sábado, 31 de julho de 2010

Como o previsto

O “debate” jurídico na Rádio Comunitária transcorreu como já era previsto. Com exceção do Itacir Flores, que foi mais contundente, de resto foi morno e sem discutir os verdadeiros problemas do ensino que vão “estourar” lá na frente na prova da OAB.
O que mais me chamou atenção foi quando disseram que a prova da ordem é para qualificar os profissionais. Pergunto: ESSA NÃO É A MISSÃO DA UNIVERSIDADE?
Aos colegas e pais que me ligaram e mandaram e-mail digo que tentei colocar um representante dos estudantes na entrevista, mas não tive sucesso. Obrigado ao Cristiano Faccin que se propôs a ir, entre outros.

Tive outro sonho

Nesta noite voltei a sonhar com projeções políticas. Antes de publicar ele vou procurar um amigo que entende do riscado e procurar interpretar mais um sonho revelador.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Um sonho pode se tornar uma realidade?


Nesta noite minha filha teve problemas estomacais e fiquei apenas tendo cochiladas, entre uma outra tive um sonho que talvez seja revelador.
Sonhei que estava na Câmara de Vereadores e ocorria a eleição para a nova mesa diretora e meu amigo Marcos Peixoto era apontado como o sucessor natural do Davi.
Porem novamente ocorreu àquela puxada básica de tapete e na hora o eleito foi o Pelé. Arrasado o pobre Marquinho ficou indignado, aí meu sonho deu um salto. Já estava na Praça Central em um comício da campanha para prefeito e no palanque lá estava o Peixoto inflamando a massa e pedindo votos para elegê-lo a prefeito. Porem quando fui fotografar notei que o número no palanque não era o 11. Então enquadrei a foto e abraçados estavam Marcos Peixoto e seu vice Diniz Cogo.
Nesse instante ouve mais um salto no meu sonho e estava eu ao lado do Jones Diniz na apuração e quando saiu o resultado eu acordei. Que pena!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Perplexo

Hoje tive acesso a documentos e depoimentos que podem comprometer a carreira de um político. Nas gravações a pessoa diz que um material de construção que deveria ir para uma obra pública parte iria para uma morada do político.
Não vou me precipitar, vou verificar a pessoa da gravação e farei a minha gravação e pedirei ver se as datas das notas batem com a obra.
Outro asunto que estou verificando com calma e esperando documentos para publicar é o caso de Capão do Cipó, acho que hoje chegam e a noite publico.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Atenção! Curso de Direito da URI está em busca de novos professores



Pela manhã quando conversava com um integrante da direção da URI sobre a nota da professora Adriane, o qual me relatava a suposta ingenuidade da advogada, ele também deixou escapar uma informação no mínimo curiosa.
Segundo ele a coordençaõ do curso junto com a direção estão à procura de antigos professores que já ministraram aulas e também novos nomes para agregar ao quadro dos docentes.
Perguntei a ele como esses professores seriam “encaixados” nas disciplinas, pois aparentemente estão todas completas. Meio desconcertado me revelou que muitos perderão horas aula e outro ou outros serão demitidos.
Mas voltei a questionar: e o concurso, esses que voltarão terão que passar por ele? A resposta: “Bueno, calma ai tu já tá querendo saber demais, essa mudanças estão previstas para o ano que vem, pois o semestre começa segunda”.
Vamos aguardar as possíveis mudanças e conferir se serão para melhor ou não.

terça-feira, 27 de julho de 2010

As sopas da vida


Nesta semana muitos blogueiros foram surpreendidos por uma notícia de que o candidato Chicão havia feito uma janta para a elite e não teria convidado alguns apoiadores.
Bem o que posso dizer é que recebi um telefonema de um amigo relatando que não era nada disso. O dito jantar não passou de um ensopado de mandioca na casa do Chicão para os mais próximos da campanha. Eu não sou muito de sair a noite e por mais que fosse convidado provavelmente não iria.
Por outro lado devo alertar que é muito perigoso falar em nome dos outros (diga a professora Adriane Damian), pois se corre o risco de passar por mentiroso e perder a credibilidade.
Outro ponto perigoso é se atirar de cabeça em projetos que aparentemente são bons, mas no fundo é ocasional e quando passar você fica pelo caminho.
Vou contar a história dos músicos na Florida: contam os “antigos” que quando saia baile na vila sobravam interessados em buscar os músicos para tocar, porém ao final cada um seguia seu caminho e os músicos voltavam à pé para casa, daí a frase: ““FIM DE BAILE, MÚSCO A PÉ”.
Resumindo cuidado que depois da eleição muitos ficarão a pé.

Notícia importante da URI

Hoje pela manhã conversei com um “importante” membro da direção da URI. Segundo ele a nota publicada no Jornal Expresso Ilustrado, onde a coordenadora do Curso de Direito fez críticas aos alunos, foi “destorcida e editada”.
Ele me relatou: “Bueno a Adriane foi ingênua ao mandar uma mensagem a uma pessoa que repassou ao jornal e nesse caminho a coisa foi mudada...” Eu imediatamente o questionei: porque a Adriane não se retratou ou publicou uma versão “verdadeira” dos fatos.
Ele me rebateu dizendo que ela pensou que a coisa não teria tanta proporção, mas que algumas providências serão tomadas para contornar o fato, pois a história chegou a Reitoria.
Minha análise é a seguinte:
Sei que tudo isso é possível, mas a advogada errou em não vir a público esclarecer tudo e a própria direção até agora não se manifestou “oficialmente” e então ficamos com a versão publicada e até agora não desmentida.

À noite irei publicar uma notícia que causará espanto e preocupação entre os professores do Curso de Direito.

Sopão



Esta frase é para um amigo blogueiro que não gosta de Sopão. À noite explico
“FIM DE BAILE, MÚSICO À PÉ”

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ADRIANE MENTIU EM SUA NOTA NO JORNAL: ELA NÃO FALAVA POR TODO O COLEGIADO


CURSO DE DIREITO URI E O EXAME DA ORDEM, Por *Élbio Ross
Sempre entendi e continuo entendendo que o debate a respeito do exame da OAB é assunto restrito aos candidatos e a própria OAB, não devendo um colegiado de um curso de Direito, seja de que Universidade for, intrometer-se no tema.
No entanto, mesmo residindo em Santa Maria, recebi notícias de que em Santiago havia manifestações calorosas a respeito do tema, inclusive envolvendo o curso de Direito da URI nesta questão, com acusações pesadas sobre a qualidade do ensino ministrado, críticas, portanto, que me atingem enquanto professor e me obriga a expor minha opinião.

Entendo que a discussão em torno do exame da OAB está equivocada quando resumida ao embate entre os cursos de Direito e os candidatos, uma vez que ambos são vítimas de um processo mal elaborado. Por isto não posso concordar, muito menos aplaudir a tão comentada coluna do Dr. Rui e muito menos concordar com o pensamento da Coordenadora do Curso de direito e tampouco concordar com uma suposta unanimidade do colegiado do curso, já que tal questão jamais foi debatida em reuniões do curso.

A análise do exame da ordem envolve quatro personagens: 1) os cursos de Direito de todo o Brasil; 2) os alunos dos cursos de Direito; 3) o Ministério da Educação e por fim a OAB nacional na condição de aplicadora da prova.

Assim, reduzir a discussão numa simples e ridícula troca de acusações entre alunos e os cursos de Direito é desviar o foco para o real fator determinante de um índice tão alto de reprovações.

O primeiro erro é responsabilizar o curso de Direito da URI como responsável pelo alto índice de reprovação. Basta lembrar que o índice de reprovação em todo o Brasil é superior a 90%. Portanto, não é a URI/Santiago a única Universidade a ter reprovação em massa de seus egressos. Esta é uma questão nacional e que envolve as mais renomadas universidades deste país. Então o problema é outro.... Também não é dos alunos e seu suposto desinteresse pelo estudo. Discordo frontalmente de quem adota este posicionamento.

Desta forma, se o problema não é exclusivo dos cursos de direito, tampouco dos alunos, devemos discutir o papel do MEC e da OAB neste índice absurdo de reprovação. O hábito pela leitura; a prática cotidiana do estudo é algo que não se aprende nos bancos universitários. Tais práticas são incentivadas desde a pré-infância, seja na própria família, seja nos primeiros anos de freqüência escolar. Portanto, se o aluno enfrenta dificuldades na universidade é porque é vítima de um sistema educacional caótico, com anos de abandono, com o sucateamento das escolas, com remunerações ridículas de seus professores e políticas desastradas (o IDEB está aí como prova).

Assim, respondendo as críticas feitas em relação à qualidade de ensino do curso de Direito da URI tenho a dizer que o nível de qualidade de nossa universidade se equivale a grande maioria dos cursos deste país, tanto que temos vários egressos que hoje advogam em Santiago, São Borja, São Vicente, Mata, Jaguari, Porto Alegre, Santa Maria e até mesmo em outros estados com o maior sucesso.

A questão, como disse, não está nos cursos de Direito, mas na metodologia da elaboração da prova da OAB.

As universidades são espaços não só de aprendizagem técnica, mas muito mais de formação do indivíduo. Explico: o que os cursos de direito buscam ao longo de cinco anos é capacitar o aluno a compreender o Direito enquanto ciência, capacitando-o a pensar, a ver o direito dentro de um contexto social, tanto que o aluno recebe não só aulas de disciplinas exclusivas do direito, mais, também, aulas de filosofia, sociologia, psicologia, etc. As escolas de direito preparam o aluno para exercer a arte da advocacia e a faze-lo da forma mais humana possível.

No entanto, nos últimos anos, observa-se que algumas pessoas querem transformar este espaço de construção do conhecimento e compreensão da vida em sociedade em um simplório cursinho preparatório para concurso público. A universidade não é isto!!!!

E é exatamente aí que vejo o problema. Quando a OAB contrata uma empresa especializada em elaborar provas de concursos públicos (seja para Juiz, Promotor, Delegado, etc), o exame da ordem deixou de auferir a capacidade do candidato em advogar, para exigir deste que faça uma prova de concurso público onde é exigido do candidato um conhecimento único do texto da lei. O erro do exame da ordem não está na sua existência, mas na forma como está sendo pensado e aplicado, uma vez que nenhuma universidade deste país prepara seus alunos para aquele tipo de prova que, em muitos pontos, vai de encontro àquilo que foi transmitido em sala de aula. Pois não se pode esquecer que o Direito é pensado de várias formas e, assim, a forma como as universidades gaúchas pensam e aplicam o direito pode e é completamente diferente do que aplica outras universidades de outros estados. Ao se permitir que uma empresa de Brasília-DF faça uma prova única para todo o Brasil, faz-se com que os candidatos, dependendo da escola de direito de que se originam, encontrem dificuldades muito grandes diante desta pluralidade de formas de ver e aplicar o Direito.

Basta ver que nos próximos exames não será mais permitido o uso de códigos (compilação de leis). Isto é um absurdo, pois o aluno passa cinco anos aprendendo a manusear os códigos, a entender sua sistemática e responde a todas as provas com o código ao seu lado. Não existe neste país nenhum juiz, promotor de Justiça ou advogado que não use os códigos no seu exercício profissional. Como então impedir tal manuseio? Como exigir de um ser humano que decore e memorize milhares de artigos de leis? Outro absurdo: não aceitar que o candidato utilize o Habeas Corpus como recurso processual quando, na prática, é este instrumento largamente utilizado pelos advogados. Só estes dois exemplos já demonstram que os altos índices de reprovação não são frutos de deficiência dos cursos de direito ou preguiça dos alunos, mas de metodologia de elaboração do exame da ordem.

Por isto, não aceito as duras e injustas críticas ao Curso de Direito da URI, pois jamais os professores e a própria instituição permitirão que ele deixe de ser uma escola de advogados para se transformar em cursinho preparatório de concursos. A qualidade de nosso ensino está no mesmo patamar dos demais cursos deste país e até de outros países e digo isto com a experiência adquirida como aluno de doutorado na Espanha e Portugal e como aluno e professor da UFSM, Ulbra e URI e de vários cursos preparatórios de concursos. Da mesma forma, não posso criticar nem aceitar que meu nome esteja dentre aqueles que criticam nossos alunos ou os acusam de que quer que seja, uma vez que são eles, assim como nós professores, vítimas de uma metodologia equivocada na elaboração do exame da ordem.

Talvez o caminho, ao invés de troca de acusações, seja unir forças para que o exame da ordem seja repensado, tornando-o mais realista, mais voltado a auferir a capacidade do candidato em atuar como advogado e não exigir-lhe uma postura de um concurseiro, obrigado a decorar artigos de lei.

* É Advogado, Professor universitário, Mestre em Integração Letinoamericana pela UFSM, Doutorando em Direito das Novas Tecnologias pela Universidade Pablo de Olavide/Sevilha/Espanha.

Casal de amantes cai da janela enquanto fazia sexo



'Nós só estávamos brincando', afirmou a mulher.
Mas vizinhos relataram para a polícia que viram o casal fazendo sexo.

Um casal de amantes caiu da janela do apartamento enquanto mantinha relações sexuais na cidade de Lübeck, na Alemanha. O homem e a mulher que não tiveram os nomes divulgados caíram de uma altura de cinco metros, segundo reportagem do jornal alemão "Bild".
A mulher, que é casada, negou que estivesse mantendo relações sexuais, apesar de vizinhos relatarem para a polícia que viram o casal fazendo sexo. "Não estávamos fazendo sexo. Nós só estávamos brincando", afirmou a mulher para o jornal.
Com alguns ferimentos, os dois amantes foram levados para o mesmo hospital. Curiosamente, o marido da mulher também estava internado no hospital, recuperando-se de uma queda ocorrida alguns dias antes.

AQUI ESTÁ A DIFERENÇA ENTRE OS VERDADEIROS MESTRES E OS RIDÍCULOS


Promotor Barbará diz que Adriane Damian não fala em seu nome e que declaração que culpa os alunos é "reducionista"
Eu nunca escondi de ninguém que sempre vi na pessoa do Promotor Barbará um Grande Professor, dedicado, aplicado na formação dos seus alunos, uma inteligência espantosa, um amigão.

Na tarde desse domingo, conversei com o Promotor/professor e fiquei surpreso ao ouvir dele a seguinte frase;

- "Eu não autorizei a Adriane a falar em nome nome para dar aquela declaração desastrosa, reducionista, de culpar somente os estudantes, a questão é muito mais séria e complexa".

Sempre equilibrado, ponderado, realista e - sobretudo - sintonizado com a realidade socioeconômica da região, o Professor/Promotor diz que o assunto é muito sério, muito complexo e precisa de ser alvo de uma discussão maior,"mais ampla", envolvendo "todas as partes interessadas no assunto".
Extraído do Blog do Jornalista Julio Prates

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Advogado de Bruno diz que Eliza foi vista em shopping do Rio



Em entrevista à Rádio Bandeirantes, na manhã desta sexta-feira, o advogado Ercio Quaresma afirmou que recebeu uma denúncia de que Eliza Samudio foi reconhecida com vida, em um shopping no Rio de Janeiro. Quaresma defende o goleiro Bruno e seu amigo Macarrão no caso do suposto sequestro da estudante.
O advogado disse que vai repassar um e-mail com fotos de Eliza quando receber a mensagem. Ele afirmou, contudo, que a princípio é apenas uma denúncia e que ele ainda não tem provas concretas de que a estudante está viva. Ele sustenta a tese de que Eliza não morreu e diz que quem tem que encontrá-la é a polícia.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

PARA DEMOSTRAR A INDIGNAÇÃO DOS ACADÊMICOS E BACHAREIS EM DIREITO


Notícia publicada no blog do João Lemes


Resposta à professora
Adriane Damian

Em resposta ao artigo publicado dia 16 de julho de 2010, na coluna de João Lemes, escrito pela coordenadora do curso de Direito da URI Campus Santiago, professora Adriane Damian Pereira, gostaria de expressar minha opinião a respeito.

Pelo que foi posto, a nobre professora empurrou a culpa das reprovações somente nos alunos como se a faculdade não tivesse nenhuma responsabilidade na formação de seus acadêmicos. Também entendo que quem "não quer pensar" jamais freqüentaria uma faculdade particular, onde muito se sabe, as suas mensalidades não estão acessíveis a todos.

Prefiro acreditar que, apesar do posto assumido pela professora, a URI Campus Santiago não compactue com tal posicionamento, pois é notória a exposição de seus alunos na mídia, como se fossem todos desinteressados e preguiçosos.

Ass: pelo aluno Desinteressado e Preguiçoso - Bel. em Direito -
formado pela URI Campus Santiago

Argentino propõe ‘Dia do Filho da Puta’


O sindicalista Luis D’Elía sugeriu que os argentinos celebrem o “Dia do Filho da Puta” a cada 2 de agosto, data do nascimento do ditador Jorge Rafael Videla, que enfrenta diversos processos por crimes de lesa-humanidade.
“Na Argentina, sobretudo na década de 90, houve um montão de “filhos da puta”: “(os ex-presidentes Carlos) Menem, (Eduardo) Duhalde e (Fernando) de la Rúa, o ex-ministro Domingo Cavallo. Poderia citar 150, 200 ‘filhos da puta’”, sustentou em declarações à televisão.
“Escolhemos o 2 de agosto porque é o dia em que nasceu outro ‘filho da puta’ que precedeu Jorge Rafael Videla”, destacou.
D’Elía, que preside um sindicato de desempregados, considerou que o ex-governante Néstor Kirchner (2003-2007) também é “um ‘filho da puta’”, embora “no bom sentido”.
“Kirchner se caracterizou por abrir uma nova etapa, gerou 4 milhões de novos postos de trabalho”, justificou.
“Por isso digo que é nosso ‘filho da puta’”. “Ele (Kirchner) colocou suas qualidades a serviço do povo”, atenuou o polêmico dirigente, famoso por suas ácidas críticas a Israel e pela defesa da Venezuela e Irã.

As 50 maiores mentiras do mundo...

01 - Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.
02 - Não nos procure, nós o procuraremos!
03 - Pode deixar que eu te ligo.
04 - Puxa, como você emagreceu!
05 - Fique tranqüilo, vai dar tudo certo.
06 - Quinta-feira, sem falta, o seu carro vai estar pronto.
07 - Pague a minha parte que depois eu acerto contigo.
08 - Eu só bebo socialmente.
09 - Isso é para o seu próprio bem...
10 - Eu estava passando por aqui e resolvi subir.
11 - Estou te vendendo a preço de custo.
12 - Não vou contar pra ninguém.
13 - Não é pelo dinheiro, é uma questão de princípios.
14 - Somos apenas bons amigos...
15 - Que lindo é o seu bebê.
16 - Pode contar comigo!
17 - Você está cada vez mais jovem.
18 - Eu nem reparei que você usava peruca...
19 - Nunca broxei antes.
20 - Você foi a melhor transa que eu já tive!
21 - Não contém aditivos químicos.
22 - Estou sem troco, leve um chiclete.
23 - Obrigado pelo presente, era exatamente o que eu estava precisando....
24 - Não se preocupe, essa roupa não vai encolher.
25 - Não se preocupe, essa roupa vai lacear.
26 - Essa roupa é a sua cara!
27 - Eu não pude evitar.
28 - Tudo o que é meu, é seu.
29 - A inflação vai cair.
30 - Eu não sou candidato.
31 - Começo a dieta na segunda...
32 - O trabalho engrandece o homem!
33 - Isso nunca aconteceu comigo...
34 - Isto vai doer mais em mim do que em você.
35 - Dinheiro não traz felicidade.
36 - Você sempre foi a única!
37 - Pode ir que vou depois.
38 - Eu nem estava olhando...
39 - Que bom que você já arrumou outra, estou feliz.
40 - A amizade é o que importa.
41 - Juro que não estava sabendo!
42 - Não fui eu que contei.
43 - Está perfeito!
44 - Esse carro nunca foi batido, só fica na garagem...
45 - Não folga que sou do jiu-jitsu!
46 - Eu liguei, mas ninguém atendeu...
47 - Beleza e dinheiro não importam, e sim estar feliz.
48 - Ela era virgem quando a conheci.
49 - Nunca te traí!
50 - Essas mentiras acima, nunca falei...

Petulância e arrogância como resposta


Quando muitos alunos do Curso de Direito da URI esperavam uma simples satisfação pela infeliz declaração de sua coordenadora o que receberam hoje à tarde foi mais um desprezo pelos acadêmicos e seus pais.
As palavras da "Mestra" foram: “ vocês viram que um acadêmico de direito da PUC foi condenado por falsidade?”
Em seguida colocou uma notícia da internet que diz que um estudante foi condenado por falsificar a assinaturas em audiências que deveria assistir, mas cabe recurso.
Mais uma vez ela prova que não pode ficar à frente do Curso de Direito, porque despreza e se acha superior aos alunos sem sequer dar chance para uma explicação louvável por seus ataques e textos inoportunos.
Amanhã será enviado ao Reitor da URI todo o material divulgado até agora pelo Jornal Expresso e Blogs para que a Reitoria se posicione a respeito do ocorrido.

Escola da URI é primeiríssima nas médias das objetivas no ENEM


A escola da URI foi a primeiríssima Escola nas Médias das Objetivas em todas as áreas do conhecimento, com um destaque para a Matemática. A turma que realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio foi a mesma que aprovou alunos na Medicina (2), Direito(3), Agronomia (2), Medicina Veterinária (2), Psicologia (1), Administração (2), Meteorologia (1), Fisioterapia (1), História (1), Desenho Industrial (1), Design(1), Tecnologia em Rede de Computadores (2), Relações Internacionais (1), Engenharia Química (1), Farmácia (1), Bacharelado em Estatística (1).

Parabéns professores e egressos da Escola da URI pelo ótimo desempenho!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

E-mail recebido


Recebi vários e-mail referente o Curso de Direito da URI, como não posso reproduzir todos vou postar um que significa muito.
“ Seu Bueno:
Lendo seu blog eu e meu esposo chegamos a conclusão de que tem alguma coisa errada na Uri. Porque nosso filho está no 5º semestre de direito e nunca vimos ele estudando e muito menos pedindo para que comprássemos algum livro.
Antes dele começar a estudar nós pensávamos que ele iria virar noites estudando livros de direito. Mas a vida dele não mudou nada e o mais apavorante é que as notas dele são todas acima de 9.
Pedi para o pai dele quando foi fazer a rematrícula olhasse na secretaria se aquelas notas nas provas não eram para nos iludir, mas não tudo batia. Estamos muito preocupados com essa situação. Um advogado nosso amigo fez até uma piada ele disse que se atar um burro na grama na frente do curso dali a 5 anos ele recebe o diploma. Não achei graça porque pagamos caro para ele não aprender nada.”

Vou dormir feliz

Hoje quando vinha para casa parei no conhecido Bar do Bigode, na Osvaldo Aranha, em frente à residência do Dr. Accacio, e quando fui sair a esposa do “Bigode” me disse: “sou leitora assídua do teu Blog. Parabéns”.
Confesso fiquei surpreso com isso, pois sei do alcance da internet, mas nunca pensei que meus acessos atingem tantas pessoas fora do meu convívio diário.

MENSAGEM DEDICADA AOS" ORIENTADORES" DE DIREITO DA URI

O Mestrado
Num lindo dia ensolarado o coelho sai de sua toca com seu laptop e põe-se a trabalhar, bem concentrado. Pouco depois passa por ali uma raposa e vê o coelhinho suculento tão distraído com seu trabalho. No entanto ela fica intrigada com o coelho trabalhando tão arduamente. Então a raposa aproxima-se do coelho e pergunta:
- Coelhinho, o que você está fazendo tão concentrado?
- Estou redigindo a minha tese de doutorado - diz o coelho sem tirar os olhos do laptop.
- Mmm... e qual é o tema da sua tese?
- Ah! é uma teoria provando que os coelhos são os verdadeiros predadores de raposas.
A raposa fica indignada:
- Oras! Isso é ridículo! Nós é que somos os predadores dos coelhos!
- Absolutamente! Venha comigo à minha toca e eu te mostro a minha prova experimental.
O coelho e a raposa entram na toca. Poucos instantes depois ouve-se alguns ruídos indecifráveis, alguns poucos grunhidos e depois silêncio. Em seguida o coelho volta, sozinho, e mais uma vez retoma os trabalhos da sua tese como se nada tivesse ocorrido. Meia hora depois passa um lobo. Ao ver o apetitoso coelhinho tão distraído agradece mentalmente à cadeia-alimentar por estar com o seu jantar garantido. No entanto, o lobo também acha muito curioso um coelho trabalhando tão concentrado. O lobo então resolve saber do que se trata aquilo tudo antes de devorar o coelhinho:
- Olá jovem coelhinho. O que o faz trabalhar tão arduamente?
- Minha tese de doutorado, seu lobo. É uma teoria que venho desenvolvendo há muito e prova que nós, coelhos, somos os grandes predadores naturais de vários animais carnívoros, inclusive dos lobos.
O lobo não se contem e farfalha em risos da petulância do coelhinho.
- Ah ah ah ah!! Coelhinho! Apetitoso coelhinho! Isto é um despropósito. Nós os lobos é que somos os genuínos predadores naturais dos coelhos, aliás...
- Desculpe-me, mas se você quiser eu posso te apresentar a minha prova experimental. Você gostaria de acompanhar-me à minha toca?
O lobo não consegue acreditar na sua boa sorte. Ambos desaparecem toca adentro. Alguns instantes depois ouvem-se uivos desesperados, agonizantes, ruídos de mastigação e... silêncio. Mais uma vez o coelho retorna sozinho, intacto, e volta ao árduo trabalho de redação da sua tese de doutorado, como se nada tivesse acontecido...
Dentro da toca do coelho vê-se uma enorme pilha de ossos ensangüentados e pelancas de diversas ex-raposas e, ao lado desta, outra pilha ainda maior de ossos e restos mortais daquilo que um dia foram lobos. Ao centro das duas ilhas de ossos vê-se um enorme Leão, satisfeito, bem alimentado, sonolento, a palitar os dentes.
MORAL DA HISTÓRIA:
Não importa quão absurdo é o seu tema de tese.
Não importa se você não tem o mínimo fundamento cientifico.
Não importa se os seus experimentos nunca provam a sua teoria.
Não importa nem mesmo se as suas idéias vão contra o mais óbvio do bom senso...
O que importa é QUEM É O SEU ORIENTADOR!!!
DEFUNTA

Mensagem aos maridões valentões

Um homem foi trazido perante o juiz e acusado de necrofilia, por ter
feito sexo com um cadáver feminino.
Disse-lhe o juiz:
- Em 20 anos de magistratura, nunca ouvi uma coisa tão nojenta e imoral.
Dê-me uma única razão para eu não pô-lo na cadeia e jogar fora a chave!
O homem respondeu:
- Vou lhe dar não uma, mas TRÊS boas razões:
1º) Não é da sua conta,
2º) Ela era minha esposa; e...
3º) Eu NÃO SABIA que ela estava morta... ela SEMPRE agia assim!!!!!!!!!!!
FOI ABSOLVIDO NA HORA !!!

Assessoria devagar


Concordo com Julio Prates sobre a assessoria de imprensa. Fica muito aquém do esperado. Só vou citar um exemplo as diárias mais recentes são de maio, sendo que já foi solicitado a atualização do site e até agora nada.

Deputado Marco Maia esteve em Santiago e Itacurubi


Com um discurso forte enfatizando que nos últimos anos Santiago recebeu mais de 161 milhões de reais do Governo Federal.
Disse que como vice-presidente da Câmara dos Deputados sempre deu a mesma atenção a todos independente do partido e citou como exemplo, o Prefeito Osvaldo Froner, do Capão do Cipó, que disse que nunca foi tão bem tratado como a vez que precisou de Marco Maia.
Ressaltou que seus apoiadores devem levar aos eleitores números como estes do Governo Lula para Santiago:
12,4 milhões - Bolsa Família
38,1 milhões - em contratos do Pronaf para quase 8 mil famílias
2.585 pessoas beneficiadas com o Programa Luz para Todos
698 - Bolsas Prouni
99,4 milhões para Santiago em Transferências constitucionais (FPM, Saúde, Educação...)
Finalizou dizendo que o povo deve ser alertado com alguns políticos que: “esperam nascer os pintos e anunciam como fossem deles, mas nunca chocaram...”

Projeto proíbe patrão de investigar a vida financeira do empregado que pretende contratar


Um projeto que proíbe as empresas de investigar a vida financeira de uma pessoa antes de contratá-la foi aprovado no Senado e agora está na Câmara dos Deputados. O projeto qualifica a consulta aos cadastros como invasão de privacidade e da honra e proíbe a prática. A empresa que desrespeitar pode ser multada em até R$ 1 milhão. Quem tiver o cadastro de crédito consultado indevidamente pode ser indenizado em dez vezes o salário oferecido para a vaga.
Para a advogada trabalhista Renata Fleury, trata-se de uma discriminação velada e, por isso, ela apoia o projeto. “O candidato busca a reinserção no mercado para quitar os débitos, por isso é louvável a iniciativa”, diz.
O Ministério Público do Trabalho considera discriminação a prática de empresas que consultam serviços de proteção ao crédito antes de decidir sobre a contratação de futuros empregados, segundo informou a procuradora Valdirene Silva de Assis, vice-coordenadora nacional de combate à discriminação do órgão.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mulher quis aparecer demais e é afastada do cargo!! NÃO AINDA NÃO É NO CURSO DE DIREITO DA URI, INFELIZMENTE É EM MINAS


O delegado-chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro, comunicou, na tarde desta segunda-feira, que a delegada Alessandra Wilke foi afastada das investigações sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio.
Monteiro disse que se reuniu durante a manhã com o delegado Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigação de Homicídio e Proteção à Pessoa (DIHPP), e o informou que está apurando a divulgação de imagens exclusivas para o Fantástico em que o goleiro Bruno aparece falando informalmente sobre o desaparecimento da ex-amante. No vídeo, Bruno afirma que era difícil acreditar no amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão. "Não sei o que deu na cabeça dele. Hoje, diante de todos os fatos que existem, é difícil acreditar nele. Estou chocado".
A corregedoria vai apurar a responsabilidade pelo vazamento do vídeo. Quando Bruno desceu do avião, era levado pelo braço pela delegada Wilke. Com o afastamento dela, o inquérito passa a ser presidido por Edson Moreira.

Colorados em Festa


Período de inscrição ocorre entre os dias 20 de julho e 19 de agosto
Em nota publicada em seu site oficial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que está aberto o período para inscrição de jogadores vindos do Exterior. O período ocorre entre os dias 20 de julho e 19 de agosto.

Com a abertura da janela, o Inter poderá inscrever Rafael Sobis, Tinga e Renan já para o duelo das semifinais da Libertadores. Inclusive, eles poderão enfrentar o Atlético-MG nesta quarta-feira.
O Galo também foi um dos clubes beneficiados. O clube contratou do Exterior jogadores como Daniel Carvalho, Rever e Reinaldo.
Confira alguns clubes que se beneficiam:
Atlético-MG: Réver, Édison Mendez, Reinaldo, Daniel Carvalho
Atlético-PR: González, Anderson Aquino, Guerrón, Nieto, Gustavo, Olberdam
Botafogo: Maicosuel
Corinthians: Bobadilla, Gilmar
Cruzeiro: Edcarlos, Montillo
Flamengo: Jean, Val Baiano, Renato Abreu
Fluminense: Belletti, Émerson
Goiás: Pedrão
Inter: Renan, Rafael Sobis, Tinga, Leonardo
Santos: Keirrison, Tiago Luís
Vasco da Gama: Éder Luís, Felipe Bastos, Zé Roberto, Felipe, Irrazábal

Prefeitura de Santiago convida para inauguração de empreendimentos empresariais


A Prefeitura Municipal de Santiago tem a honra de convidar-lhe para prestigiar as solenidades de inauguração dos novos empreendimentos a serem apresentados a comunidade empresarial da região, que realizar-se-á no dia 02 de agosto de 2010:
• 16:00 Ampliação da madereira Damian;
• 16:30 Inauguração Escola de Marcenaria no Senai;
• 17:00 Ato inaugural das seguintes empresas no Distrito Industrial: Monpar, Móveis Saggin, Móveis Delevatti, Persianas e Cia, Metal Forma, Móveis Resta, Água Azul Fibras;
• 18:30 Inauguração Funilaria da FELICE na Aparício Mariense (Antigo prédio Braspelco);
• 19:00 Coquetel de encerramento.
Informações e confirmações na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo - (55) 3251.2844

Apoio: SENAI, SEBRAE, CES.
Realização Prefeitura Municipal de Santiago/Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

IMPORTANTE: Todos os empreendimentos tem a parceria da prefeitura e os HORARIOS ESTÃO SUJEITOS A ALTERAÇÃO.

PF indicia 80 envolvidos em fraude no exame da OAB


A Polícia Federal indiciou 80 pessoas envolvidas na Operação Tormenta, deflagrada em 16 de junho e que investiga uma suposta quadrilha que teria fraudado concursos públicos em todo o país, além da segunda etapa do terceiro exame aplicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O inquérito ainda não foi concluído e outras cem pessoas devem ser ouvidas nos próximos 40 dias. Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (15) pela OAB, entre os já indiciados, há tanto integrantes da suposta quadrilha como beneficiados pelo esquema.
A PF iniciou as investigações após obter informações durante a investigação social, uma das fases do concurso para agente de Polícia Federal, realizado em 2009. Com base nisso, descobriu que a quadrilha atuava em todo o país, mediante o acesso aos cadernos de questões, antes da data de aplicação das provas. Além do concurso da PF, o grupo teve acesso privilegiado às provas do Exame de Ordem, que acabou cancelado em março deste ano, e do concurso da Receita Federal para auditor fiscal, realizado em 1994.

sábado, 17 de julho de 2010

NÃO SOMOS TROGLODITAS. PAREM AS AMEAÇAS. PARABÉNS JÚLIO PRATES


Não adianta me ameaçar em divulgar meus problemas particulares, pois não escondo eles, porem aviso não admito ameaças de marido de ninguém e de professor algum. Não vou me calar, se tiver apoio vou liderar o movimento para uma ampla discussão sobre o rumo do curso de direito em Santiago. Obrigado pelas ligações e mensagem de apoio, mas lembro essa causa não é só minha é de todos os bacharéis formados e os acadêmicos de direito.
Abaixo destaco um trecho do brilhante texto do bacharel em direito e jornalista Julio Prates:

“...É essa dialética da transposição e da interação que pode criar o foco da harmonia entre Mestres e alunos. O bom Mestre sabe conduzir seus alunos, sabe orientar, sabe fomentar, saber despertar interesses. O bom mestre não acusa, educa; e o bom mestre não generaliza todo um contigente a partir de eventuais deslizes individuais, afinal ele precisa ter discernimento e a noção nobre do ato de ensinar e transmitir conhecimentos.
Agora, decidamente, quando os Mestres vão para a imprensa e, despudoramente, acusam os alunos pelo baixo rendimento de um curso, estamos diante de um caso complexo. Primeiro, está admitido o fracasso, com o agravante que tudo se tornou público. Segundo, que tipo de interação poderá haver, doravante, entre professor e aluno, se já se demarcou a culpa e os alunos já sabem que eles é que são os culpados. Aprioristicamente, já existe uma sentença, os professores já foram absolvidos e os alunos já foram condenados.

Aliás, a professora Adriane externou uma opinião que é defendida por outros professores e não será esse consenso um pacto de mediocridade para justificarem-se perante a sociedade pelo baixo rendimento dos seus alunos?
Ninguém me tira da cabeça, a despeito de reconhecer o quanto existem professores bons e talentosos no curso de direito da URI, que essa transferência de responsabilidade e jogo de culpa, é um expediente muito safado, muito oportunista, até porque a URI é uma universidade onde os alunos pagam para receber a formação e, na medida em que pagam, os resutaldos devem aparecer. Do contrário, a continuaram esses índices vergonhosos de reprovações no exame de ordem, vai chegar o dia (se é que já não chegou) em que a sociedade vai colocar em dúvida a própria razão de ser da universidade e de uma faculdade de direito. Ora, uma faculdade particular, cujos professores são pagos pelo dinheiro das mensalidades do alunos, formar mal e ainda justificar a péssima formação discente, acusando os próprios discentes que lhes pagam, sinceramente, é uma das coisas mais estúpidas que eu já vi nos últimos anos em Santiago...”

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Alunos de Direito estão revoltados


A ampla repercussão do comentário da coordenadora do curso de Direito da URI, Adriane Damiam, colocando a culpa do fraco desempenho do curso na prova da OAB nos alunos está levantando um movimento que irá procurar a direção da universidade para exigir uma posição oficial.
Muitos acham que a professora deveria se retratar perante os alunos ou deixar o cargo, pois sua arrogância irritou a todos.

Após receber dezenas de ligações de colegas acadêmicos de direito, resolvi responder a nota da Advogada Adriane Damian.

Todos os Bachareis de Direito da URI devem estar de Luto


Li o infeliz o comentário da Advogada Adriane Damiam sobre o Curso de Direito da URI, o qual por acaso ela é a coordenadora desde 30 de junho.
Vamos analisar alguns pontos da nota: Quando ela diz :“o que falta é estudo por parte dos acadêmicos”, devo concordar. Porem logo em seguida ela simplesmente “delira”quando relata que os alunos “não querem pensar, nem estudar, muito menos pesquisar, apenas copiar da internet.” E ainda complementa que : “fica difícil mesmo serem bons profissionais” e arremata dizendo: “Nós , enquanto professores somos supervisores e orientadores do estudo...”
POR FAVOR, cara advogada então a URI vive dias de Ensino a Distancia, pois é nesses cursos que os alunos tem “orientadores”, nós estamos ali para aprender e vocês para ensinar; ali ninguém entra sabendo.
A parte que copiamos da internet eu pergunto: Vamos copiar da onde, porque possuímos uma biblioteca que sequer tem mais de dois códigos de processo penal atualizados para quase 500 alunos? Nem vou falar em obras literárias para não expor a instituição.
A parte que mais revolta nessa dita nota é que os alunos não querem pensar e nem estudar e por isso não serão bons profissionais, mas QUESTIONO qual é o papel do professor se não é ensinar?
CULPO os mestres pela fraca formação porque se a Adriane diz que não fizemos nada para sermos profissionais de gabarito então usem as armas que possuem, não precisa estudar por nós, apenas REPROVEM os fracos para que as notas na prova da OAB não sejam pífias (a não ser que os advogados que ministram aulas no curso tenham interesse de não aumentar a concorrência) e o curso cada vez seja manchado até mesmo por quem deveria defendê-lo e melhorá-lo e não JOGAR A CULPA NAS COSTAS DE QUEM NÃO MERECE.

Os números para os "Mestres"

O número percentual é com relação aos inscritos e aprovados no exame de ordem ao longo segundo exame de 2009 e as estatísticas são da OAB. No nosso caso, em Santiago, não existe separação entre as URIs de Santiago, Santo Angelo e Erechim. A média é uma soma dos 3 campi. A URI – campus de Santiago – teve 202 inscritos no último exame de ordem e apenas 7 (sete) foram aprovados, sendo que o percentual local de aprovação é de 3% (três) por cento.


FEEVALE - Novo Hamburgo...27% dos inscritos foram aprovados.

UNIFRA - Santa Maria......44% dos inscritos foram aprovados.

Lassale - Canoas..........20% dos inscritos foram aprovados.

Ritter do Reis, Canoas....32% dos inscritos foram aprovados.

UNIVATES, Lageado.........40% dos inscritos foram aprovados.

Aihanguera de Passo Fundo..28% dos inscritos foram aprovados.

Faculdade Serra Gaúcha.....23 % dos inscritos foram aprovados.

Fac. Direito POA...........35% dos inscritos foram aprovados.

FADISMA....................27% dos inscritos foram aprovados.

São Judas Tadeu............25% dos inscritos foram aprovados.

Faculdade Meridional.......28% dos inscritos foram aprovados.

Faculdade Metodista........28% dos inscritos foram aprovados.

Faculdade Riograndense.....21% dos inscritos foram aprovados.

Federal de Rio Grande.......40% dos inscritos foram aprovados.

IESA.........................26% dos inscritos foram aprovados.

PUC-POA......................31% dos inscritos foram aprovados.

Católica Pelotas.............13% dos inscritos foram aprovados.

URCAMP........................17% dos inscritos foram aprovados.

UCS Caxias Sul................25% dos inscritos foram aprovados.

UNICRUZ Cruz Alta.............20% dos inscritos foram aprovados.

UPF Passo Fundo...............19% dos inscritos foram aprovados.

UNISC Santa Cruz..............26% dos inscritos foram aprovados.

UNISINOS......................31% dos inscritos foram aprovados.

Federal de Pelotas............41% dos inscritos foram aprovados.

ULBRA.........................14% dos inscritos foram aprovados.

UNIJUÍ........................21% dos inscritos foram aprovados.

URI...........................20% dos inscritos foram aprovados.

Federal de Santa Maria........71% dos inscritos foram aprovados.

UFRGS POA.....................70% dos inscritos foram aprovados.


TRADUZINDO:

AS MELHORES

A UFSM e a UFRGS são disparadamente as melhores. Seguidas de longe pela UNIFRA, Federal de Rio Grande, Federal de Pelotas e UNIVATES.

Dentre as particulares, salvam-me, mal e porcamente, a UNIFRA e a UNIVATES.

AS PIORES:

Católica de Pelotas e ULBRA lideram disparadamente. São seguidas de perto pela URCAMP, UPF, LASSALE, URI, UNICRUZ e UNIJUÍ.


Em qualquer hipótese o desempenho das faculdades particulares é um desastre, o que só vem a confirmar o discurso dos defensores do exame de ordem que acusam as faculdades que não aprovam seus alunos no exame de caça-níqueis.

A CRISE NO ENSINO JURÍDICO DE SANTIAGO. DE QUEM É A CULPA?

Essa nota da professora Adriane Damian, atribuindo o fracasso do ensino jurídico aos alunos do curso de direito da URI, é uma das coisas mais medíocres que eu já vi nos últimos tempos. Se a URI fosse séria, ela deveria ser responsabilizada imediatamente. Ao acusar os alunos, ela esquece-se de olhar as estatísticas da OAB sobre as piores faculdades de direito do Brasil. Ainda não temos os índices de 2010, mas as estatísticas estão no site da OAB e a URI é uma das piores do Estado e o caso de Santiago, é um dos mais vexaminosos.

O índice mais baixo em aprovação no exame da ordem, segundo a OAB, é a católica da Pelotas, com 13% apenas de aprovação. Como a URI aparece junto, FW, Erechim, Santo Angelo e Santiago, as estatísticas aparecem computados juntas as quatros e só por isso o escândalo não é maior, embora os 20% por si só já sejam ridículos.

Mas é só ver quanto foram os inscritos no exame de ordem 2009/3 em Santiago e quanto foram os aprovados. Eu aposto que o índice é abaixo da Católica da Pelotas.

Eu não ía me manifestar sobre o espinhoso assunto, visando resguardar nossa cidade, a direção da URI e os próprios estudantes. Agora, essa nota é um blefe, só aqui alguém é capaz de escamotaer a péssima formação que todos estão recebendo, acusando os alunos, esquecendo-se de quem faz os alunos são os professores.

Na faculdade de Direito da UFSM, que aprova 71% dos seus alunos inscritos no exame de ordem, (segundo a última estatística atualizada 2009/3) lá ninguém acusa os alunos. Só alguém muito imbecil não vê que tem algo muuito errado nisso. Como os mesmos estudantes de Direito, separados em linha reta a menos de 100 km, conseguem índices tão díspares no exame de ordem, onde uma faculdade aprova 71% e outra não aprova nem 10%?

Será mesmo que a culpa é dos alunos?

Culpar os alunos não é o meio mais cômodo de escamoterar os péssímos resultados verificados em Santiago?

Sinceramente, eu respeito muito e gosto muito da Professora Michele, o mesmo vale para o Professor Chico, agora que oportunismo essa manifestação ridicula da professora Adriane, essa não é posição de uma professora, ainda mais de uma coordenadora de um curso de direito.
Os acadêmicos de Direito agradecem ao Júlio Prates por essa nota.

Um batalhador de convicção


Nesta semana acompanhei a dura missão do jovem Rafael Nemitz para firmar-se como um dos representantes oficiais da candidatura de Monica Leal a Assembléia Legislativa.
Rafael teve a coragem de enfrentar o seu partido que fechou com outro candidato e manteve a palavra de apoiar a Monica. Não sei os resultados de sua atitude, porem só em tê-la já merece toda a admiração e respeito.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

EMISSORAS TERÃO DE EMITIR NOTA FISCAL ELETRÔNICA A PARTIR DE DEZEMBRO


A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul determinou que, a partir de 1° de dezembro de 2010, todas as emissoras de rádio e TV do Estado comecem a emitir notas fiscais eletrônicas.
Embora em um primeiro momento a alteração possa ser vista com ressalvas pelos radiodifusores, a mudança deverá ser benéfica para todos os envolvidos. Pelo menos é o que pensa o contador da AGERT, Ronaldo Silva de Oliveira. "O novo procedimento irá fazer com que a Fazenda tenha um maior controle sobre as transações realizadas pelas emissoras e estas terão uma redução de gastos na aquisição, impressão e armazenamento de papel. E por ser um programa automático, evitará sonegações, além de facilitar todo o processo de emissão da nota", avalia.

Negada liberdade a Bruno e mais 6 presos por sumiço de Eliza


O juiz da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Doorgal Andrada, negou, nesta quinta-feira, o pedido de habeas-corpus do goleiro Bruno e de mais seis pessoas presas acusadas de envolvimento no desaparecimento de sua ex-amante Eliza Samudio. Os advogados Ercio Quaresma e Claudinéia Carla Bundi haviam solicitado a libertação do atleta, de sua mulher, Dayanne Souza, de Luiz Henrique Romão, o Macarrão, Elenílson Vítor da Silva, Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, Flávio Araújo, o Flavinho, e Sérgio Rosa Sales, o Camelo.
Na quarta-feira, Marcos Antônio Siqueira, advogado de Sales, já havia pedido o relaxamento de prisão e a liberdade para seu cliente no Fórum de Contagem. Sobre Quaresma ter entrado com habeas a favor também de seu cliente, Siqueira disse hoje que o trâmite normal é pedir primeiro o relaxamento para a juiz que ordenou a prisão. "Se um outro colega foi direto para a segunda instância, eu desconheço, mas toda ajuda é bem-vinda. O importante é meu cliente ser solto", afirmou.
Mais cedo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) informou que recebeu um pedido de habeas-corpus para libertação do goleiro Bruno. Segundo o tribunal, o pedido foi feito por e-mail e é de autoria de João Carlos Augusto Melo, que mora no Rio de Janeiro e seria amigo do jogador. No entanto, o pedido foi arquivado.

Trabalho Silencioso


Há muito tempo venho observando o trabalho do vereador Marcos Peixoto. O que posso dizer sinceramente é que ele não gosta de badalação e grandes mídias. Porem tem mostrado um trabalho eficiente, por exemplo, a luta pela vinda IGP (Instituto Geral de Perícia), um promotor para a promotoria criminal, a conquista vários computadores para a APAE entre outras.
Confesso que no começo do mandato, tive reservas sobre como seria seu desempenho no Legislativo. Mas agora tenho certeza que o rapaz ta pronto para ser o próximo presidente da Câmara de Vereadores e no futuro buscar o Executivo.

Seleção de bolsistas do PIBID/URI aberta

O Reitor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, no uso de suas atribuições, torna público que estará aberta, no período de 15/07/2010 a 23/07/2010, a seleção para o processo seletivo para Bolsista de Iniciação à Docência, na forma da legislação vigente.
Serão distribuídas 100 (cem) bolsas de Iniciação à Docência entre as Licenciaturas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, que compõem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. No Campus de Santiago há cinco vagas para acadêmicos de Biologia, cinco para Letras, cinco para Matemática e dez para Pedagogia – Alfabetização.

URI adquire equipamentos de alta tecnologia

A URI - Campus Santiago, tradicional Instituição de Ensino e Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, através dos Cursos de Arquitetura, Engenharia Agrícola e Agronomia, fortalece mais uma vez os conceitos de uma Universidade perante a sociedade através da execução do Projeto de Extensão: “Desenvolvimento e Implementação Piloto de um SIG Municipal Corporativo para Apoio ao Desenvolvimento Local e Regional Sustentável”, tendo como coordenador o Prof. Attus Pereira Moreira.
Atenta à rápida difusão e popularização dos Sistemas de Informações Geográficas – SIGs, como instrumento de análise, visualização e interpretação de dados geográficos e cientes que um grande número de municípios brasileiros vêm buscando ferramentas e técnicas que auxiliem a melhorar sua capacidade de gestão. A URI vem trabalhando na idealização e coordenação do projeto que trará benefícios a toda sociedade acadêmica e profissional da região de Santiago – RS.
O objetivo principal do projeto é desenvolver e implementar a versão piloto de um SIG municipal corporativo para apoio ao desenvolvimento local e regional sustentável.
Para a implementação do Projeto, a URI buscou se estruturar com equipamentos de alta tecnologia, através da parceria com a empresa MANFRA & CIA LTDA, adquirindo equipamentos como Sistemas GNSS, Estações Totais, Níveis Digitais e Softwares da linha LEICA Geosystens. Os mesmos serão aplicados em etapas do Projeto, como reocupação de pontos da Rede Geodésica de 2° Ordem de Santiago, implantação de marcos de 2° ordem nas demais cidades do Vale do Jaguari e Georreferenciamento de áreas rurais, entre outros.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

BOMBA


Estou esperando para esta sexta-feira um documento que poderá mudar os rumos da notícia sobre o roubo das pistolas da Brigada Militar em Capão do Cipó. Vamos aguardar e ver se o barulho que me foi feito se confirma.

Parabéns Jossemar 5.0




Há muitos anos nos conhecemos e cultivamos uma forte amizade. Receba esta mensagem com todo meu carinho e que continuemos amigos e companheiros de toda a vida.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Tinha previsto






Algum tempo informei aqui que uma construtora estava com problemas financeiros. Mas ela continuava a prestar serviços aos Poderes Legislativo e Executivo de Santiago. Fui muito criticado, porem agora está vindo à tona os problemas previstos. Pelo que soube, ainda não conversei com os responsáveis, a construtora “abandonou” a obra do Centro Materno Infantil (antigo Posto de Saúde), e não pagou os vidros que foram colocados na obra da Câmara de Vereadores. Este último problema tem causado um sério constrangimento ao Poder, pois a vidraçaria estaria querendo retirar os vidros do local.
Vamos aguardar as próximas horas e voltarei com a posição oficial dos responsáveis pelas obras.

Resultado da exumação ainda não chegou





O resultado da exumação do corpo da idosa e ex-professora Zaida Barcelos Melo, falecida em 5 de abril, com 89 anos, exumado no dia 29, a partir de solicitação da Delegada de Polícia de Santiago Carla Dolores de Almeida, e que foi deferida pela justiça local com base na tese de que a mulher tenha sido vítima de homicídio, do tipo envenenamento, ainda não obteve sua resposta.
A princípio, o resultado da necropsia apontou morte natural, porém, a partir de denúncias, a Polícia Civil começou investigação, solicitando a exumação do corpo para comprovar ou não a possibilidade de homicídio. Recebi ontem uma informação que o resultado teria chegado porem ao chegar à delegacia de polícia fui informado, pela delegada, que o resultado está por chegar e que não há nada de novo no caso.

Novo Blogueiro




O maior defensor das "teles" e grande conhecedor da política brasileira o vereador Miguel Bianchini decidiu se aventurar pela esfera blogueira.
Seja bem vindo ao nosso meio.

Carta aberta ao Exmºs Srºs Senadores e Deputados Federais,

O que busca a Ordem dos Advogados do Brasil e os defensores do Exame de Ordem, para o ingresso na OAB e o terror social imposto por vários advogados quando cobram os valores altos dos honorários advocatícios.
Apresento a sua Exª uma matéria que saiu no CONSULTOR JURIDICO, referente ao assunto, a pergunta é por onde anda a Ordem dos Advogados do Brasil que não enxerga tal abuso ao cidadão, ou será que ela não dá mais bola pra isso, ou será que o exame de ordem subiu para cabeça.
Como explica os defensores está violência praticada contra a sociedade, chegando ao ponto da interferência do Ministério Público Federal.
Com mais advogado no mercado a escolha torna-se livre, e estes abusos contra a sociedade torna-se impraticável em razão de outros advogados cobrarem os honorários mais flexível e compatível com o que o povo pode pagar.
Nós bacharéis em direito repudiamos todos e qual atos extorsivos praticados por membros da Ordem dos Advogados do Brasil contra a sociedade em geral e em razão disso queremos o fim do exame de ordem para o ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil.
Fiscalização corporativa
MPF acusa advogados de cobrarem valores abusivos
O Ministério Público Federal em Jales recomendou que a OAB-SP adote providências legais contra advogados que cobram honorários abusivos em processos da Justiça Federal e do Trabalho no município. A subsecção da Ordem em Jales deve ficar responsável por fiscalizar os profissionais. O Ministério Público afirma ter encontrado mais de 40 casos em que havia indícios de cobrança abusiva.
O MPF recomenda que, sempre que tiver conhecimento de condutas antiéticas ou eventual ilícito penal, a OAB deve lhe comunicar, para que outras medidas possam ser adotadas contra o profissional.
Para o procurador da República Thiago Lacerda Nobre, autor da recomendação, existe um claro abuso. "O advogado é indispensável à administração da Justiça, mas a cobrança abusiva não deve ser tolerada. A OAB tem a obrigação de coibir esses abusos e fazer valer o código de ética, que é claro em determinar que os honorários devem ser fixados com moderação e seguir a legislação vigente", afirmou Nobre.
O presidente da OAB de Jales, Aislan de Queiroga Trigo, disse que não compete à subsecção julgar os casos. "Não temos competência para isso, porque somos um braço da OAB de São Paulo. Todos os casos que chegam aqui são encaminhados para o Tribunal de Ética da Ordem, em Ribeirão Preto", explicou.
Ele acrescenta que a OAB de Jales não tem como fiscalizar todos os casos. "É uma questão institucional da própria entidade. Nós sempre adotamos este procedimento e continuaremos fazendo o mesmo", acrescentou.
O MPF recomendou também que a OAB promova medidas de conscientização e orientação dos advogados na seção judiciária de Jales. O objetivo é esclarecer aos profissionais sobre a ilegalidade da cobrança exagerada de honorários, bem como das sanções que podem ser aplicadas. Também sugere que a Ordem crie meios de receber reclamações da população de infrações cometida por advogados, colhendo o depoimento do denunciante e procedendo com as demais medidas administrativas e/ou judiciais que se fizerem adequadas.
De acordo com a recomendação, a procuradoria recebeu reclamações de cidadãos que se queixaram de advogados que estavam cobrando honorários abusivos. Um caso em especial chamou a atenção: um aposentado que pagava uma “mensalidade” ao seu advogado com medo de perder sua aposentadoria. Ele queria parar de pagar a taxa mensal, mas foi informado pelo profissional que, se interrompesse o pagamento, perderia o direito ao benefício.
Não satisfeito, o advogado disse que o aposentado deveria continuar pagando a “mensalidade” até quando ele achasse necessário. Após denunciar o caso à Procuradoria da República em Jales, imediatamente o advogado cessou a cobrança.
Regras
Segundo o Código Civil, que estabelece como devem ser cobrados honorários advocatícios, existe um limite mínimo de 10% e o máximo 20% sobre o valor da condenação, e devem ser atendidos alguns requisitos como: a natureza e a importância da causa, o tempo exigido para o serviço, além do lugar da prestação do serviço, entre outros.
Segundo entendimento do Tribunal de Ética da OAB-SP, um valor acima dos 20% só será admitido quando já estiverem incluídos os honorários de sucumbência, atendidos os princípios da moderação e proporcionalidade até o limite dos 30%.
Para o autor da recomendação, como se trata de uma relação contratual, o Código de Defesa do Consumidor também deve ser respeitado, em seu artigo 51, IV, que determina nula a cláusula contratual que estabeleça obrigações consideradas abusivas e que coloque o consumidor em desvantagem exagerada, bem como incompatível com a boa-fé ou a equidade.

sábado, 10 de julho de 2010

Corrida eleitoral no RS: Ibope aponta Tarso à frente



Pesquisa Ibope sobre as eleições para o governo do Estado, encomendada pelo Grupo RBS, mostra o candidato do PT, Tarso Genro, liderando com 39% das intenções de voto. José Fogaça (PMDB) aparece em segundo lugar, com 29%, e a governadora Yeda Crusius (PSDB), com 15%.

A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 8 de julho, mostra ainda outros cenários. Num eventual segundo turno, Tarso levaria vantagem, com 48% sobre o candidato do PMDB, que ficaria com 39%. Em cenário no qual estaria incluída a governadora Yeda Crusius, o candidato do PT vai para 59% contra 24% da representante do PSDB. Em um confronto entre Fogaça e Yeda, o candidato peemedebista ficaria com 58%, enquanto Yeda teria 22%.

Na consulta espontânea - quando não são apresentados os candidatos -, 62% dos entrevistados se mostraram indecisos em quem votar. Em relação à rejeição dos candidatos, 47% responderam que não votariam de jeito nenhum no primeiro turno em Yeda Crusius. Tarso Genro fica com 12% e Fogaça tem apenas 5%.

No cenário em que estão todos os candidatos, Tarso tem o seu melhor desempenho entre os eleitores de 25 a 29 anos (44%) e, entre os que têm nível superior de escolaridade, o candidato do PT obtém 43%. Fogaça chega a 31% das intenções de voto entre os eleitores de 16 a 24 anos. Já Yeda Crusius tem seu melhor desempenho entre os entrevistados com mais de 50 anos (18%).

Quanto à avaliação do atual governo do Estado, a administração de Yeda Crusius teve uma nota média de 5, em uma escala de zero a 10.

Ficha Técnica:
Período de campo: de 6 a 8 de julho de 2010
Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 eleitores
Solicitante: Grupo RBS
Margem de erro: três pontos percentuais, para mais ou para menos
Registros: no TRE sob o nº 28394/2010 e no TSE sob protocolo nº 18297/2010

Nelson Abreu está quase recuperado



Hoje quando cheguei ao centro da cidade sintonizei a Rádio Comunitária (nos bairros ela não chega), e escutei a entrevista do vereador Nelson Abreu e pude verificar que ele está se recuperando sem maiores seqüelas. Havia uma apreensão quanto a sua voz, porém ele falou e falou muito bem demonstrando que seu principal talento está intacto.
Apesar de lapsos de memória, o que é natural, ele relatou que sente muita falta da Terra dos Poetas, pois lá quase não sai de casa. Quanto a sua volta a Santiago disse que depende de sua família decidir a hora ideal.
Vamos aguardar com muita expectativa seu retorno ao seu posto de fato e de direito.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Zambiasi e Collares estão com Tarso Genro




Depois de viver momentos de noiva o senador do PTB assumiu publicamente que apoiará Tarso Genro do PT para o governo do Estado nas próximas eleições.
Já ao falar na noite desta quinta-feira para o portal IG, o ex-governador Alceu Collares, do PDT, reafirmou que está fazendo campanha e votará em Tarso Genro, do PT. Ele avisou:

- A direção estadual não só está descumprindo a orientação do PDT nacional como está apoiando a traição à candidatura de Dilma feita por (Pedro) Simon e Fogaça.

. Alceu Collares será cobrado pela Executiva do PDT na segunda-feira e poderá sofrer uma punição, mas ele antecipou para IG o que dirá em sua defesa:

- O Simon, o Britto e o Rigotto como governadores foram um fracasso. Votar no Fogaça é entregar o Estado para um incompetente.

Fogaça já montou sua troika de marqueteiros.

Os principais candidatos ao governo gaúcho já afivelaram os principais nomes das suas áreas de marketing e comunicação.

. No caso do ex-prefeito José Fogaça, a troika escolhida e já em atividade é a seguinte:

- Anilson Costa (jornalista)
- Fábio Bernadi (publicitário)
- Juliano Corbelini (marqueteiro)

. Embora citados, PMDB e PDT jamais pensaram em nomes estrelados como João Santana e Duda Mendonça. Duda chegou a plantar notícias de que teria sido sondado, mas nem isto aconteceu.

Afonso Motta, candidato a deputado federal pelo PDT, tem 5 milhões, 462 mil em dinheiro vivo.



Bastou eu publicar uma nota do blog de Pólíbio Braga, onde esse noticiava que Tarso Genro tinha mais de um milhão de reais em dinheiro vivo, que choveram e-mails aludindo que Afonso Mota, o candidato trabalhista mais badalado em Santiago, tinha 5 vezes mais que Tarso. O patrimônio do trabalhista é bem avantajado, sendo disparadamente o candidato mais rico dentre seus colegas.

1 EM PORTO ALEGRE Apartamento 910.000,00

2 PRAIA DE ATLANTIDA Terreno 195.024,00

3 EM CANELA Terreno 164.600,00

4 EM ALEGRETE Terra nua 1.928,00

5 7,14 DE 111 HA EM ALEGRETE Terra nua 14.767,00

6 36 FRAÇOES DE CAMPO/3676,41 HA EM ALEGRETE Terra nua 4.529.305,00

7 TRATORES, PLANTADEIRAS E IMPLEMENTOS Outros bens móveis 329.439,00

8 TOYOTA HILUX Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 80.267,00

9 FIAT STRADA Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. 31.307,00

10 10597 SEMOVENTES Outros bens móveis 3.871.200,00

11 APLICAÇÕES FINANCEIRAS Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros) 5.462.577,00

12 BRASIL TELECOM,COSIPA,CESP E PETROBRAS Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) 19.260,00

Total: 15.609.674,00
fonte: http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/jsp/framesetPrincipal.jsp
Blog: Julio Prates

Um sorriso vale muito





A norte-americana Jennifer Elder, de 25 anos, foi presa na segunda-feira em Gainesville, no estado da Flórida (EUA), acusada de ter roubado o dinheiro de um homem que se recusou a pagar para manter relações sexuais com ela por causa de seus dentes, segundo reportagem do jornal "Gainesville Sun".
De acordo com a polícia, Dan Alford desistiu de pagar pelo programa depois que Jennifer sorriu e ele notou os sérios problemas dentários da jovem. Com o impasse na negociação, a mulher roubou a carteira com US$ 78 do bolso da camisa de Alford e fugiu.
Jennifer foi presa em sua casa com o dinheiro escondido no sutiã. Ela foi levada para a cadeia do condado de Alachua.

Inep afirma que prazo de inscrição do Enem 2010 vai terminar no dia 16




As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foram prorrogadas até o dia 16 deste mês, de acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Uma portaria publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (9), indicava que a prorrogação valeria até o dia 18, mas o Inep reforça que o novo prazo será encerrado às 23h59 da próxima sexta-feira, dia 16. O instituto vai apurar junto à Imprensa Oficial os motivos pelo engano no Diário Oficial. Segundo a entidade, uma edição extraordinária com a retificação deve sair neste sábado (10).

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Polícia Federal desencadeará operação em Santiago


Soube de uma fonte que a Polícia Federal está desenvolvendo, há pelo menos 3 meses, uma investigação sobre agrotóxicos contrabandeados e vendidos no comércio.
Segundo a minha fonte uma veterinária e vários vendedores estão na mira da investigação, sendo que nos próximos dias ou momentos teremos provavelmente uma operação da PF em Santiago e região.

Chicão começa a campanha



O Partido Progressista de Santiago realizará no próximo sábado, dia 10 de julho, uma caminhada pelas ruas centrais de Santiago, como ato de lançamento oficial da candidatura para Deputado Estadual, do ex-prefeito José Francisco Gorski, Chicão.

A caminhada que sairá de frente ao Diretório Municipal do PP, deverá percorrer as principais ruas do centro de Santiago e segundo o Presidente da sigla, Ademar Canterle, é grande a mobilização de todos e a região está se organizando para também participar do ato, devendo reunir centenas de pessoas que apóiam a candidatura do ex-prefeito para a Assembléia Gaúcha.

A Mulher Progressista de Santiago, está participando da organização da caminhada e deverá levar às ruas, grande número de simpatizantes, além de muitos correligionários do interior do Município, que já confirmaram presença. Fonte: Fato Regional

Aguardando novos números



Muitos estão me questionando sobre os números das despesas da câmara no mês de junho de 2010. Os questionamentos são desde valores de diárias, gastos com o conserto do automóvel e resultado da sindicância que apurou o acidente envolvendo o referido veículo.
Devo esclarecer que os números que estou divulgando são repassados pela assessoria de imprensa do Legislativo e estão no Site Oficial da casa. Porem irei questionar o presidente sobre tudo isso e amanhã divulgarei.

Procuradora acusada de tortura é condenada a mais de 8 anos de prisão




A procuradora aposentada Vera Lúcia Sant’Anna Gomes foi condenada nesta quinta-feira (8) a oito anos e dois meses de prisão. A decisão é do juiz Mário Mazza, da 32ª Vara Criminal. Segundo o Tribunal de Justiça, essa é uma decisão de primeira instância e a procuradora ainda pode recorrer. Ela é acusada de torturar uma menina de dois anos que estava sob sua guarda provisória à espera de adoção.
O caso foi denunciado em abril pelos empregados da procuradora. Segundo eles, ela agrediu fisicamente e com xingamentos a menor. A criança foi encontrada pelo Conselho Tutelar no apartamento da procuradora com sinais de maus tratos. Vera Lúcia está presa há quase dois meses.
Em parecer encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, defendeu a manutenção da prisão da procuradora de Justiça aposentada.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Valor de Diárias




Estão no site da Câmara de Vereadores de Santiago os valores gastos em diárias pelos vereadores de JANEIRO à MAIO de 2010

- Vereador : Cláudio Cardoso - R$ 770,00

- Vereadora : Mara Rebelo - R$ 560,00

- Vereador : Miguel Bianchini - R$ 285,00

- Vereador : Everaldo Gavioli Disconsi - R$ 760,00

- Vereador : Pedro Jacinto Tadiello Bassin - R$ 475,00

- Vereador : Marcos Brum Peixoto - R$ 190,00

- Vereador : Pelé - R$ 190,00

- Vereador : Arlindo Alves - R$ 190,00

Os vereadores não citados não utilizaram diárias nesse período.

Câmara dos Deputados aprova PEC do piso nacional dos policiais



A Câmara dos Deputados aprovou no final da noite desta terça-feira (06), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC-300), que cria um piso nacional para os policiais. A proposta foi aprovada na forma de emenda aglutinativa apresentada pelos líderes partidários por 349 votos a zero. A aprovação foi acompanhada por dezenas de policiais que estavam na galeria da Casa.
Pelo texto aprovado, fica criado um piso nacional para os policiais e bombeiros militares a ser definido em lei federal. A proposta também estabelece a constituição de um fundo destinado a ajudar os estados a pagar os policiais, quando estes não tiverem condições de bancar os gastos com a categoria.
Pelo acordo, caberá ao governo encaminhar ao Congresso Nacional, no prazo de 180 dias após a promulgação, o projeto regulamentando o piso remuneratório e a composição e o funcionamento do fundo contábil instituído para esse fim. A votação em segundo turno deverá ocorrer no mês de agosto.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Frase da Noite



A frase que entrou para a história da URI foi dita no jantar de comemoração pela vitória do professor Chico, sábado no Coxilha de Ronda.
Estava prestes a começar o jantar quando na mesa da imprensa um dos meus colegas perguntou pra o professor: “Chico terá peixe no cardápio?” Ele respondeu: “NÃO, MAS AQUI TÁ CHEIO DE TRAÍRA”. O riso tomou conta da mesa.
Parabéns professor pela sinceridade e honestidade que seu caminho à frente da URI seja pautado por esse princípios.
Foto: Leonardo Rosado

Rádio Bonato FM



Estão muito avançadas as tratativas para abrir a nova Rádio Comunitária FM.
Ela ficará instalada provisoriamente no Bairro Bonato para respeitar a distancia mínima que a Legislação exige para que ela funcione e não interfira na já existentes.
Só peço ao amigo Julio que agora chama este novo empreendimento por Rádio Bonato e não mais Rádio Pirata.