietário, provavelmente o produto tenha sido furtado e que não havia sinais de arrombamento no local. As telas ficam no pátio da loja e no local não há câmera de segurança, nem sistema de alarme.

FURTO/ABIGEATO
Um proprietário rural residente próximo Barragem da Corsan, nesta cidade, relatou que no dia 17/10 ao fazer uma recorrida na propriedade da qual é arrendatário, encontrou a cerca cortada e posteriormente ao fazer a conferência dos animais, deu falta de uma vaca da raça holandesa de aproximadamente 480 kg. Próximo do local foram encontradas vísceras de animais, suspeitando-se que o referido animal tenha sido batido e furtado Que na mesma data ao realizar a contagem de animais em outra propriedade rural na localidade de Esquina Rosário, constatou o furto de dois bois da raça zebu, de aproximadamente 440 kg cada um


EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
Na madrugada de sábado, por volta da 01h3omin, na Av. Batista Bonoto Sobrinho, nesta cidade, em uma barreira policial realizada pela BM foi abordado o veiculo GM/Celta, placa IJS-3363, conduzido por A.M.J. o qual se submeteu ao teste do etilômetro com resultado positivo. Diante do fato, foi dada voz de prisão em flagrante ao condutor e conduzido à DPPA para as providências que o caso requer.

SÃO VICENTE DO SUL

ROUBO A PEDESTRE
Um senhor procurou a BM de São Vicente do Sul para comunicar que no dia 21/10, por volta das 2h30min, quando caminhava pela Rua Vinte de Setembro, foi abordado por dois elementos, em uma moto cg, que lhe ameaçaram de morte e lhe roubaram um telefone celular, marca LG, nr. 9913-9750, uma carteira de bolso com documentos, pessoais, cartões de créditos com senhas e a quantia de r$ 500,00 (quinhentos reis) em dinheiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes).

Instruções aos Bachareis em Direito

Bachareis de todo o país estão querendo saber como se engajar, como participar, enfim, todos querem dar sua parcela de contribuição nessa hora derradeira.

1 - Todos são livres para enviar e-mails aos Ministros, mas pede-se todo o cuidado nas redações, textos enxutos, breves e com fundamentação jurídico/constitucional. Sugerem-se textos elegantes e bem redigidos. Na dúvida, não se envia nada. Sabe-se que os inimigos dos bachareis escalaram um batalhão de imbecis para enviarem e-mails, como se bachareis fossem; esses, são cheios de erros gramaticais, contém ofensas aos Ministros e visam destoar o foco da luta dos Movimentos Nacionais de Bachareis.

1.1 - Alguns e-mails úteis:

Gilmar Mendes – mgilmar@stf.gov.br

Celso de Mello – mcelso@stf.gov.br

Marco Aurélio de Mello – marcoaurelio@stf.gov.br

Cezar Peluso – carlak@stf.gov.br

Carlos Britto – gcarlosbritto@stf.gov.br

Joaquim Barbosa – gabminjoaquim@stf.gov.br
Ricardo Lewandowski – gabinete-lewandowski@stf.gov.br

Carmen Lúcia – anavt@stf.gov.br

2 - É importantíssimo obter declarações de Senadores, Deputados Federais, Estaduais, Prefeitos e Vereadores contra o Exame de Ordem, bem como de artistas e personalidades de destaques em seus Estados.

3 - A concentração em frente ao STF, para os que podem ir até Brasília, será a partir das 10 horas da manhã do dia 26, quarta-feira. Sugere-se a todos que estão próximos ao DF, que façam um esforço e desloquem-se até o prédio do Supremo, quanto mais gente juntarmos, maior será nossa pressão. Observem os ternos, tanto homens quanto mulheres; do contrário, não entram no prédio.

4 - A previsão é que os debates em plenário começem por volta das 16 horas.

4.1 - Pode-se acompanhar os debates pela TV Justiça ou pela internet no link http://www.tvjustica.jus.br/#

5 - Os blogs que bajulam a OAB já começaram a disseminar boatos e informações falsas. Portanto, nesse momento, todo o cuidado é pouco e toda a informação precisa ser bem filtrada.

6 - Novas instruções serão divulgadas após a conclusão da votação no STF.


MNBD - Vale do Jaguari/Rio Grande do Sul

FONTE: Blog Jornalista Prates

Estou voltando

Hoje a tarde devo retomar as postagens. Superados parcialmente os problemas retorno com novidades.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PSD e PTB estão muito próximos de um acerto

Em primeiro lugar quero anunciar que na segunda volto ao meu ritmo normal de postagens, pois o problema de saúde esta sendo superado e minha monografia será entregue neste final de semana.
Mas não posso deixar de divulgar uma notícia em primeira mão: Guilherme Bonotto e Sandro Palma conversaram e acertaram os ponteiros para a coligação no ano que vem.
Os dois irão concorrer a vereança e não ao Executivo.

Mais uma novidade.
Nasceu uma idéia na oposição. Uma chapa encabeçada pela professora IVANA GENRO e como vice NELSON ABREU.
Mais novidades na segunda. Um abraço.

Conselho Antidrogas realiza primeira reunião



Realizada, na última sexta-feira, dia 14 de outubro, nas dependências da Câmara de Vereadores de Santiago, a primeira reunião do Conselho Municipal Antidrogas de Santiago (COMAD). Na pauta, questões iniciais importantes aos trabalhos do Conselho, como estruturação física e organizacional, propostas de atividades para a prevenção ao uso indevido de drogas no Município, criação de fundo para a captação e gerenciamento de verbas, interação e troca de experiências e atividades com outros Conselhos Municipais e o Conselho Estadual (CONEN), entre outros assuntos. O COMAD de Santiago decidiu pela realização de suas reuniões de forma a aceitar e incentivar a participação de toda a comunidade, possibilitando o recebimento de projetos e ações para a prevenção às drogas em Santiago.

O COMAD tem sede em sala própria junto à Câmara de Vereadores e se reunirá no próximo dia 04/11, às 8h30min.

Compareça! Participe! Contribua pela luta contra as drogas em nosso Município!

Atenciosamente,
VLADIMIR HAAG MEDEIROS
Presidente do COMAD Santiago/RS.

comadsantiagors@gmail.com
@COMADSantiagoRS (twitter)

Simulado da Escola da URI será em Novembro

A Escola de Educação Básica da URI estará realizando o seu Simulado para alunos do 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio, que queiram testar seus conhecimentos antes de encararem a prova do vestibular e do PEIES. Também será ofertada a prova do Simuladinho, para alunos da 7ª e 8ª séries.
As inscrições devem ser realizadas na secretaria da Escola até o dia 09 de novembro. A prova será no dia 12 de novembro, no Campus da URI Santiago, das 9h às 12h.

Haverá transporte gratuito para os inscritos de Santiago, com saída entre 7h30 min e 7h45min, em frente à Prefeitura Municipal.

Entre os inscritos, será sorteado um netbook e outros prêmios.

O valor da inscrição será de R$2,00, para o simuladinho, e de R$ 3,00, para as modalidades de 1º Ano, 2º Ano e vestibular convencional.

Mais informações pelo fone (55)3251 1715 ou pelo e-mail: escola@urisantiago.br

Escolinha de Futsal com inscrições abertas

A Escolinha de Futsal da Escola da URI tem previsão de início para o dia 20 de outubro. Podem se inscrever crianças de 08 a 13 anos.
Os treinadores serão os professores de Educação Física da Escola e as aulas serão aos sábados à tarde.
As inscrições são abertas para a comunidade e devem ser realizadas na secretaria. Mais informações através do fone (55) 3251 1715.

Outubro Rosa - progamação



O Outubro Rosa em Santiago terá abertura oficial nesta sexta feira, dia 14/10 a partir das 18 horas no largo da Estação do Conhecimento, tendo como parceiros a Banda da 1ª Brigada C Mec, com um repertório de músicas direcionadas à mulher, além de apresentações especiais.

O largo da Prefeitura será iluminado de rosa nesta segunda quinzena de outubro, contendo o túnel e o ESPAÇO LUZ.
O túnel têm o objetivo de mostrar o lado poético da mulher, com a exposição de poemas de escritoras daqui de Santiago, identificadas com suas fotos, e conduzir ao Espaço Luz, que têm como objetivo mostrar o perigo da doença, Ca de mama, e suas consequências, se detectado tardiamente e a importância da prevenção e diagnóstico precoce.
O ESPAÇO LUZ, é dividido pelas cores preta e rosa, o lado preto contém uma galeria de fotos de mulheres com a doença avançada, e o lado rosa, imagens da importância da prevenção e diagnóstico precoce, funcionando de segunda à sexta, das 9h às 12h, e das 13 e 30 às 16 horas a partir do dia 17 de outubro, em parceria com acadêmicos da URI e SEG (da graduação de enfermagem e curso técnico).
Nos três últimos sábados de outubro, das 09 e 30 às 12 horas em frente a Prefeitura, distribuição de informativos e abordagem dos carros para adesivar os mesmos com a logo do Outubro Rosa.
Os arcos do calçadão serão enfeitados com a cor rosa e a logo do Outubro Rosa.
A Estação do Cinema está com uma programação neste mês direcionada à mulher e terá no dia 21/10 às 15 horas sessão (documentário sobre CA de mama) para profissionais da saúde juntamente com uma das produtoras (Santa Maria) para discussão final.
No dia 23/10 teremos uma palestra com o Drº Cristiano Weber, às 15 e 30, no salão nobre do Círculo Militar, acompanhado de um chá, envolvendo várias lojas, empresas, que são as anfitriãs, e responsáveis pelas suas convidadas.

Santiago vai sediar um grande evento nos dias 22 e 23 de Outubro


A Alternativa Jr, Empresa Júnior da URI Santiago está se preparando para realizar o XII Encontro Gaúcho de Empresas Juniores – EGEJ, que será nos dias 22 e 23 de outubro, no Auditório da universidade, com a temática “O Movimento Empresa Júnior na Sociedade do Conhecimento”.

O evento irá promover a discussão sobre como capacitar melhor os integrantes das empresas juniores do Rio Grande do Sul e do Brasil e debater os desafios da gestão e da participação no movimento júnior, na atualidade, instigando a busca de novas práticas e tecnologias, trazendo técnicas de aprimoramento dos processos. Além das palestras com profissionais renomados, haverá apresentação de cases e workshops.

Faltam apenas alguns dias para esse grande evento acontecer e, pela primeira vez, na URI Santiago.

Acesse o site para saber mais: www.egejsantiago.com.br.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Agradeço de coração

Continuo na luta para recuperar a saúde de um familiar. Mas quero agradecer as centenas de e-mails, telefonemas e mensagens de apoio.
Não posso nominar, pois são muitas, inclusive alguns estiveram em minha casa e não estava, porém recebi o recado e agradeço.

Rafael Nemitz poderá ser candidato em São Vicente



Hoje fiquei sabendo que o meu amigo Rafael Nemitz transferiu seu título de eleitor para São Vicente do Sul. Tentei ligar para confirmar, mas não consegui.
Se confirmada à informação desejo sorte a esse amigo que provavelmente irá concorrer a vereador e com um baita cabo eleitoral.
Sorte amigo. Conte comigo.

Coordenação da UL de Canoas realizou importante reunião

Na noite desta quinta-feira, 06 de outubro, a nova Coordenação Municipal da tendência interna ‘Unidade na Luta’ (UL) do Partido dos Trabalhadores de Canoas/RS realizou sua primeira reunião de trabalho após o Ato Político (que lotou a Câmara de Vereadores) que marcou a entrada no partido do ex-vereador e atual Subprefeito da Região Sudeste Paulo Accinelli, da líder comunitária Carla Marques e de mais um grande número de lideranças que filiaram-se ao PT e também optaram por militar na tendência. Na oportunidade, foi discutida a conjuntura, a organização da UL e sua intervenção no PT, as eleições de 2012 e as prioridades que nortearão as atividades da tendência (organizar a intervenção no movimento comunitário, juventude, mulheres, negros, formação política, dentre outras).

Os 11 membros da Coordenação confirmaram também que Carla e Accinelli deverão concorrer à vereança no próximo pleito e escolheram o ex-Secretário Geral do PT de Canoas, Júlio Garcia também (um dos fundadores do PT e da CUT), como o Coordenador Geral da tendência no município, ficando Janaína Torres como secretária e Glaci Mello como tesoureira.

A próxima reunião da Coordenação da corrente petista deverá ocorrer no dia 18 de outubro, sendo que na oportunidade será definido o calendário das plenárias temáticas que a UL decidiu realizará no próximo período.

CRIME DE RACISMO É REGISTRADO NUMA ESCOLA NO INTERIOR DE ITACURUBI.

A sra. N.M.A.S. residente no Rincão das Palmas em Itacurubi, relatou que ao chegar em casa no dia 04/10, o seu filho com nove anos de idade, estudante na Escola Euclides Loureiro, a comunicou que um colega de turma, também menor, que reside no Rincão dos Lopes teria lhe chamado de negro, em tom pejorativo. Relatou ainda que devido a esse fato, o seu filho no dia seguinte foi a escola e não saiu para o recreio. O fato foi comunicado a professora supervisora da escola, momento que a mesma respondeu: o que é que tem, tu é negro mesmo. A comunicante salientou que o fato deixou o menino constrangido e envergonhado diante dos colegas, pois a referida professora também falou em tom pejorativo, com isso, deseja representar contra os autores.

FURTO/ARROMBAMENTO EM RESIDÊNCIA
S.J.P. morador da Rua Independência, relatou que na tarde de sábado foi arrombada a porta que dá acesso a sua residência pelos fundos através da área de serviço e furtaram um notebook marca intelbras, cor preta, um par de tênis marca nike cor preta com cinza e uma mochila azul, não possuindo suspeitos.

DANO
Um senhor residente no Passo do Pessegueiro comunicou que pessoas não identificadas danificaram a cerca de sua propriedade e furtaram aproximadamente mil e duzentos metros de arame. O fato teria ocorrido no mês de setembro sendo constatado somente agora.


LESÃO CORPORAL
O sr. J.G.C.S. residente na Rua João Brandão, bairro Guabiroba, comunicou que na madrugada de ontem quando encontrava-se dormindo em sua residência, foi agredido pela sua ex-companheira M.V.N.C. tendo a acusada invadido a sua casa e de posse de uma faca, lhe desferiu vários golpes, causando-lhe várias lesões. Que esta foi a segunda vez que acusada invade sua residência para lhe agredir e ameaça-lo de morte. O motivo de tais agressões deve-se ao fato que sua ex, não aceita a separação.

SÃO BORJA

ROUBO A PEDESTRE COM LESÕES
A.C.M.O. registrou que na noite do último sábado, por volta das 22h, quando dirigia-se de bicicleta para casa pela Av. Salgado Filho foi abordado por dois indivíduos, sendo um deles trajava uma roupa tipo farda do exercito brasileiro e outro de bermuda e camiseta branca, os quais lhe deram um empurrão, vindo a derrubar-lhe no chão. Segundo a vitima, os indivíduos roubaram sua bicicleta, monark, aro 26, sem marchas; um relógio de pulso com pulseira metálica, uma aliança em ouro e certa quantia em dinheiro. Do fato resultou lesionado, pois bateu com o rosto e o cotovelo esquerdo no chão. Os indivíduos não foram identificados, pois a ação foi muito rápida.

PESSOAS CHAMADAS
Emerson de Oliveira Sudati, deverá comparecer no 2º Cartório da Delegacia de Polícia de Santiago, em horário de expediente.


Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da Silveira Nunes).

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Muito obrigado amigos



"Amigo é aquele que podemos contar, por isso seja de dia ou de noite, sempre que precisarmos, ele estará a disposição para prestar sua gentileza, seja para festejar ou consolar, por isso, lembre de seus amigos durante todos os momentos." (Luis Alves, frases e pensamentos sobre amizade).
Com essa frase quero agradecer aos amigos Tavinho e Mara Rebelo pela ajuda pontual e salvadora que prestaram a mim e minha família.
Quando voltar a Santiago contarei em detalhes como podemos contar com os verdadeiros amigos nas horas mais difíceis.

Escola da URI realizará seu tradicional Chá da Primavera.

A Escola da URI realizará o seu tradicional Chá da Primavera, no dia 15 de outubro, com desfile de moda, que contará com a participação do Atelier Clédio Merlugo e da loja Toko de Gente.

Os convites podem ser adquiridos na Secretaria da Escola. O evento é aberto para toda a comunidade, com início às 16h.

Aline Maia
Assessora de Imprensa
URI - Campus Santiago
Fone: (55) 99461137
http://www.urisantiago.br/

POSSE DA DIRETORIA DO CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS DE SANTIAGO/RS.




Nesta manhã ocorreu a posse do COMAD, ficando assim constituído:

Vladimir Haag Medeiros, Delegado de Polícia, como Presidente do COMAD
Bibiana Palmeiro, psicóloga do CAPS-AD, como Vice-Presidente do COMAD
Rafael Perazzolo, psicólogo da ONG Casulo, como Secretário Executivo do COMAD
Maria Serafini, professora da Sec. Mun. de Educação, como Secretária do COMAD
Sandra Ebling, professora da URI, como Secretária do COMAD

A nova diretoria, que atuará por um mandato de dois anos, buscará articular ações conjuntas para a prevenção ao uso indevido de drogas no Município.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Problemas com doença

Peço desculpas aos meus leitores, pois estou em Santa Maria enfrentando um problema sério de saúde com um familiar.
Nem tinha me recuperado dos prejuízos do temporal e veio essa nova “paulada”, mas são coisas da vida. Na minha volta vou traçar um paralelo do nosso hospital e deste aqui em Santa Maria. Abordarei tudo desde o atendimento até as escolhas dos administradores.

Humor. Ao meu amigo pé frio



Credo! Meu amigo jornalista e blogueiro é pé frio mesmo. Basta encostar-se a um político e a coisa desanda.
Se a tendência do político era conquistar 5 mil votos vira 500 ou pior acaba cassado.

Brigada Militar será uma boa bandeira



Soube de fonte segura que o comando da Brigada Militar emitiu uma “MD” (linguagem deles) alertado o 5º R P Mon sobre o excesso de efetivo, sendo que a mensagem aponta 16 homens a mais, fora os do expediente.
Concluindo essa história servirá de bandeira para muitos candidatos a vereador, que surgiram como salvadores da pátria, podem esperar.
Por fim também soube que o Ten. Cel. Chaves está movendo “céus e terra” para voltar a Santiago, mas para isso é preciso uma alteração na composição de comando do regimento. Acho que sua amizade com o deputado Chicão irá dar uma mão.

WIZARD COM AGENDA REPLETA EM OUTUBRO

A Wizard Santiago sempre atenta aos anseios da comunidade, está planejando uma série de atividades, para o mês de outubro.
Os eventos serão voltados não só para os alunos da Wizard mas, também, para segmentos da sociedade Santiaguense.
Entre as atividades destaque consta a comemoração para o dia das crianças, a implantação do Comitê de Gestão da Qualidade, o qual, será responsável pela implantação do Programa de Qualidade Wizard, bem como, por uma série de melhorias que irão ocorrer na instituição e ainda, a classificação no concurso Nacional Escola Campeã onde, a Wizard Santiago, foi escolhida entre centenas de unidades Wizard de todo o Brasil, para concorrer na categoria Ação de Marketing.

Está acontecendo a 4ª Semana Acadêmica do Curso de Agronomia da URI



Nesta semana, de 03 a 07 de outubro, está acontecendo a 4ª Semana Acadêmica do Curso de Agronomia da URI Santiago, no Auditório da Instituição.

Os acadêmicos dos Cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola participaram e irão participar até sexta-feira, à noite, de palestras proferidas por profissionais de grandes empresas como Tortuga, Drakar Solos e Lagoa da Serra, sendo esta última, considerada a maior central de inseminação artificial da América Latina.
A organização do evento é do 4º semestre do Curso de Agronomia, juntamente da sua Coordenação.

Senadora Ana Amélia Lemos esteve na URI



A URI Campus de Santiago recebeu no dia 30 de setembro, última sexta-feira, a Senadora Ana Amélia Lemos, a qual palestrou para professores, acadêmicos e autoridades.

Na ocasião, a senadora explanou sobre a falta de atitude da maioria dos jovens brasileiros, bem como a acomodação frente aos problemas sociais e políticos em nosso país, enfatizando a força dos estudantes, que hoje, não vem sendo muito bem aproveitada. Também abordou temas como o Código Florestal e a necessidade de aprovação de um projeto que garanta a segurança jurídica aos milhões de produtores agrícolas, principais responsáveis pelo superávit da balança comercial brasileira.

Ao findar a palestra, Ana Amélia pousou para fotos com alunos e professores, que a recepcionaram calorosamente na Universidade.

SE NÃO BASTASSE OS PREJUÍZOS COM O TEMPORAL, O CRAS DE SANTIAGO FOI ALVO DA AÇÃO DE MELIANTES.

A Coordenadora da Proteção Social relatou que devido ao temporal que ocorreu em Santiago, o prédio onde funciona o CRAS, na Rua Benigna Garcia, teve o telhado arrancado ficando totalmente descoberto. Aproveitando-se dessa situação, meliantes não identificados entraram pela parte de cima da cobertura e furtaram várias sacolas com gêneros alimentícios e artesanatos. A parte administrativa também foi invadida, mas no momento do registro policial a coordenadora não possuía o número exato de objetos furtados.

APENADO DO PRESÍDIO ESTADUAL DE SANTIAGO ATEOU FOGO NA CELA ONDE SE ENCONTRAVA.
Na madrugada de 01/10, por volta das 02h20min, o apenado DE INICIAIS M .G. ateou fogo na cela de contenção nº 5 onde se encontrava juntamente com os outros apenados. A cela ficou bastante danificada, inclusive queimando colchões, mantas e sacolas e materiais dos demais detentos. O autor já foi transferido para o Presídio Regional de Santa Maria.

Na sexta-feira passada (30/09), agentes penitenciários localizaram um aparelho de telefone celular escondido em um buraco na parede da cela nº 4. No momento da apreensão nenhum apenado se encontrava na cela e ninguém assumiu a propriedade do aparelho.

SÃO VICENTE DO SUL


COLISÃO FRONTAL NA BR-287 EM SÃO VICENTE DO SUL RESULTA EM QUATRO VÍTIMAS FATAIS

Por volta das 20h30min de ontem (05/10) no Km 317,5 da BR-287 em São Vicente do Sul, ocorreu um acidente de trânsito do tipo colisão envolvendo um caminhão scania placa LVI-1464 conduzido por J.C.C.T. que trafegava no sentido Santa Maria/São Vicente do Sul e o veículo Scort placa IHX-5900com quatro tripulantes que trafegava no sentido contrário. Segundo o condutor da Scania o veículo scort ao tentar uma ultrapassagem indevida colidiu de frente com o seu caminhão ficando totalmente destruído. Os quatro ocupantes do scort morreram sendo três no local do acidente e uma outra vítima que foi socorrida com vida mas acabou morrendo no hospital em Santa Maria. As vítimas fatais são Roberto Carlos Teixeira da Silva (45 anos) Helena Martins de Martins (40 anos), Arnildo Coelho Rodrigues (32 anos) e Maquitieli Martins de Bastos (15 anos). Os peritos de Santa Maria compareceram no local do acidente para realização de levantamento fotográfico e pericial. O acidente foi atendido pela Polícia Rodoviária Federal de Santa Maria e pela Equipe Volante da DPPA de Santiago. O condutor do caminhão nada sofreu. Segundo informações todas as vítimas residiam na localidade de Loreto, interior de São Vicente do Sul.

PACIENTE RECLAMA DE MAL ATENDIMENTO POR PARTE DE UM MÉDICO EM SÃO VICENTE DO SUL.
O sr. L.A.P.M. residente em São Vicente do Sul relatou que foi até o hospital da cidade, para consultar mas não foi atendido. Segundo o comunicante, o médico de plantão encontrava-se sentado numa sala e teria dito que somente começaria atender quando tivesse quatro ou cinco pessoas para consulta. Após muita discussão com o médico, o comunicante foi atendido. O fato foi comunicado a uma guarnição da BM que efetuou o registro policial.


ITAQUI
ROUBO A RESIDÊNCIA
Uma senhora residente na Euclides Aranha, em Itaqui, relatou que o seu filho estava abrindo a porta da frente de sua residência, quando foi abordado por dois elementos, um de estatura baixa e o outro de estatura mediana e anunciaram que era um assalto, mostrando uma faca e mandando o menino entregar um aparelho de telefone celular que portava. Após o roubo os indivíduos fugiram em disparada.

CRIME CONTRA A FLORA E A FAUNA
Uma denúncia anônima de crime ambiental levou uma guarnição da BM de Itaqui a comparecer na Rua Independência onde estaria ocorrendo o corte de uma árvore nativa. No local foi constatado o corte de uma figueira, espécie nativa protegida por lei. Em contato com o proprietário do terreno este disse não possuir a licença para o corte. A moto-serra utilizada estava devidamente documentada como prevê o artigo 51 da Lei 9.605/1998. O proprietário do terreno foi notificado.

SÃO BORJA

ADOLESCENTE CAUSA DANOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL EM SÃO BORJA.
Uma adolescente de 14 anos foi apresentada no plantão da 1ª Delegacia de Polícia de São Borja na tarde do dia (04/10) após se envolver numa ocorrência no ambiente escolar. Conforme relatos de uma professora e da vice-diretora do educandário a menor não aceitou o que foi determinado na atividade escolar e tentou sair da escola sem autorização. Diante da negativa, a infratora danificou a escola, quebrando vários vidros com um pedaço de madeira, vindo a se auto lesionar na mão direita. A menor estava descontrolada sendo necessário o uso da força e algemas para conte-la e encaminha-la primeiramente ao hospital e após à delegacia para o registro policial.

ANIMAL SOBRE A PISTA CAUSA ACIDENTE DE TRÂNSITO.
O condutor do veículo placa ISH-7979 relatou que no último domingo por volta das 9h30min trafegava pela RST-241 e ao tentar desviar de um cão, que vinha sobre a pista de rolamento, na direção de seu automóvel, acabou perdendo o controle do veiculo vindo a colidir num barranco e posteriormente arrancou uma placa de sinalização e uma arvore que havia no acostamento, do outro da lado da pista. O veiculo sofreu diversos danos conforme fotos anexas ao registro policial. O motorista nada sofreu

ITAQUI

TORRE DA RBS/TV DE ITAQUI SOFRE AÇÃO DE VÃNDALOS.
O supervisor técnico da RBS/TV de Uruguaiana registrou no plantão da DP de Itaqui que foi informado por um morador do local que a torre de retransmissão da emissora que fica localizada no Cerro dos De Leon havia sido alvo de vandalismo tendo o medidor de energia quebrado, não havendo suspeitos do dano.

SÃO BORJA

AUTOR DE HOMICÍDIO É PRESO EM SÃO BORJA
José Orion Martins Machado, foi preso na manhã da última sexta-feira (30/09) pela Polícia Civil de São Borja em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo delito de homicídio ocorrido no dia 18/09 naquela cidade, sendo encaminhado ao presídio.

FILHO VENDE A CASA DA PRÓPRIA MÃE POR APENAS 3 MIL REAIS

Uma idosa de 71 anos, residente na Rua Inhanduí, em São Borja, foi até o plantão da Polícia Civil local para comunicar que o seu filho de iniciais A.M.S.R. havia vendido a casa onde ela mora, sem o seu consentimento. O imóvel foi vendido por R$ 3.000,00. A compradora queria tomar posse do imóvel imediatamente, mas a vítima disse que reside no local havia 29 anos e que não tem outra casa para morar, desconhecendo a atitude do filho e manifestou interesse em representar criminalmente contra o mesmo.

ITAQUI
JOVEM É VÍTIMA DE ESTUPRO E ROUBO A RESIÊNCIA EM ITAQUI.
Uma jovem de 19 anos de idade foi vítima de roubo e estupro, na noite dessa segunda-feira (03/10), quando por volta das 20h30min foi surpreendida por um indivíduo que bateu na porta do seu apartamento localizado na Rua Borges do Canto, em Itaqui, se fazendo passar por seu vizinho. Ao abrir a porta a vítima foi empurrada para dentro do apartamento e o indivíduo a mandou deitar no chão. A vítima teve os olhos e a boca coberta por panos sendo ameaçada de levar uma facada. O acusado arrebentou o fio do aspirador de pó e amarrou as mãos da jovem e após revirar seu apartamento roubou a quantia de R$ 700,00 em dinheiro, um aparelho celular marca IG , perfumes e refrigerantes. Antes de sair do local o acusado a obrigou a manter relações sexuais sob ameaças de morte. Após o acusado ter ido embora a vítima conseguiu se desamarrar e mesmo em estado de choque pediu socorro aos vizinhos do apartamento ao lado que acionaram a Brigada Militar. A Polícia Civil de Itaqui investiga o caso na tentativa de identificar o autor.



PESSOAS CHAMADAS
Emerson de Oliveira Sudati, deverá comparecer no 2º Cartório da Delegacia de Polícia de Santiago, em horário de expediente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 21ª DPR (David da SilveiraNunes).